Nº 015 - Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do ensino Fundamental - Manhã.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

DELIBERAÇÃO Nº 015/2003

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

5ª CAMARA - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

EM 14 DE NOVEMBRO DE 2003

 

Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã.

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e o Presidente da 5ª CÂMARA DO COEPE - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada em reunião do dia 14 de novembro de 2003,

 

D E L I B E R A M:

 

Art. 1º Alterar a estrutura curricular do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã, conforme o anexo desta Deliberação.

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

em 14 de novembro de 2003

 

Carlos Rodolfo Brandão Hartmann

PRESIDENTE DO COEPE

 

José Vicente de Freitas

PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPE

CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

 

  1. Excluir do QSL do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã: as seguintes disciplinas

CÓDIGO

DISCIPLINA

CARÁTER

LOTAÇÃO

09217

Psicologia Geral I

Obrigatório

DECC

09029

Sociologia I

Obrigatório

DECC

09022

Filosofia I

Obrigatório

DECC

09012

Introdução à Metodologia Científica

Obrigatório

DECC

09189

Relações Interpessoais I

Obrigatório

DECC

06028

Português Básico I

Obrigatório

DLA

09410

Educação Especial

Optativo

DECC

09039

Psicologia da Educação I

Obrigatório

DECC

09030

Sociologia II

Obrigatório

DECC

09023

Filosofia II

Obrigatório

DECC

09184

Psicofisiologia

Obrigatório

DECC

09192

Tecnologia Educacional

Obrigatório

DECC

09051

História da Educação I

Obrigatório

DECC

06029

Português Básico II

Obrigatório

DLA

09040

Psicologia da Educação II

Obrigatório

DECC

09031

Sociologia da Educação I

Obrigatório

DECC

09024

Filosofia da Educação I

Obrigatório

DECC

09185

Psicomotricidade I

Obrigatório

DECC

09076

Didática I

Obrigatório

DECC

09052

História da Educação II

Obrigatório

DECC

09406

Infância e Cultura I

Obrigatório

DECC

09041

Psicologia da Educação III

Obrigatório

DECC

09032

Sociologia da Educação II

Obrigatório

DECC

09025

Filosofia da Educação II

Obrigatório

DECC

09405

Vivências Corporais I

Obrigatório

DECC

09077

Didática II

Obrigatório

DECC

09161

Educação Comparada

Obrigatório

DECC

09408

Fundamentos da Pesquisa Educacional

Obrigatório

DECC

09042

Psicologia da Educação IV

Obrigatório

DECC

06343

A Arte na Educação I

Obrigatório

DLA

09409

Psicologia do Jogo

Obrigatório

DECC

09168

Métodos e Técnicas da Pesquisa Pedagógica

Obrigatório

DECC

09288

Organização e Funcionamento da Escola Brasileira

Obrigatório

DECC

01168

Estatística Aplicada à Educação

Obrigatório

DMAT

09190

Relações Interpessoais II

Obrigatório

DECC

06344

A Arte da Educação II

Obrigatório

DLA

09412

Metodologia do Ensino Médio II

Obrigatório

DECC

09423

Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa I

Obrigatório

DECC

09425

Fundamentos e Metodologias em Ciências Naturais

Obrigatório

DECC

09426

Fundamentos e Metodologias em Ciências Sociais I

Obrigatório

DECC

09428

Fundamentos e Metodologias da Alfabetização I

Obrigatório

DECC

09411

Dificuldades de Aprendizagem

Obrigatório

DECC

06156

Literatura Infantil

Obrigatório

DLA

09424

Fundamentos e Metodologias da Língua Port. II

Obrigatório

DECC

09430

Fundamentos e Metodologias do Ensino da Matemática

Obrigatório

DECC

09427

Fundamentos e Metodologias em Ciências Sociais II

Obrigatório

DEC

09431

Fundamentos e Metodologias Cur. Anos Iniciais E. F.

Obrigatório

DECC

09432

Fundamentos e Metodologias da Alfabetização II

Obrigatório

DECC

09407

A Criança e a Educação Física

Obrigatório

DECC

09413

Estágio Supervisionado Psicologia - Ensino Médio

Obrigatório

DECC

09414

Estágio Supervisionado Didática - Ensino Médio

Obrigatório

DECC

09415

Estágio Supervisionado Sociologia - Ensino Médio

Obrigatório

DECC

09432

Estágio Supervisionado Anos Iniciais Ens. Fund.

Obrigatório

DECC

  1. Aprovar os eixos orientadores da estrutura organizacional do Curso:

1o eixo: Contextualização da Educação

2o eixo: Cotidiano Educacional e Trabalho Docente

3o eixo: Cotidiano dos Anos Iniciais

4o eixo: Proposições e Perspectivas Educativas

  1. Criar e Incluir no QSL do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã, as seguintes disciplinas e atividades
  • Primeiro Ano:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Lotação: DECC

Código: 09283

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: Obrigatório

Regime de oferta: anual

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10h/a

Ementa: O homem como sujeito da educação. Antropologia filosófica e educação. Características da filosofia e sua contribuição sobre o fenômeno educacional. As questões filosóficas envolvidas nas relações educação-sociedade, educação-poder, educação-democracia. O pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo: problemas e perspectivas. A formação do educador frente aos paradigmas de um novo tempo. A função educadora. O papel do educador na sociedade.

 

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Lotação: DECC

Código: 09282

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: Obrigatório

Regime de oferta: anual

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10hs

Ementa: Estudo das teorias sociológicas da educação: reprodutivistas e crítica. Sociologia política da educação, ideologia, cultura e educação. A Sociologia da educação no Brasil. Estado e Sociedade: cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho, cotidiano escolar; educação e mercado.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação : 1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: A psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.

 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 6

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10h/a

Ementa: Definição e significação da história da educação brasileira e deste cotidiano como construção individual e coletiva. História de vida/pessoal/escolar dos estudantes. História local dos espaços formais e informais de educação. Análise crítica dos acontecimentos sócio – político – culturais legitimados como relevantes na construção histórica da educação.

 

DIDÁTICA V

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h/a

Ementa: Análise da função e do papel do professor em seu contexto profissional. Discute a identidade docente e os processos de formação de professores. Estuda a pedagogia e a didática como campo de conhecimento e como disciplina nos cursos de formação de professores. As epistemologias do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.

 

PRODUÇÃO TEXTUAL

Lotação: DLA

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL:1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e na produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.

 

Atividades:

ATIVIDADES INTEGRADORAS I

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL:1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Atividade interdisciplinar

Carga Horária da Prática Pedagógica: 20/hs

Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.

 

  • Segundo Ano

Disciplinas:

FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Análise e discussão das políticas públicas da educação e sua influência na organização e funcionamento do sistema educacional brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais.

 

PSICOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 1º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: A constituição do indivíduo sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Necessidades básicas da criança e do adolescente ao longo do seu processo de desenvolvimento vital. Qualidade de vida e situações de vulnerabilidade e fatores de proteção no contexto atual.

 

CORPOREIDADE E MOVIMENTO

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos da EJA.

 

DIDÁTICA VI

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15 h/a

Ementa: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político - pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planejamento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico – políticas. Analisa ass orientações curriculares nacionais para os Anos Iniciais.

 

PSICOLOGIA EDUCACIONAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Enfoque multidisciplinar da psicopedagogia no estudo das necessidades educativas especiais. Caracterização das necessidades educativas especiais sob os aspectos: intelectual, sensorial, físicos e condutas típicas. Modalidades de identificações e intervenções psicopedagógicas. A ação psicopedagógica na inclusão do aluno com necessidades educativas especiais nos contextos sociais.

 

INFÂNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 2º ano

Caráter: obrigatória

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Estudo da infância e das questões sociais e culturais que a atravessam. Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental – articulações possíveis.

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Educação do Jovem e do Adulto: retrospectiva histórica. Pressupostos teóricos que fundamentam a EJA. Questões históricas, sociais e ideológicas do analfabetismo jovem e adulto no Brasil. Experiências da EJA no contexto contemporâneo em países da América Latina.

 

Atividades:

ATIVIDADES INTEGRADORAS II

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Atividade interdisciplinar

Carga Horária da Prática Pedagógica: 20 h/a

Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.

 

  • Terceiro Ano

HISTÓRIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO I

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Fundamentos epistemológicos dos conceitos de alfabetização, analfabetismo, alfabetismo e letramento. Abordagem histórica da alfabetização e dos métodos de alfabetização.

 

ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS I

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Princípios básicos para o ensino da língua materna nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A correção da linguagem escrita. O ensino da gramática, na visão tradicional e em novas perspectivas. Leitura e produção textual nos Anos Iniciais.

 

ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Estudo das concepções e significados das ciências sociais. Dimensões interdisciplinares e metodológicas dos conhecimentos da geografia e da história articuladas com o cotidiano. Interrelação teoria e prática nas propostas educativas no currículo dos Anos Iniciais.

 

ARTE E LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO

Lotação: DLA

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Disciplina interdisciplinar

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Introdução à arte da criança e do adolescente; o grafismo infantil nas diversas abordagens metodológicas; a estereotipia gráfica  e sua repercussão na aprendizagem escolar; Imitação e cópia como problemas de aprendizagem. Cinestesia, imaginação e simbolismo na arte da criança e do adolescente; a oficina de arte: O fazer artístico  e a educação estética.

 

HISTÓRIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO II

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Teorias que fundamentam as práticas alfabetizadoras em contextos escolares e não escolares. As especificidades da alfabetização nos Anos Iniciais e na EJA. Prática e construção da ação alfabetizadora, com base nos pressupostos dos Anos Iniciais e da EJA.

 

ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS II

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: A expressão escrita e a leitura das diversas formas de textos no processo de aprendizagem da língua materna. Análise de livros didáticos.

 

ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como os pedagógicos, visando melhor domínio e compreensão da problemática do ensino de ciências naturais. Análise da estrutura curricular, contextualização e interdisciplinaridade, construção de elementos teórico-metodológicos para o ensino de ciências naturais para os anos iniciais.

 

CURRÍCULO E METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS I

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Estudo do currículo e das metodologias de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento e organização do conhecimento articulando as diferentes áreas.

 

Atividades:

ESTÁGIO I

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Disciplina interdisciplinar

Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da instituição, investigação das comunidades que a instituição recebe, funcionamento administrativo, regimento escolar e a função e o papel da coordenação pedagógica. Ações educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

ESTÁGIO II

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatória

Regime de oferta: semestral

Disciplina interdisciplinar

Ementa: Pesquisa do contexto e da organização pedagógica da instituição: Rotina educativa diária, participação em reuniões administrativo-pedagógicas; proposta pedagógica, observações e acompanhamento da prática da sala de aula desenvolvida por profissionais, entrevistas com docentes, organização do projeto de estágio. Ações educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

  • Quarto Ano

LITERATURA INFANTO - JUVENIL

Lotação: DLA

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Contextualização da literatura infanto-juvenil. Características estruturais do texto narrativo. A narrativa e a poesia infanto-juvenis e o ensino. A produção contemporânea.

 

ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Aprofunda os referenciais teórico-metodológicos do ensino da matemática nos Anos Iniciais . Discute o conhecimento matemático na vida cotidiana. Trabalha o ensinar - aprender matemática a partir da resolução de situações problemas. Estuda o surgimento do número, o sistema de numeração decimal e as operações com números naturais.

 

CURRÍCULO E METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS II

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 2

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatória

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Estudo do cotidiano, do tempo e do espaço no processo de ensino e de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Significado do registro da prática, como forma de reflexão sobre a ação educativa para o planejamento do ensino nos anos iniciais.

 

SEMINÁRIO TEÓRICO-PRÁTICO DA AÇÃO EDUCATIVA

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Produção textual crítico-reflexiva, fundamentada em atividades teórico-experienciais na área educativa.

 

INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA NOS CAMPOS DA EJA

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Analisa ações educativas da EJA. Compreende a especificidade desta modalidade de ensino. Acompanha a atividade docente educador no cotidiano da alfabetização.

 

Atividades:

ESTÁGIO III

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Vivencia oficinas pedagógicas no cotidiano dos Anos Iniciais: planejamento, atividade prática docente, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, orientações individuais e coletivas, avaliação e reflexão da ação na vivência do processo. Encaminha a proposta de atividade prática de sala de aula.

 

ESTÁGIO IV

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 15 h/a

Créditos:15

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Realiza a prática docente nos Anos Iniciais. Aprofunda e sistematiza uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico-científico. Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes a ação docente e produz conhecimentos contextualizados.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 5 h/a

Créditos: 05

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Carga Horária da Prática Pedagógica: 20 h/a

Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico - científico.

 

SEMINÁRIO DE PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 5 h/a

Créditos: 05

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Carga Horária da Prática Pedagógica: 20 h/a

Ementa: Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes à ação docente produzindo conhecimentos contextualizados.

 

Disciplinas optativas:

EDUCAÇÃO E TRABALHO

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2h/a

Créditos: 02

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: optativo

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Ementa: Educação e trabalho no modo de produção capitalista e suas formas de abordagens. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teórico-práticos. O novo paradigma do desenvolvimento: educação, cidadania e trabalho. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática.

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS

Lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2h/a

Créditos: 02

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: optativo

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Definição de educação profissional. Papel do pedagogo no planejamento da formação profissional. A integração da formação ético - política, técnica e de auto - gestão do trabalhador. A educação profissional básica como legenda das políticas educacionais brasileiras.

  1. Alterar o caráter e a localização no QSL do Curso da seguinte disciplina:

Disciplina: Introdução à Computação

Código: 01063

Caráter: de obrigatória para optativa

Localização: do 1º período para 5º ou 6º período

  1. Alterar carga horária, número de créditos e localização no QSL da seguinte disciplina:

Disciplina: Psicopedagogia do Adulto

Código: 09187

Créditos: de 3 para 2 créditos

Localização: do 2º período para o 5º ou 6º períodos

  1. Alterar a localização das seguintes disciplinas do QSL do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã:

Disciplina: Psicolingüística

Código: 06165

Localização: do 5º para o 4º período

Disciplina: Ética Profissional

Código: 09166

Localização: do 6º para o 3º período

  1. Alterar a carga horária do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Manhã

Disciplinas Obrigatórias: 1775 h/a

Disciplinas Optativas: 60 h/a

Atividades Complementares: 200 h/a

Práticas Pedagógicas: 400 h/a

Estágio Supervisionado: 405 h/a

Carga Horária Total do Curso: 2840 h/a

  1. Aprovar o tempo de integralização mínimo de conclusão do Curso em 8 semestres e máximo em 14 semestres.
  2. Definir a carga horária semanal máxima do Curso em 32 h/a e a mínima em 14 h/ª
  3. Definir em 23 o número de vagas para o Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Manhã.
  4. Redistribuir e ampliar para 400 h/a as atividades de Prática de Ensino distribuídas e expressas nas características de todas as disciplinas do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Manhã, conforme matriz curricular.
  5. Instituir o Estágio Curricular Obrigatório de 400 h/a

Estágio I – 5º período – 60h/a

Estágio II – 6º período – 60 h/a

Estágio III – 7º período – 60 h/a

Estágio IV – 8º período – 225 h/a

  1. Aprovar 200 horas de atividades complementares para o Curso.

Observação: As Atividades Complementares, as Práticas Pedagógicas, os Estágios Supervisionados, as Atividades Integradoras, o Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas serão regulamentados pela Comissão de Curso de Pedagogia.

  1. Aprovar o seguinte Plano de Equivalência:

CÓDIGO

DISCIPLINA

QSL

CRÉDITOS

TIPO

CÓDIGO

EQUIVALÊNCIA – DISCIPLINA

QSL

CRÉDITOS

TIPO

09283

Filosofia da Educação

1 e 2/1

08

Obrigatória

09024

 

09025

Filosofia da Educação I

Filosofia da Educação II

1/2

 

2/2

04

 

04

Obrigatória

 

Obrigatória

09282

Sociologia da Educação

1 e 2/1

08

Obrigatória

09031

09032

Sociologia da Educação I Sociologia da Educação II

1/2

2/2

03

03

Obrigatória

Obrigatória

A designar

Psicologia da Educação

1 e 2/1

08

Obrigatória

09039

09040

Psicologia da Educação I

Psicologia da Educação II

2/1

 

1/2

03

 

03

Obrigatória

 

Obrigatória

A designar

História da Educação Brasileira

1 e 2/1

06

Obrigatória

09051

 

09052

História da Educação I

História da Educação II

2/1

 

1/2

03

 

03

Obrigatória

 

Obrigatória

A designar

Didática V

1 e 2/1

04

Obrigatória

09076

Didática I e III

1/2

0 6

Obrigatória

A designar

Produção Textual

1 e 2/1

04

Obrigatória

06028

06029

Português Básico I

Português Básico II

1/1

2/1

03

03

Obrigatória

Obrigatória

A designar

Fund. E Metod. da Pesq. Em Educação

1 e 2/2

04

Obrigatória

09012

 

090408

Introd. À Metod. Científica

Fund. Da Pesq. Educacional

 

1/1

 

2/2

03

 

04

Obrigatória

 

Obrigatória

A designar

Políticas Públicas de Educação

1 e 2/2

04

Obrigatória

09288

Org. Func. da Escola Brasileira

2/3

04

Obrigatória

A designar

Psicologia da Infância e da Adolesc.

½

04

Obrigatória

09041

09042

Psic. da Educ. III

Psic. da Educ. IV

2/2

1/3

03

03

Obrigatória

Obrigatória

A designar

Corporeidade e Movimento

½

04

Obrigatória

09405

09407

Vivências Corporais I

A Criança e a Ed. Física

2/2

 

1/4

02

 

02

Obrigatória

 

Obrigatória

09077

Didática VI

1 e 2/2

08

Obrigatória

09077

Didática II e IV

2/2

06

Obrigatória

A designar

Psic. Educ.dos Portadores de Necessid. Especiais

1 e 2/2

04

Obrigatória

09410

Educação Especial

2/1

03

Optativa

09166

Ética Profissional

½

03

Obrigatória

09166

Ética Profissional

2/3

03

Obrigatória

A designar

Infâncias, Culturas e Educação

2/2

04

Obrigatória

09406

Infância e Cultura I

1/2

03

Obrigatória

A designar

Educação de Jovens e Adultos

2/2

04

obrigatória

09298

Educação de Adultos

1/4

05

Obrigatória

06165

Psicolingüística

2/2

03

Obrigatória

06165

Psicolingüística

1/3

03

Obrigatória

A designar

Hist. e Metod. Da Alf. I

1/3

04

Obrigatória

09428

Fund. e Metod. da Alf. I

2/3

04

Obrigatória

A designar

Ens. da Língua Port. nos A. I. I

1/3

03

Obrigatória

09423

Fund. e Metod. da Língua Port. I

2/3

03

Obrigatória

A designar

Ens. de Ciências Sociais nos A. I.

1/3

04

Obrigatória

09426

 

09427

Fund. e Metod. das Ciências Sociais I

Fund. e Metod. das Ciências Sociais II

2/3

 

1/4

03

 

03

Obrigatória

 

Obrigatória

A designar

Arte e Ling. na Educ.

1/3

04

Obrigatória

06343

 

06344

A Arte na Educ. I

A Arte na Educ. II

1/3

 

2/3

03

 

03

Obrigatória

 

Obrigatória

A designar

Currículo e Metod. dos A. I. I

2/3

04

Obrigatória

09431

Fund. e Metod. do Currículo nos A. I. do Ens. Fund.

1/4

03

Obrigatória

A designar

Hist. E Metod. da Alf. II

2/3

04

Obrigatória

09429

Fund. e Metod. da Alf. II

1/4

04

Obrigatória

A designar

Ens. da Língua Port. Nos A. I. II

2/3

03

Obrigatória

09424

Fund. e Metod. da Língua Port. II

1/4

03

Obrigatória

A designar

Ens. de Ciências Nat. nos A. I.

2/3

04

Obrigatória

09425

Fund. e Metod. da Ciências Nat.

2/3

03

Obrigatória

A designar

Literat. Infanto – Juvenil

¼

04

Obrigatória

06156

Literatura Infantil

1/4

04

Obrigatória

A designar

Ens. Da Mat. nos A. I.

¼

04

Obrigatória

09430

Fund. e Metod. do Ens. da Mat.

1/4

03

Obrigatória

A designar

Sem. Teórico-Prático da Ação Educ.

¼

04

Obrigatória

09168

Métodos e Téc. da Pesq. Pedag.

1/3

04

Obrigatória

A designar

Estágio IV

2/4

14

Obrigatória

09432

Est. Superv. nos A. I. Ens.Fund.

2/4

14

Obrigatória

 

  1. Aprovar o plano de implantação do Curso:

DISCIPLINAS NOVAS

CÓDIGO

INÍCIO DE OFERECIMENTO

Filosofia da Educação

09283

1 e 2/2004

Sociologia da Educação

09282

1 e 2/2004

Psicologia da Educação

A designar

1 e 2/2004

História da Educação Brasileira

A designar

1 e 2/2004

Didática V

A designar

1 e 2/2004

Produção Textual

A designar

1 e 2/2004

Atividades Integradoras I

A designar

1 e 2/2004

Fund. e Metod. da Pesq. Em Educação

A designar

1 e 2/2005

Políticas Públicas de Educação

A designar

1 e 2/2005

Psicologia da Infância e da Adolesc.

A designar

1/2005

Corporeidade e Movimento

A designar

1/2005

Didática VI

A designar

1 e 2/2005

Psic. Educ. dos Portadores de Necessidades Especiais

A designar

1 e 2/2005

Ética Profissional

09166

1/2005

Atividades Integradoras II

A designar

1 e 2/2005

Infâncias, Culturas e Educação

A designar

2/2005

Educação de Jovens e Adultos

A designar

2/2005

His. e Metod. Da Alfabetização I

A designar

1/2006

Ens.da Língua Port. nos A. I. I

A designar

1/2006

Ens. de Ciências Sociais nos A. I.

A designar

1/2006

Arte e Ling. na Educação

A designar

1/2006

Estágio I

A designar

1/2006

His. e Metod. da Alfabetização II

A designar

2/2006

Ens. da Língua Port. nos A. I. II

A designar

2/2006

Ens. de Ciências Nat. nos A . I.

A designar

2/2006

Currículo e Metod. dos A. I. I

A designar

2/2006

Estágio II

A designar

2/2006

Literat. Infanto-Juvenil

A designar

1/2007

Ens. da Matemática nos A. I.

A designar

1/2007

Currículo e Metod. dos A. I. II

A designar

1/2007

Sem. Teórico-Prático da Ação Educativa

A designar

1/2007

Invest. E Prática nos Campos da EJA

A designar

1/2007

Estágio III

A designar

1/2007

Trab. De Concl. de Curso

A designar

2/2007

Estágio IV

A designar

2/2007

Sem. De Prop. Pedagógicas

A designar

2/2007

 

  1. Aprovar o seguinte Plano de adaptação:

Os alunos ingressantes até 2003, no Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Manhã, deverão permanecer no atual QSL. Os ingressantes a partir de 2004, serão enquadrados no novo QSL.