Nº 212

 

UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE

CONSELHO DEPARTAMENTAL

ATA Nº 212

Aos trinta dias do mês de março de mil novecentos e noventa e cinco, reuniu-se, extraordinariamente, o CONSELHO DEPARTAMENTAL, às oito horas, na Sala 19, sob a Presidência do Professor Carlos Rodolfo Brandão Hartmann e contando com a presença dos seguintes Conselheiros: Vicente Mariano da silva Pias, Carlos K. Weska, Maria Elisabeth Itussary, José Luiz da Silva Valente, Nelson Lopes Duarte Filho, Sérgio Mendonça Giesta, Helem Maria Vieira, Luiz Carlos Krug, João Moreno Pomar, Cláudio Gabiatti, José Vanderlei Silva Borba, Enriqueta Graciela Cuartas, João Carlos Müller, Luís Suarez Halty e Vera Regina Mendonça Signorini. CONVIDADA: Rosaura Alves da conceição. Dando início à reunião o Sr. Presidente registrou a presença dos Professores: Luís Dias Almeida – Chefe Substituto do Departamento de Física, Julaine Paldês da Costa – Chefe Substituta do Departamento de Ciências Fisiológicas e Blasco Torres – Chefe Substituto do Departamento de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. Todos participaram da reunião com direito a voz e voto, tendo em vista o afastamento dos titulares a serviço da Universidade. Dando continuidade, o Sr. Presidente colocou à apreciação dos presentes o PARECER Nº 003/95 DA 2ª CÂMARA que trata de recurso da ComCur de Engenharia Química e de Alimentos, contra decisão do Colegiado do Departamento de Física de não atender a solicitação de aumento de vagas na disciplina 03073 – Física I-EQA. A Relatora, Consª Helem, após analisar detalhadamente os documentos que instruem o processo e após ter mantido contato com o Chefe do Departamento de Física em exercício, concluiu que em nenhuma das Atas ficou claro os motivos da negativa, assim como os entendimentos verbais entre as partes envolvidas. Votou, portanto, pelo deferimento da solicitação da ComCur de Engenharia Química e de Alimentos com relação a abertura de vagas na disciplina 03073 – Física I-EQA. Colocado em discussão, o Cons. Luís fez algumas considerações sobre o assunto, salientando que já existe a garantia de vaga para o aluno, a ComCur deveria encaminhar a previsão ao Departamento. Falou, ainda, sobre o grande contingente de alunos nesta disciplina ocasionando um grande número de turmas, contingente este que está aumentando cada vez mais com a implantação do Regime Seriado. Alertou, ainda, do alto índice de infreqüência e desistência que ocorre nas disciplinas oferecidas aos Cursos Seriados. Falou, também, das providências a serem tomadas a respeito da situação, que só são denunciadas e nenhuma decisão foi definida. O Cons. Pomar questionou quanto aos alunos que estão progredindo, se também ficaram sem a matrícula pela ocupação destas pelos alunos reprovados com maior índice. O Cons. Luís informou não possuir este tipo de levantamento. O Cons. Giesta alertou que esta é uma situação que ocorre nas disciplinas básicas de Engenharia e solicitou um posicionamento do COEPE para resolver a questão. O Sr. Presidente informou que o Prof. Griep deixou na SUPGRAD um Projeto de Jubilamento e que o mesmo após discussão ampla nos Departamentos e com os DA’s será levado aos Conselhos para análise. O Cons. Mello chegou à reunião as 8h30min. Dando prosseguimento a Consª Vera salientou que este problema é geral e que no caso específico das disciplinas do Departamento de Patologia, há um alto custo para realização de aulas práticas, baixo rendimento e grande desistência de alunos. Encaminhou pelo indeferimento do recurso. O Sr. Presidente entendeu que não se deve ir contra decisões tomadas pelos próprios Conselhos. O Cons. Pomar entendeu que se deve conceder a abertura de vagas e continuar um estudo para que se resolva a situação. A Consª Maria Elisabeth informou que a SREP providenciará um estudo junto às ComCurs e Departamentos envolvidos para tentar encontrar uma solução. A Consª Vera retirou sua proposta. Não havendo mais manifestações, o Sr. Presidente colocou em votação a proposta da Câmara que foi aprovada com 1 (um) voto contrário. PARECER Nº 02/95 DA 1ª CÂMARA, que trata de Proposta de Distribuição de Monitorias e Bolsas de Trabalho para 1995. O Relator, Cons. Cláudio, após análise da referida proposta enviada pela SREP, solicitou sugestões aos Conselheiros e manteve contato com algumas pessoas envolvidas, das quais recebeu as informações solicitadas. Assim sendo, votou: 1) pela distribuição de 300 Bolsas de Trabalho e Monitorias, por um período de 8 meses consecutivos, a partir de maio de 1995, com valor mensal de R$ 37,82, dotando as Unidades de quotas, conforme quadro anexo a este Parecer; 2) cada Unidade Acadêmica tem autonomia para distribuir sua quota entre Monitorias e Bolsas de Trabalho; 3) as Unidades Acadêmicas e Administrativas contempladas, após seu processo interno de distribuição e seleção, comunicarão o resultado à SUPEST; 4) as quotas não preenchidas serão redistribuídas pela SUPEST; 5) as atividades permanentes que necessitarem de bolsistas de trabalho além dos 8 meses, terão estas bolsas, naqueles meses, remuneradas por recursos próprios da FURG. Colocado em discussão, o Cons. Halty alertou que não foi considerado a análise em separado para os Bolsistas do Laboratório de Informática, conforme havia sido solicitado ao Prof. D’Incao em reunião anterior. Alertou, ainda, que não será possível transferir Bolsistas dos Projetos para o Laboratório de Informática. O Sr. Presidente informou que, com base em estudos orçamentários, existe a possibilidade de adicionar ao processo, em torno de 15 (quinze) Bolsas, o que viria a contemplar os Laboratórios de Informática. Sugeriu, ainda, o valor de R$ 40,00 mensais para as Bolsas. A Câmara acatou a sugestão. O Cons. Mello concordou com as manifestações do Cons. Halty e explicou o porque da não utilização parcial de Bolsistas nos meses de Janeiro e Fevereiro. O Cons. Krug sugeriu que os Departamentos que usam os Laboratórios, cedam Bolsistas aos Departamentos que são responsáveis por estes Laboratórios. O Cons. Pomar entendeu que o ideal seria que fossem incluídas no item 4 do voto as prováveis 15 vagas previstas pela Administração. O Sr. Presidente propôs que se discuta a proposta apresentada e a Administração estude a distribuição destas prováveis 15 Bolsas e acrescente a presente proposta, sem que seja necessário retornar ao Conselho. O plenário aprovou a proposta. O Cons. Halty manifestou-se alertando que as Bolsas são distribuídas no final do mês de março e os Laboratórios iniciam suas atividades nos primeiros dias do mês. O Sr. Presidente explicou as dificuldades de fazer esta distribuição nos meses de janeiro e fevereiro, inclusive a pedido dos próprios Conselheiros. Não havendo mais nenhuma manifestação, o Sr. Presidente colocou em votação a proposta da Câmara, tendo sido a mesma aprovada por unanimidade. Em tempo, o Cons. Mello justificou seu atraso, tendo em vista compromisso com aula que não teria como recuperar posteriormente. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a reunião determinando que se lavrasse a presente Ata, que após lida e aprovada vai assinada pelo Sr. Presidente e por mim, que secretariei a reunião.

 

 

 

Prof. Carlos Rodolfo Brandão Hartmann

PRESIDENTE

(a via original encontra-se assinada)

 

 

Elaine Maria Garcia Vianna

SECRETÁRIA

(a via original encontra-se assinada)