Nº 001 - Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã..

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 001/2004

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

5ª CAMARA - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

EM 05 DE JANEIRO DE 2004

 

 

 

Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã.

 

 

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e o Presidente da 5ª CÂMARA DO COEPE - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada em reunião do dia 29 de dezembro de 2003,

 

 

 

D E L I B E R A M:

 

 

 

Art. 1º Alterar a estrutura curricular do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã, conforme o Anexo desta Deliberação.

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data e revoga e Deliberação nº 015/2003..

 

 

 

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

em 05 de janeiro de 2004

 

 

 

Carlos Rodolfo Brandão Hartmann

PRESIDENTE DO COEPE

 

 

 

José Vicente de Freitas

PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPE

CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

 

 

 

  • Excluir do QSL do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã: as seguintes disciplinas

 

2003

 

CÓDIGO

 

DISCIPLINA

 

OFERECIMENTO

 

1o Períodos

1o Semestre

09217

Psicologia Geral I

2004

09029

Sociologia I

2004

09022

Filosofia I

2004

09012

Introd. à Met. Científica

2004

09189

Relações Interpessoais I

2004

06028

Português Básico I

2004

     
 

2o Período

2o Semestre

09039

Psicologia da Educação I

2004

09030

Sociologia II

2004

09023

Filosofia II

2004

09184

Psicofisiologia

2004

09192

Tecnologia Educacional

2004

09051

História da Educação I

2004

06029

Português Básico II

2004

09187

Psicopedagogia do Adulto

2004

09410

Educação Especial

2004

 

3o Período

1o Semestre

09040

Psicologia da Educação II

2005

09031

Sociologia da Educação I

2005

09024

Filosofia da Educação I

2005

09185

Psicomotricidade I

2005

09076

Didática I

2005

09052

História da Educação II

2005

09406

Infância e Cultura I

2005

     
 

4o Período

2o Semestre

09041

Psicologia da Educação III

2005

09032

Sociologia da Educação II

2005

09025

Filosofia da Educação II

2005

09405

Vivências Corporais I

2005

09077

Didática II

2005

09161

Educação Comparada

2005

09408

Fund. da Pesquisa Educacional

2005

     
 

5o Período

1o Semestre

     

09042

Psicologia da Educação IV

2006

06343

A Arte na Educação I

2006

09409

Psicologia do Jogo

2006

09168

Métodos e Téc. da Pesq. Pedagógica

2006

09288

Org. Func. da Escola Brasileira

2006

01168

Estatística Aplicada à Educação

2006

     
 

6o Período

2o Semestre

09190

Relações Interpessoais II

2006

06344

A Arte da Educação II

2006

09412

Metodologia do Ensino Médio II

2006

09423

Fund. e Métod. Da Língua Port. I

2006

09425

Fund. Metod. Ciências Naturais

2006

09426

Fund. Metod. Ciências Sociais I

2006

09428

Fund. Metod. Da Alfabetização I

2006

     
 

7o Período

1o Semestre

09411

Dificuldades de Aprendizagem

2006

06156

Literatura Infantil

2006

09424

Fund. e Métod. Da Língua Port. II

2006

09430

Fund. Metod. Ensino da Mat.

2006

09427

Fund. Metod. Ciências Sociais II

2006

09431

Fund. Metod. Cur. Anos Iniciais E. F.

2006

09432

Fund. Metod. Da Alfabetização II

2006

09407

A Criança e a Educação Física

2006

     
 

8o Período

2o Semestre

09413

Est. Sup. Psicologia – Ensino Médio

2006

09414

Est. Sup. Didática - Ensino Médio

2006

09415

Est. Sup. Sociologia – Ensino Médio

2006

09432

Est. Sup. Anos Iniciais Ens. Fund.

2006

 

 

  • Aprovar os eixos orientadores da estrutura organizacional do Curso:

 

1o eixo: Contextualização da Educação

2o eixo: Cotidiano Educacional e Trabalho Docente

3o eixo: Cotidiano dos Anos Iniciais

4o eixo: Proposições e Perspectivas Educativas

 

  • Criar e Incluir no QSL do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã, as seguintes disciplinas e atividades

 

 

  • Primeiro Ano:

 

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: 09283

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: Obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: O homem como sujeito da educação. Antropologia filosófica e educação. Características da filosofia e sua contribuição sobre o fenômeno educacional. As questões filosóficas envolvidas nas relações educação-sociedade, educação-poder, educação-democracia. O pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo: problemas e perspectivas. A formação do educador frente aos paradigmas de um novo tempo. A função educadora. O papel do educador na sociedade.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: 09282

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: Obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Estudo das teorias sociológicas da educação: reprodutivistas e crítica. Sociologia política da educação, ideologia, cultura e educação. A Sociologia da educação no Brasil. Estado e Sociedade: cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho, cotidiano escolar; educação e mercado.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação : 1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: A psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.

 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 6

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Definição e significação da história da educação brasileira e deste cotidiano como construção individual e coletiva. História de vida/pessoal/escolar dos estudantes. História local dos espaços formais e informais de educação. Análise crítica dos acontecimentos sócio – político – culturais legitimados como relevantes na construção histórica da educação.

 

DIDÁTICA V

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Análise da função e do papel do professor em seu contexto profissional. Discute a identidade docente e os processos de formação de professores. Estuda a pedagogia e a didática como campo de conhecimento e como disciplina nos cursos de formação de professores. As epistemologias do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.

 

 

PRODUÇÃO TEXTUAL

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL:1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e na produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.

 

Atividades:

ATIVIDADES INTEGRADORAS I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL:1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Atividade interdisciplinar

Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.

 

 

  • Segundo Ano

 

Disciplinas:

FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Análise e discussão das políticas públicas da educação e sua influência na organização e funcionamento do sistema educacional brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais.

 

PSICOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 1º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: A constituição do indivíduo sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Necessidades básicas da criança e do adolescente ao longo do seu processo de desenvolvimento vital. Qualidade de vida e situações de vulnerabilidade e fatores de proteção no contexto atual.

 

CORPOREIDADE E MOVIMENTO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

 

DIDÁTICA VI

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político - pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planEducação de Jovens e Adultosmento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico – políticas. Analisa ass orientações curriculares nacionais para os Anos Iniciais.

 

PSICOLOGIA EDUCACIONAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Enfoque multidisciplinar da psicopedagogia no estudo das necessidades educativas especiais. Caracterização das necessidades educativas especiais sob os aspectos: intelectual, sensorial, físicos e condutas típicas. Modalidades de identificações e intervenções psicopedagógicas. A ação psicopedagógica na inclusão do aluno com necessidades educativas especiais nos contextos sociais.

 

INFÂNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 2º ano

Caráter: obrigatória

Regime de oferta: semestral

Ementa: Estudo da infância e das questões sociais e culturais que a atravessam. Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental – articulações possíveis.

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Departamento de Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Educação do Jovem e do Adulto: retrospectiva histórica. Pressupostos teóricos que fundamentam a EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Questões históricas, sociais e ideológicas do analfabetismo jovem e adulto no Brasil. Experiências da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS no contexto contemporâneo em países da América Latina.

 

Atividades:

ATIVIDADES INTEGRADORAS II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Atividade interdisciplinar

Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.

 

 

  • Terceiro Ano

 

HISTÓRIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Fundamentos epistemológicos dos conceitos de alfabetização, analfabetismo, alfabetismo e letramento. Abordagem histórica da alfabetização e dos métodos de alfabetização.

 

ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Princípios básicos para o ensino da língua materna nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A correção da linguagem escrita. O ensino da gramática, na visão tradicional e em novas perspectivas. Leitura e produção textual nos Anos Iniciais.

 

ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Estudo das concepções e significados das ciências sociais. Dimensões interdisciplinares e metodológicas dos conhecimentos da geografia e da história articuladas com o cotidiano. Interrelação teoria e prática nas propostas educativas no currículo dos Anos Iniciais.

 

ARTE E LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Disciplina interdisciplinar

Ementa: Introdução à arte da criança e do adolescente; o grafismo infantil nas diversas abordagens metodológicas; a estereotipia gráfica  e sua repercussão na aprendizagem escolar; Imitação e cópia como problemas de aprendizagem. Cinestesia, imaginação e simbolismo na arte da criança e do adolescente; a oficina de arte: O fazer artístico  e a educação estética.

 

HISTÓRIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Teorias que fundamentam as práticas alfabetizadoras em contextos escolares e não escolares. As especificidades da alfabetização nos Anos Iniciais e na EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Prática e construção da ação alfabetizadora, com base nos pressupostos dos Anos Iniciais e da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

 

ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: A expressão escrita e a leitura das diversas formas de textos no processo de aprendizagem da língua materna. Análise de livros didáticos.

 

ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a

Ementa: Aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como os pedagógicos, visando melhor domínio e compreensão da problemática do ensino de ciências naturais. Análise da estrutura curricular, contextualização e interdisciplinaridade, construção de elementos teórico-metodológicos para o ensino de ciências naturais para os anos iniciais.

 

CURRÍCULO E METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Estudo do currículo e das metodologias de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. PlanEducação de Jovens e Adultosmento e organização do conhecimento articulando as diferentes áreas.

 

Atividades:

ESTÁGIO I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Disciplina interdisciplinar

Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da instituição, investigação das comunidades que a instituição recebe, funcionamento administrativo, regimento escolar e a função e o papel da coordenação pedagógica. Ações educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

ESTÁGIO II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatória

Regime de oferta: semestral

Disciplina interdisciplinar

Ementa: Pesquisa do contexto e da organização pedagógica da instituição: Rotina educativa diária, participação em reuniões administrativo-pedagógicas; proposta pedagógica, observações e acompanhamento da prática da sala de aula desenvolvida por profissionais, entrevistas com docentes, organização do projeto de estágio. Ações educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

 

  • Quarto Ano

 

LITERATURA INFANTO - JUVENIL

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Contextualização da literatura infanto-juvenil. Características estruturais do texto narrativo. A narrativa e a poesia infanto-juvenis e o ensino. A produção contemporânea.

 

ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Aprofunda os referenciais teórico-metodológicos do ensino da matemática nos Anos Iniciais . Discute o conhecimento matemático na vida cotidiana. Trabalha o ensinar - aprender matemática a partir da resolução de situações problemas. Estuda o surgimento do número, o sistema de numeração decimal e as operações com números naturais.

 

CURRÍCULO E METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 2

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatória

Regime de oferta: semestral

Ementa: Estudo do cotidiano, do tempo e do espaço no processo de ensino e de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Significado do registro da prática, como forma de reflexão sobre a ação educativa para o planEducação de Jovens e Adultosmento do ensino nos anos iniciais.

 

SEMINÁRIO TEÓRICO-PRÁTICO DA AÇÃO EDUCATIVA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Produção textual crítico-reflexiva, fundamentada em atividades teórico-experienciais na área educativa.

 

INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA NOS CAMPOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Analisa ações educativas da educação de Jovens e Adultos. Compreende a especificidade desta modalidade de ensino. Acompanha a atividade docente educador no cotidiano da alfabetização.

 

Atividades:

ESTÁGIO III

Departamento de Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Vivencia oficinas pedagógicas no cotidiano dos Anos Iniciais: planEducação de Jovens e Adultosmento, atividade prática docente, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, orientações individuais e coletivas, avaliação e reflexão da ação na vivência do processo. Encaminha a proposta de atividade prática de sala de aula.

 

ESTÁGIO IV

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 15 h/a

Créditos:15

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Realiza a prática docente nos Anos Iniciais. Aprofunda e sistematiza uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico-científico. Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes a ação docente e produz conhecimentos contextualizados.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 5 h/a

Créditos: 05

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico - científico.

 

SEMINÁRIO DE PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 5 h/a

Créditos: 05

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes à ação docente produzindo conhecimentos contextualizados.

 

Disciplinas optativas:

EDUCAÇÃO E TRABALHO

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2h/a

Créditos: 02

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: optativo

Regime de oferta: semestral

Ementa: Ementa: Educação e trabalho no modo de produção capitalista e suas formas de abordagens. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teórico-práticos. O novo paradigma do desenvolvimento: educação, cidadania e trabalho. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática.

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2h/a

Créditos: 02

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: optativo

Regime de oferta: semestral

Ementa: Definição de educação profissional. Papel do pedagogo no planEducação de Jovens e Adultosmento da formação profissional. A integração da formação ético - política, técnica e de auto - gestão do trabalhador. A educação profissional básica como legenda das políticas educacionais brasileiras.

 

 

  • Alterar o caráter e a localização no QSL do Curso da seguinte disciplina:

 

Disciplina: Introdução à Computação

Código: 01063

Caráter: de obrigatória para optativa

Localização: do 1º período para 5º ou 6º período

 

  • Alterar carga horária, número de créditos e localização no QSL da seguinte disciplina:

 

Disciplina: Psicopedagogia do Adulto

Código: 09187

Créditos: de 3 para 2 créditos

Localização: do 2º período para o 5º ou 6º períodos

 

  • Alterar a localização das seguintes disciplinas do QSL do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã:

 

Disciplina: Psicolingüística

Código: 06165

Localização: do 5º para o 4º período

 

Disciplina: Ética Profissional

Código: 09166

Localização: do 6º para o 3º período

 

  • Alterar a carga horária do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Manhã

 

Disciplinas Obrigatórias: 1775 h/a

Disciplinas Optativas: 60 h/a

Atividades Complementares: 200 h/a

Práticas Pedagógicas: 400 h/a

Estágio Supervisionado: 405 h/a

Carga Horária Total do Curso: 2840 h/a

 

  • Aprovar o tempo de integralização mínimo de conclusão do Curso em 8 semestres e máximo em 14 semestres.

 

 

  • Definir a carga horária semanal máxima do Curso em 32 h/a e a mínima em 14 h/ª

 

 

  • Definir em 23 o número de vagas para o Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Manhã.

 

 

  • Redistribuir e ampliar para 400 h/a as atividades de Prática de Ensino distribuídas em todas as disciplinas do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Manhã.

 

 

  • Instituir o Estágio Curricular Obrigatório de 400 h/a

 

Estágio I – 5º período – 60h/a

Estágio II – 6º período – 60 h/a

Estágio III – 7º período – 60 h/a

Estágio IV – 8º período – 225 h/a

 

  • Aprovar 200 horas de atividades complementares para o Curso.

 

Observação: As Atividades Complementares, as Práticas Pedagógicas, os Estágios Supervisionados, as Atividades Integradoras, o Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas serão regulamentados pela Comissão de Curso de Pedagogia.

 

  • Aprovar o seguinte Plano de adaptação:

 

Os alunos ingressantes até 2003, no Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Manhã, poderão permanecer no atual QSL. Os alunos que não concluírem o curso até 2007 deverão ser enquadrados no novo QSD - base de ingresso 2004.

 

 

  • Aprovar o seguinte Plano de Equivalência:

 

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

QSL

CRÉDITOS

TIPO

CÓDIGO

EQUIVALÊNCIA - DISCIPLINA

QSL

CRÉDI

TOS

TIPO

09012

 

09408

 

09168

Introdução a Metod, Científica

Fund. da Pesq. Educional

Mét. E Téc. Pesq. Pedag.

1/1

 

2/2

 

1/3

03

 

04

 

04

Obrigatória

 

Obrigatória

 

Obrigatória

A designar

Fundamentos e Metod. da Pesquisa em Ed.

1 e 2/2

04

Obrigatória

06028

06029

Português Básico I

Português Básico II

1/1

2/1

03

03

Obrigatória

Obrigatória

A designar

Produção Textual

1 e 2/1

04

Obrigatória

09017

09039

09040

Psic. Geral I

Psic. da Educação I

Psic. da Educação II

1/1

2/1

1/2

04

03

03

Obrigatória

Obrigatória

Obrigatória

A designar

Psicologia da Educação

1 e 2/1

08

Obrigatória

09029

09030

09031

09032

Sociologia I

Sociologia II

Sociologia da Educ. I

Sociologia da Educ II

1/1

2/1

1/2

2/2

04

04

03

03

Obrigatória

Obrigatória

Obrigatória

Obrigatória

A designar

Sociologia a Educação I

1 e 2/1

08

Obrigatória

09022

09023

09024

09025

Filosofia I

Filosofia II

Filosofia da Educ. I

Filosofia da Educ. II

1/1

2/1

1/2

2/2

04

04

04

04

Obrigatória

Obrigatória

Obrigatória

Obrigatória

A designar

Filosofia da Educação

1 e 2/1

08

Obrigatória

09051

09052

09161

História da Educ. I

História da Educ. II

Educ. Comparada

2/1

1/2

2/2

03

03

03

Obrigatória

Obrigatória

Obrigatória

A designar

História da Educ. Brasileira

1 e 2/1

06

Obrigatória

09185

09405

09407

Psicomotricidade I

Vivências Corp. I

A Criança e Ed. Fís.

1/2

2/2

1/4

03

02

02

Obrigatória

Obrigatória

Obrigatória

A designar

Corporeidade e Movimento

1/2

04

Obrigatória

 

 

09076

Didática I

1/2

 

 

06

Obrigatória

A designar

Didática V

1 e 2/1

04

Obrigatória

09077

Didática II

2/2

06

Obrigatória

A designar

Didática VI

1 e 2/2

03

Obrigatória

09406

Infância e Cultura I

1 /2

03

Obrigatória

A designar

Infâncias Culturas e Ed.

2/2

04

Obrigatória

09041

09042

Psic. da Educ. III

Psic. da Ed. IV

2/2

1/3

03

03

Obrigatória

Obrigatória

A designar

Psicologia da Infância e da Adolesc.

1/2

04

Obrigatória

06343

06344

Arte na Educação I

Arte na Educação II

1/3

2/3

03

03

Obrigatória

A designar

Arte e Linguagens na Educação

1/2

04

Obrigatória

09288

Org. Func. Da Escola Brasileira

1/3

04

Obrigatória

A designar

Políticas Públicas de Educação

1 e 2/2

04

Obrigatória

09423

Fund. E Metod. da Ling. Port. I

2/3

03

Obrigatória

A designar

Ensino da Lig. Port. Nos A. I. I

1/3

03

Obrigatória

09425

Fund. E Metod. das Ciências Naturais

2/3

03

Obrigatória

A designar

Ensino das Ciências Naturais nos A. I.

2/3

04

Obrigatória

09426

 

09427

Fund. E Metod. Ciências Sociais I

Fund. E Metod. das Ciências Sociais II

2/3

 

1/4

03

 

03

Obrigatória

 

Obrigatória

A designar

Ensino das Ciências Sociais nos A. I.

1/3

04

Obrigatória

09428

Fund. E Metod. da Alfabetização I

2/3

04

Obrigatória

A designar

Hist. E Metod. da Alfab. I

1/3

04

Obrigatória

06156

Literatura Infantil

1/4

04

Obrigatória

A designar

Literatura Infanto-Juvenil

1/4

04

Obrigatória

09424

Fund. E Metod. da Ling. Port. II

1/4

03

Obrigatória

A designar

Ensino da Lig. Port. Nos A. I. II

2/3

03

Obrigatória

 

 

09430

Fund. E Metod. do Ens. da Mat.

1/4

03

Obrigatória

A designar

Ens. da Mat. Nos A. I.

1/4

04

Obrigatória

09431

Fund. E Metod. do Cur. Dos A. I.

1/4

03

Obrigatória

A designar

Cur. E metod. Dos A. I. I

2/3

04

Obrigatória

09429

Fund. e Metod. da Alfab. II

1/4

04

Obrigatória

A designar

Hist. E Metod. da Alfab. II

2/3

04

Obrigatória

09432

Estágio Superv. Nos A. I. E. F.

2/4

14

Obrigatória

A designar

Estágio IV

2/4

225

Obrigatória

 

 

  • Aprovar o plano de implantação do Curso:

 

DISCIPLINAS NOVAS

CÓDIGO

INÍCIO DE OFERECIMENTO

Filosofia da Educação

09283

1 e 2/2004

Sociologia da Educação

09282

1 e 2/2004

Psicologia da Educação

A designar

1 e 2/2004

História da Educação Brasileira

A designar

1 e 2/2004

Didática V

A designar

1 e 2/2004

Produção Textual

A designar

1 e 2/2004

Atividades Integradoras I

A designar

1 e 2/2004

Fund. e Metod. da Pesq. Em Educação

A designar

1 e 2/2005

Políticas Públicas de Educação

A designar

1 e 2/2005

Psicologia da Infância e da Adolesc.

A designar

1/2005

Corporeidade e Movimento

A designar

1/2005

Didática VI

A designar

1 e 2/2005

Psic. Educ. dos Portadores de Necessidades Especiais

A designar

1 e 2/2005

Ética Profissional

09166

1/2005

Atividades Integradoras II

A designar

1 e 2/2005

Infâncias, Culturas e Educação

A designar

2/2005

Educação de Jovens e Adultos

A designar

2/2005

His. e Metod. Da Alfabetização I

A designar

1/2006

Ens.da Língua Port. nos A. I. I

A designar

1/2006

Ens. de Ciências Sociais nos A. I.

A designar

1/2006

Arte e Ling. na Educação

A designar

1/2006

Estágio I

A designar

1/2006

His. e Metod. da Alfabetização II

A designar

2/2006

Ens. da Língua Port. nos A. I. II

A designar

2/2006

Ens. de Ciências Nat. nos A . I.

A designar

2/2006

Currículo e Metod. dos A. I. I

A designar

2/2006

Estágio II

A designar

2/2006

Literat. Infanto-Juvenil

A designar

1/2007

Ens. da Matemática nos A. I.

A designar

1/2007

Currículo e Metod. dos A. I. II

A designar

1/2007

Sem. Teórico-Prático da Ação Educativa

A designar

1/2007

Invest. E Prática nos Campos da Educação de Jovens e Adultos

A designar

1/2007

Estágio III

A designar

1/2007

Trab. De Concl. de Curso

A designar

2/2007

Estágio IV

A designar

2/2007

Sem. De Prop. Pedagógicas

A designar

2/2007

Anexo anexo11-00104.bmp

Anexo anexo12-00104.bmp