SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 041/2003
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003
Dispõe sobre a criação do Curso de Pós-Graduação em Literatura Brasileira Contemporânea aplicada ao Ensino Fundamental e Médio - Nível Especialização.
A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 12 de dezembro de 2003, Ata 405,
D E L I B E R A:
Art. 1º Criar o Curso de Pós-Graduação em Literatura Brasileira Contemporânea aplicada ao Ensino Fundamental e Médio, conforme estrutura em anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003
Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry
VICE-PRESIDENTE DO COEPE
ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA:
As disciplinas do Curso de Pós-Graduação Literatura Brasileira Contemporânea com 30 h/a correspondem a dois (2) créditos e aquelas com 45 h/a, a três (3) créditos.
Todas as disciplinas são de caráter obrigatório, inclusive o "Trabalho de Conclusão" do Curso.
As correspondências entre disciplinas, carga horária, créditos e professores responsáveis estão discriminadas no quadro seguinte:
DISCIPLINAS |
CRÉDITOS |
CH |
PROFESSORES |
TÍTULO |
||||
Fundamentos de Teoria da Literatura |
02 |
30h/a |
Janaína Bacelo |
Mestre |
||||
Formação do/a leitor/a |
02 |
30h/a |
Vera Sperotto Bemfica |
Mestre |
||||
Literatura Infanto-Juvenil |
03 |
45h/a |
Maria Leny Baumgarten |
Especialista |
||||
Rumos da Literatura Brasileira Contemporânea I: o romance |
03 |
45h/a |
Maria Tereza Selistre |
Doutora |
||||
Literatura e outras artes: interfaces |
02 |
30h/a |
Aimée Bolamos |
Doutora |
||||
Literatura e gênero |
03 |
45h/a |
Eliane Terezinha. A. Campello |
Doutora |
||||
Metodologia do Ensino da Literatura |
03 |
45h/a |
Eliane Terezinha A. Campello |
Doutora |
||||
Elaine Silva |
Mestre |
|||||||
Rumos da Literatura Brasileira Contemporânea II: o conto e a crônica |
03 |
45h/a |
Néa Castro |
Doutora |
||||
Rumos da Literatura Brasileira Contemporânea III: a poesia |
03 |
45h/a |
Raquel Rolando Souza |
Doutora |
||||
Trabalho de Conclusão |
30h/a |
Maria Tereza Selistre |
Doutora |
|||||
Eliane T. A. Campello |
Doutora |
|||||||
02 |
Raquel Rolando Souza |
Doutora |
||||||
Elaine Silva |
Mestre |
|||||||
Mary Jane Franco |
Mestre |
TRABALHO DE CONCLUSÃO
Elaboração de um "Projeto de Ensino", cujo conteúdo verse sobre uma unidade de Literatura Brasileira Contemporânea, adequada para aplicação no nível fundamental e médio.
O projeto será resultado das reflexões propostas pelo conjunto de disciplinas do Curso e terá por objetivo problematizar, pensar e reformular a prática de ensino da Literatura.
A meta é propor uma atividade com vistas à interação entre professor e estudante num processo ensino/aprendizagem de construção do conhecimento na área dos estudos literários que favoreçam uma educação participativa e questionadora.
CARGA HORÁRIA TOTAL EM DISCIPLINAS
360 h/a acrescidas de 30 h/a para a elaboração do trabalho de conclusão.
AVALIAÇÃO
A avaliação do processo ensino/aprendizagem será realizada de acordo com os critérios determinados pelos professores de cada uma das disciplinas.
Será adotado o sistema de atribuição de graus numéricos, variando de zero a dez (0 a 10).
A aprovação por disciplina exigirá grau maior ou igual a 6,0 (seis vírgula zero) e média aritmética global no conjunto das disciplinas de 7,0 (sete vírgula zero), com a integralização dos 25 (vinte e cinco) créditos.
Os estudantes deverão ter no mínimo 75% de presença em cada disciplina.
CERTIFICADO
O certificado de conclusão do Curso será expedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, para os estudantes que tiverem obtido aprovação nos 25 (vinte e cinco) créditos das disciplinas e freqüência mínima de 75% em cada disciplina, durante o período de execução do curso.
COORDENAÇÃO
A coordenação do Curso de Especialização em Literatura Brasileira Contemporânea ficará a cargo da professora convidada Eliane Terezinha A. Campello, com a supervisão do professor Carlos Alexandre Baumgarten e com a colaboração da professora Raquel Rolando Souza.
Caberá à coordenação:
- organizar a funcionalidade do projeto;
- realizar a divulgação do Curso;
- prever local e recursos humanos e materiais;
- supervisionar as atividades docentes;
- coordenar as atividades do Curso;
- realizar a avaliação geral do projeto.
METODOLOGIA
O Curso será desenvolvido através de atividades teórico-práticas diversificadas, enfatizando-se: a consulta bibliográfica, a leitura e o conhecimento da realidade de ensino da Literatura Brasileira nas instituições educacionais públicas e particulares.
Serão, além disso, utilizadas estratégias e meios instrumentais variados, segundo as características das disciplinas, dos objetivos a serem alcançados e da clientela a que se destinam.
Serão realizadas aulas expositivas, seminários e trabalhos escritos, além de palestras e conferências complementando e/ou aprofundando as diversas disciplinas do Curso.
O Curso será desenvolvido em 390 horas, contendo nove disciplinas obrigatórias que perfazem 360 horas e a disciplina complementar - Trabalho de conclusão do curso - , com 30 horas.
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
FUNDAMENTOS DE TEORIA DA LITERATURA
Apresentação do conceito, natureza e função da literatura na sua dupla acepção: arte e ciência. Os gêneros literários: épico, lírico e dramático. Teoria da narrativa: enredo, personagem, espaço, tempo e foco narrativo. Análise de textos literários, a partir das categorias selecionadas, enfatizando sua aplicabilidade ao trabalho com a literatura no ensino fundamental e médio.
FORMAÇÃO DO/A LEITOR/A
A leitura e a formação: a leitura como formação - relação reprodutiva de uma realidade dada, e a relação produtiva (imaginação ligada à capacidade produtiva da linguagem - , a formação como leitura - relação de escuta com o texto, sujeito leitor como alguém disposto a ouvir; pensar a formação como um devir plural e criativo, como idéia intempestiva que pode trazer algo novo; experiência de leitura como acontecimento da pluralidade: jogo aberto, não finalizado; o que nos passa, nos forma, nos transforma (construção de sentido); a questão do letramento; a questão do ensinar no sentido de deixar aprender; biblioteca como espaço de formação; a leitura como algo que forma e transforma o/a leitor/a.
LITERATURA E OUTRAS ARTES: INTERFACES
Explicitar e reavaliar as relações entre literatura e teatro, literatura e cinema e literatura e outras linguagens não-verbais. Análise e debates de textos ficcionais que tematizem essas relações. Aplicabilidade das interfaces entre a literatura e as demais séries artísticas ao ensino fundamental e médio.
LITERATURA E GÊNERO
A literatura de autoria feminina. A constituição do cânone literário brasileiro e a supressão e/ou a intervenção da escritora na crítica e na historiografia. A escritura: expressão e resistência. Leitura e análise literária de textos ficcionais de autoria feminina e sua adequação a situações de ensino. Relações de gênero no ensino de literatura no fundamental e médio.
LITERATURA INFANTO-JUVENIL
A introdução da literatura na pré-escola. A literatura nas séries iniciais do ensino Fundamental. O trabalho com a literatura nas últimas quatro séries do Ensino Fundamental. O lugar da literatura frente aos interesses cognitivos e estéticos do/a educando/a. A literatura como trabalho sistemático no âmbito do Ensino Médio.
METODOLOGIA DO ENSINO DA LITERATURA
Métodos, objetivos e técnicas pedagógicas aplicadas ao ensino da literatura nos níveis fundamental, médio e superior. A leitura da literatura na formação do/a aluno-leitor/aluna-leitora. O espaço da literatura no ensino: possibilidades e restrições. Transdisciplinaridade: reavaliar as relações entre Literatura e Língua Portuguesa, Literatura e História e Literatura, mídia e tecnologias contemporâneas.
RUMOS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA I: O ROMANCE
A evolução do gênero na Literatura Brasileira. As mudanças dos elementos estruturais e na temática do romance brasileiro - de 1970 a 1990.
RUMOS DA LITERATURA BRASILEIRA II: O CONTO E A CRÔNICA
conto brasileiro: tipologia. A afirmação do conto nas décadas de 60 e 70. As contribuições de Dalton Trevisan, Ruben Fonseca, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar e outros. A crônica: conceito e limites do gênero. Tipologia da crônica: a crônica jornalística, a crônica-conto, a crônica-poema. Principais contribuições: Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Luiz Fernando Veríssimo, Patrícia Bins entre outros.
RUMOS DA LITERATURA BRASILEIRA III: A POESIA
A poesia e os movimentos de vanguarda pós anos 50: o Concretismo; o Neo-concretismo; a Poesia Práxis; Poema Processo; o Tropicalismo; o Grupo Tendência; Violão de Rua; a Poesia Marginal. O ensino de poesia na escola.