Nº 004 - Dispõe sobre alteração no quadro de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 004/2004

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

5ª CAMARA - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

EM 26 DE JULHO DE 2004

 

Dispõe sobre alteração no quadro de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.

 

A REITORA EM EXERCÍCIO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, na qualidade de Presidente em Exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e o Presidente da 5ª CÂMARA DO COEPE - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada em reunião do dia 26 de julho de 2004,

 

D E L I B E R A M:

 

Art. 1º Criar e incluir no quadro de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - Curso de Mestrado, as disciplinas abaixo relacionadas, com suas respectivas características:

CURRÍCULO, CULTURA, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC)

Código: a determinar

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

Sistema de Avaliação: II

Caráter: Optativo

Oferecimento: a partir do 1º semestre de 2004

Responsáveis: Profª Dr.ª Cleuza Maria Sobral Dias – Doutora em Educação PUC/RS

Profª. Dr.ª Paula Regina C. Ribeiro – Doutora Ciências Biológica UFRGS

Ementa: Estuda as articulações entre currículo, cultura, identidade, enfocando a formação inicial e continuada dos professores, assim como os saberes construídos em diferentes espaços e tempos das trajetórias de vida. Discute as práticas educativas de Educação Ambiental expressas nos currículos escolares.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPLEXIDADE

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC)

Código: a determinar

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

Sistema de Avaliação: II

Caráter: Optativo

Oferecimento: a partir do 1º semestre de 2004

Responsável: Prof. Dr. Humberto Calloni - Doutor Educação (UFRGS)

Ementa: A disciplina visa ao estudo e reflexão do paradigma da Complexidade a partir das contribuições de diversos autores, dentre os quais Edgar Morin. A característica transdisciplinar do pensamento complexo oportuniza a compreensão dos processos vitais e culturais enquanto conceitos enredados num movimento dialógico e dialético, onde a Educação tem um papel decisivo para a "reforma do pensamento" na mira de uma "ciência com consciência" e no horizonte de uma nova ética da solidariedade.

ECOLOGIA ONÍRICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÉTICO-ESTÉTICA

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento (DECC)

Código: a determinar

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

Sistema de Avaliação: II

Caráter: Optativo

Oferecimento: a partir do 1º semestre de 2005

Responsável: Prof. Dr. Victor Hugo Guimarães Rodrigues – Doutor em Filosofia USP

Ementa: discussão filosófica do conceito, importância, limites e possibilidades da ecologia onírica, como ponta de convergência da educação ética, educação estética e educação ambiental. Investigação das experiências imaginárias utópicas concretas dos sujeitos sonhadores. Análise dos subsídios para o auto-conhecimento e o comprometismo dos pesquisadores nos espaços formais e informais de educação, visando a formação de seres integrais e a criação e invenção de um mundo novo.

Art. 2º - A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

em 26 de julho de 2004

 

Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry

VICE-PRESIDENTE DO COEPE

 

José Vicente de Freitas

PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPE

CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES