Nº 043 - Dispõe sobre alterações curriculares dos Cursos de História Licenciatura Plena e História Bacharelado.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 043/2003

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003

 

Dispõe sobre alterações curriculares dos Cursos de História - Licenciatura Plena e História - Bacharelado.

 

A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 12 de dezembro de 2003, Ata 405,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º Aprovar as alterações nos currículos dos Cursos de História - Licenciatura Plena e História - Bacharelado, conforme anexo.

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003

 

Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry

VICE-PRESIDENTE DO COEPE

 

 

  • Alterar o nome do curso de História – Licenciatura Plena para História - Licenciatura;

 

 

  • Excluir dos QSL dos Cursos de História - Licenciatura e História Bacharelado, as seguintes disciplinas:

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

CARÁTER

LOTAÇÃO

10092

Antropologia

Obrigatória

DBH

06028

Português Básico I

Obrigatória

DLA

06029

Português Básico II

Obrigatória

DLA

09012

Introdução à Metodologia Científica

Obrigatória

DECC

10091

História da Idade Média

Obrigatória

DBH

10094

História Moderna I

Obrigatória

DBH

10097

História Moderna II

Obrigatória

DBH

10020

História do Brasil Colônia

Obrigatória

DBH

10099

História Econômica Geral e do Brasil

Obrigatória

DBH

10102

História Contemporânea I

Obrigatória

DBH

10103

História Contemporânea II

Obrigatória

DBH

10021

História do Brasil Império

Obrigatória

DBH

10022

História do Brasil República

Obrigatória

DBH

10098

História do Rio Grande do Sul

Obrigatória

DBH

10101

História da América

Obrigatória

DBH

10017

História do Brasil Contemporâneo

Obrigatória

DBH

10122

História da América Contemporânea

Obrigatória

DBH

10117

Automação Aplicada a História

Obrigatória

DBH

10115

Etnologia Brasileira

Optativa

DBH

05060

Introdução à Geografia dos Continentes

Optativa

DBH

 

 

  • Excluir do QSL do Curso de História Licenciatura as seguintes disciplinas:

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

CARÁTER

LOTAÇÃO

09196

Introdução à Filosofia

Obrigatória

DECC

09198

Filosofia da História

Obrigatória

DECC

09197

Introdução à Sociologia

Obrigatória

DECC

10013

Introdução à História I

Obrigatória

DBH

10014

Introdução à História II

Obrigatória

DBH

09978

Organização e Funcionamento da Escola Brasileira

Obrigatória

DECC

09201

Psicologia da Adolescência

Obrigatória

DECC

09202

Psicologia da Aprendizagem

Obrigatória

DECC

10147

Metodologia do Ensino de História

Obrigatória

DBH

09203

Didática Geral

Obrigatória

DECC

09205

Didática Aplicada à História

Obrigatória

DECC

09989

Prática de Ensino em História / Ensino Fundamental

Obrigatória

DECC

09990

Prática de Ensino em História / Ensino Médio

Obrigatória

DECC

09991

Estágio Supervisionado em História / Ensino Fundamental e Médio

Obrigatória

DECC

 

 

  • Excluir do QSL do Curso de História Bacharelado as seguintes disciplinas:

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

CARÁTER

LOTAÇÃO

10116

Metodologia da História

Obrigatória

DBH

10096

Historiografia Geral

Obrigatória

DBH

10123

Métodos e Técnicas de Pesquisa Histórica

Obrigatória

DBH

10100

Historiografia Nacional e Regional

Obrigatória

DBH

10106

Trabalho de Graduação

Obrigatória

DBH

 

  • Incluir, nos QSL dos Cursos de História Licenciatura e História Bacharelado, as seguintes disciplinas:

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

CARÁTER

LOTAÇÃO

05182

Geografia e Gênero

Optativa

DGEO

05185

Introdução à Geografia Cultural

Optativa

DGEO

05180

Impactos ambientais

Optativa

DGEO

05115

Antropologia da Pesca

Optativa

DGEO

06347

Produção Textual

Obrigatória

DLA

09904

Ginástica

Optativa

DECC

09906

Musculação

Optativa

DECC

09905

Basquete

Optativa

DECC

09912

Capoeira

Optativa

DECC

09908

Futebol de 7

Optativa

DECC

09902

Vôlei

Optativa

DECC

09901

Futsal

Optativa

DECC

 

  • Incluir, no QSL do Curso de História Licenciatura, as seguintes disciplinas:

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

CARÁTER

LOTAÇÃO

09438

Elementos Filosóficos da Educação

Obrigatória

DECC

09437

Elementos Sociológicos da educação

Obrigatória

DECC

09435

Psicologia da Educação

Obrigatória

DECC

09436

Políticas Públicas da Educação

Obrigatória

DECC

09434

Didática

Obrigatória

DECC

 

  • Criar e incluir nos QSL dos Cursos de História Licenciatura e História Bacharelado as seguintes disciplinas:

 

Disciplina: Antropologia

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Semestral

Sistema de Avaliação: I

Carga Horária: 45 h/a

Créditos: 3

Semestre/Ano: 2º / 2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 1º ano

Ementa: Histórico da Antropologia, caracterizando seu processo recente: método, ramificações e multidisciplinaridade, a partir das concepções teóricas da evolução biológica e humana. Relações entre sociedade, indivíduo e cultura.

 

Disciplina: História Antiga Oriental e Clássica

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema de Avaliação: I

Carga Horária:150 h/a

Créditos: 5

Semestre/Ano: 1º / 2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 1º ano

Ementa: Analisa os processos históricos, salientando e analisando as esferas políticas, econômicas e sócio-culturais das civilizações que se estruturaram ao nordeste da África, litoral do mar Mediterrâneo, Oriente Médio e Europa. Estuda as seguintes sociedades: Egito, Mesopotâmia, Hebreus, Fenícia, Pérsia, Grécia e Roma, delimitada cronologicamente pela queda do Império Romano do Ocidente. Trata das práticas de ensino e pesquisa em História Antiga Oriental e Clássica.

Disciplina: História Medieval

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema de Avaliação: I

Carga Horária: 90 h/a

Créditos: 3

Semestre/Ano: 1º / 2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 2º ano

Ementa: Analisa aspectos do mundo romano-germânico que se amalgamaram durante a época medieval produzindo a civilização ocidental, bem como as transformações político-econômicas ocorridas na Europa Ocidental entre o século V e o século XV. Analisa transformações ocorridas no mundo Islâmico-bizantino que se desenvolveram no oriente medieval. Trata das práticas de ensino e pesquisa em História da Idade Média.

Disciplina: História Moderna

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema de Avaliação: I

Carga Horária: 150 h/a

Créditos: 05

Semestre/Ano: 1º /2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 3º ano

Ementa: A transição do feudalismo para o capitalismo: formação do Estado Moderno, política mercantilista, absolutismo monárquico, movimentos religiosos, produção cultural e vida cotidiana. Formação do sistema capitalista: revolução industrial e revoluções burguesas. O ideário moderno: iluminismo, liberalismo e nacionalismo. Produção de material didático das temáticas abordadas.

Disciplina: História do Pensamento Econômico

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: semestral

Sistema de Avaliação: I

Carga Horária: 45 h/a

Créditos: 03

Semestre/Ano: 1.º semestre / 2004

Caráter: Optativo

Localização no QSL: a partir do 1º semestre do 3º ano

Ementa: O liberalismo clássico: Adam Smith e os utilitaristas. A escola econômica francesa: fisiocratas. As teorias econômicas do século XIX: marxistas e marginalistas. A construção da política do Estado do bem estar social e as questões econômicas do século XX.

Disciplina: História Econômica

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: semestral

Sistema de Avaliação: I

Carga Horária: 45 h/a

Créditos: 03

Semestre/Ano: 2.º semestre /2004

Caráter: Optativo

Localização no QSL: a partir do 2ºsemestre do 3º ano

Ementa: A política econômica do mercantilismo e a constituição da empresa colonial. Capitalismo e projetos de construção de políticas nacionais. Capitalismo concorrencial e imperialismo. Fordismo, taylorismo e o welfare state. Acumulação flexível e globalização.

Disciplina: História Brasileira I

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de Avaliação: I

Carga Horária: 210 h/a

Créditos: 07

Semestre/Ano: 1º /2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 3º ano

Ementa: Análise empírica e teórico-metodológica acerca da construção do conhecimento sobre a formação histórica brasileira à época colonial e durante o Estado Nacional Monárquico, com ênfase ao estudo da expansão marítimo-comercial européia, a administração colonial, a formação das fronteiras, a organização econômico-social, a edificação do Estado Nacional e as estruturas sócio-políticas e econômicas do Brasil Monárquico. Práticas pedagógicas.

Disciplina: História Brasileira II

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: anual

Sistema de Avaliação: I

Carga Horária: 180 h/a

Créditos: 06

Semestre/Ano: 1º 2005

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 4º ano

Ementa: Análise empírica e teórico-metodológica acerca da construção do conhecimento sobre a formação histórica brasileira desde a formação do Estado Nacional Republicano até a contemporaneidade do país, com ênfase à formação e consolidação do modelo republicano, a República Oligárquica, a Era Vargas, a República Populista, os Governos Militares e a nova redemocratização. Práticas pedagógicas.

Disciplina: História Regional I

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema de Avaliação: I

Carga Horária: 90 h/a

Créditos: 03

Semestre/Ano: 1º/2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 3º ano

Ementa: Caracterização e análise da formação histórica do Rio Grande do Sul a partir do povoamento Pré-Colonial. Fundamentos da trajetória histórica Rio-grandense ao longo dos períodos Colonial e Imperial. Práticas pedagógicas.

Disciplina: História Regional II

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema de Avaliação: II

Carga Horária: 90 h/a

Créditos: 06

Semestre/Ano: 1/2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 4º ano

Ementa: Análise da formação histórica do Rio Grande do Sul nos períodos da República Velha, Era Vargas, ditadura e democratização. Caracterização da Historiografia do Rio Grande do Sul nos séculos XIX e XX dando ênfase às tendências historiográficas voltadas à construção da identidade regional/nacional a partir da tensão brasilidade e platinidade. Práticas pedagógicas.

Disciplina: Historiografia

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema de Avaliação: I

Carga Horária: 90 h/a

Créditos: 03

Semestre/Ano: 1/2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 2º ano

Ementa: Análise das características gerais da trajetória historiográfica na Antigüidade Greco-Romana, Medieval, Moderna e Contemporânea. Aborda os principais enfoques temáticos e interpretativos da Historiografia Brasileira ao longo dos períodos Colonial, Imperial e Republicano.

Disciplina: História Americana I

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema da avaliação: I

Carga horária: 120 h/a

Créditos: 04

Semestre/ano: 1º/ 2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 3º ano

Ementa: Trata de organização, desenvolvimento e funcionamento do Sistema Colonial nas Américas. Trata ainda de noções da América Pré-Colombiana e suas sobrevivências na formação das Américas. Cuida do processo de independência nas Américas, a Formação do Estado na América Latina, o desenvolvimento político, social e econômico da América Anglo-Saxônica nos século XVIII e XIX e a organização e funcionamento do Estado Oligárquico. Práticas pedagógicas.

Disciplina: História Americana II

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema da avaliação: I

Carga horária: 120 h/a

Créditos: 04

Semestre/ano: 1º/ 2005

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 4º ano

Ementa: Esta disciplina tratará da Crise do Capitalismo Liberal e a formação do Capitalismo Monopolista nas Américas; do Estado Oligárquico, do Estado Populista e do Estado Democrático Moderno na América Latina; dos Estados Unidos no final do séc. XIX e no séc. XX; dos anos 70, 80 e 90 nas Américas. Práticas pedagógicas.

Disciplina: História Contemporânea

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema da avaliação: I

Carga horária: 150 h/a

Créditos: 05

Semestre/ano: 1º/2005

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 4º ano

Ementa: Estudo do desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX. Análise da evolução política e social dos mesmos séculos, o Imperialismo, os conflitos europeus e mundiais, as grandes revoluções, os movimentos nazi-fascistas e comunistas, as democracias-liberais, os problemas internacionais de ambos os séculos e as tendências atuais. Práticas pedagógicas.

Disciplina: Teoria da História

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema da avaliação: I

Carga horária: 150 h/a

Créditos: 05

Semestre/ano: 1º/2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 1º ano

Ementa: Análise dos fundamentos teóricos das concepções historicistas, positivista, presentista, movimento dos Annales, Materialismo histórico e dialético, Nova história e das perspectivas irracionalistas do conhecimento histórico. Reflexão sobre tempo, temporalidade, narratividade e cientificidade do saber histórico.

Disciplina: Metodologia da História

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema da avaliação: I

Carga horária: 90 h/a

Créditos: 03

Semestre/ano: 1º/2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 2º ano

Ementa: Estudo de questões relativas ao projeto de pesquisa e sua elaboração: princípios e problemas práticos da execução de projetos de pesquisa em História. Introdução do acadêmico nos meandros da pesquisa quantitativa e qualitativa praticada no âmbito das Ciências Humanas.

 

  • Criar e incluir no QSL do Curso de História Licenciatura as seguintes disciplinas:

 

Disciplina: Estágio Supervisionado em História- Ensino Fundamental I

Lotação: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Duração: Semestral

Sistema de Avaliação: II

Carga Horária: 90 h/a

Créditos: 06

Semestre/Ano: 1º /2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 1º semestre do 3º ano

Ementa: Abordagem da dinâmica educacional em seu contexto mais amplo, permitindo conhecer, pesquisar e relatar o universo escolar (ou similar ao ensino fundamental) e sua inserção na comunidade;

Disciplina: Estágio Supervisionado em História- Ensino Médio I

Lotação: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Duração: Semestral

Sistema de Avaliação: II

Carga Horária: 90 h/a

Créditos: 06

Semestre/Ano: 2º /2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 2º semestre do 3º ano

Ementa: Abordagem da dinâmica educacional em seu contexto mais amplo, permitindo conhecer, pesquisar e relatar o universo escolar (ou similar ao ensino médio) e sua inserção na comunidade;

Disciplina: Estágio Supervisionado em História- Ensino Fundamental II

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Semestral

Sistema de Avaliação: II

Carga Horária: 120 h/a

Créditos: 08

Semestre/Ano: 1º /2005

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 1º semestre do 4º ano

Ementa: Experimentação docente a partir da observação, do planejamento e da vivência junto à realidade do ensino fundamental ou similar.

Disciplina: Estágio Supervisionado em História- Ensino Médio II

Lotação: Departamento: Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Semestral

Sistema de Avaliação: II

Carga Horária: 105 h/a

Créditos: 07

Semestre/Ano: 2º /2005

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 2º semestre do 4º ano

Ementa: Experimentação docente a partir da observação, do planejamento e da vivência junto à realidade do ensino médio ou similar.

Disciplina: Trabalho de Conclusão do Curso

Lotação: Departamento: Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Semestral

Sistema de Avaliação: II

Carga Horária: 45 h/a

Créditos: 03

Semestre/Ano: 2º /2005

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 2º semestre do 4º ano

Ementa: Elaboração de monografia na área de História e/ou ensino de História, de natureza teórica ou prática. Elaboração de relatório ou texto científico com contribuição significativa para a produção do conhecimento histórico.

Disciplina: Metodologia do Ensino de História

Lotação: Departamento: Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema de Avaliação: I

Carga Horária: 90 h/a

Créditos: 03

Semestre/Ano: 1º /2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 2º ano

Ementa: Análise do ensino de história; o papel do professor de História. O cotidiano e a realidade escolar. A dinâmica do processo de ensinar/aprender em História. Técnicas de construção de materiais de ensino para utilização em sala de aula; análise do livro didático. Práticas pedagógicas.

 

  • Criar e incluir no QSL do Curso de História Bacharelado as seguintes disciplinas:

 

Disciplina: Práticas de Pesquisa

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema da avaliação: II

Carga horária: 240 h/a

Créditos: 08

Semestre/ano: 1º/2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 2º ano

Ementa: Iniciação do aluno no campo da pesquisa, envolvendo-o concretamente em projeto de investigação desenvolvido por integrante do corpo docente do curso.

Disciplina: Seminários de Pesquisa

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema da avaliação: II

Carga horária: 180 h/a

Créditos: 06

Semestre/ano: 1º/2004

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 3º ano

Ementa: Conceitos e métodos que definem as linhas temáticas presentes no currículo, envolvendo o conjunto de professores do curso.

Disciplina: Trabalho de Graduação

Lotação: Departamento Biblioteconomia e História

Código: a determinar

Duração: Anual

Sistema da avaliação: II

Carga horária: 300 h/a

Créditos: 10

Semestre/ano: 1º/2005

Caráter: Obrigatório

Localização no QSL: 4º ano

Ementa: Elaboração de um trabalho temático, tendo por base pesquisas documentais, bibliográficas e/outras, sob a supervisão de um professor orientador.

 

  • Alterar o caráter das disciplinas, de obrigatórias para optativas, nos QSL dos Cursos de História Licenciatura e História Bacharelado, como segue:

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

01063

Introdução à Computação

10144

História da Ásia

10003

História da África

 

  • Alterar, exclusivamente, o número de créditos das disciplinas, nos QSL dos Cursos de História Licenciatura e História Bacharelado:

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

CRÉDITOS

09197

Introdução à Sociologia

03

10112

História Ibérica

03

10114

Antropologia Social

03

10143

Hist. do Município do Rio Grande

03

10146

Cultura Brasileira e Identidade Nacional

03

10142

Hist. do Cotidiano Brasileiro

03

10110

Hist. do Pensamento

03

 

  • Aprovar a criação das "Atividades Complementares", para os Cursos de História – Licenciatura e História – Bacharelado, regulamentadas internamente pela ComCur de História.

 

 

  • Aprovar a carga horária dos cursos, como segue:

 

História - Licenciatura: Disciplinas obrigatórias = 1880 h/a

Disciplinas optativas = 225 h/a

Estágios supervisionados = 405 h/a

Práticas pedagógicas = 400 h/a

Atividades complementares = 200 h/a

Carga Horária Total = 3110 h/a

Tempo de integralização: mínimo = 4 anos

máximo = 7 anos

História - Bacharelado: Disciplinas obrigatórias = 2040 h/a

Disciplinas optativas = 315 h/a

Práticas de pesquisa = 675 h/a

Atividades complementares = 200 h/a

Carga Horária Total = 3230 h/a

Tempo de integralização: mínimo = 4 anos

máximo = 7 anos

 

  • Manter o turno da tarde como o turno preferencial de oferecimento dos cursos, resguardando-se a disponibilidade em outro turno para cursar os estágios.

 

 

  • Manter o regime acadêmico de matrícula por disciplina.

 

 

  • Aprovar os seguintes planos de equivalência de disciplinas:

 

 

PLANO DE EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS

QUADRO DE SEQÜÊNCIA LÓGICA 092189

HISTÓRIA - LICENCIATURA

DISCIPLINA NOVA

DISCIPLINA ATUAL

Historia Antiga Oriental e Clássica

Historia Antiga Oriental e Clássica (10086)

História Medieval

História da Idade Media (10091)

História Moderna

Historia Moderna I (10094) +

História Moderna II (10097)

História Contemporânea

História Contemporânea I (10102) +

História Contemporânea II (10103)

História Brasileira I

História do Brasil Colônia (10020) +

História do Brasil Império (10021)

História Brasileira II

História do Brasil República (10022) +

História do Brasil Contemporâneo (10017)

História Americana I

História da América (10101)

História Americana II

H. da América Contemporânea (10122)

Historiografia

Introdução à História I +

Introdução à História II

Metodologia da Historia

Metodologia da História ( 10116)

Metodologia do Ensino em História

Metodologia Ensino História (10121)

Didática

Didática Geral (09203)

DISCIPLINA NOVA

DISCIPLINA ATUAL

Historia Regional I

H. do Rio Grande do Sul (10098)

Historia Regional II

H. do Rio Grande do Sul (10098)

Produção Textual

Português Básico I (06028) +

Português Básico II (06029)

Elementos Filosóficos da Educação

Introdução à Filosofia (09196)

Elementos Sociológicos da Educação

Introdução a Sociologia (09197)

Psicologia da Educação

Psicologia da Adolescência (09201) +

Psicologia da Aprendizagem (09202)

Políticas Públicas da Educação

Org. e Func. da Escola Brasileira (09978)

Antropologia

Antropologia (10092)

Teoria da História

Historiografia Nacional e Regional (10100)

 

PLANO DE EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS

QUADRO DE SEQÜÊNCIA LÓGICA 094189

HISTÓRIA - BACHARELADO

DISCIPLINA NOVA

DISCIPLINA ATUAL

Historia Antiga Oriental e Clássica

Historia Antiga Oriental e Clássica (10086)

História Medieval

História da Idade Media (10091)

História Moderna

Historia Moderna I (10094) +

História Moderna II (10097)

História Contemporânea

História Contemporânea I (10102) +

História Contemporânea II (10103)

História Brasileira I

História do Brasil Colônia (10020) +

História do Brasil Império (10021)

História Brasileira II

História do Brasil República (10022) +

História do Brasil Contemporâneo (10017)

História Americana I

História da América (10101)

História Americana II

H. da América Contemporânea (10122)

Historiografia

Historiografia Geral (10096)

Metodologia da Historia

Metodologia da História (10116)

Historia Regional I

H. do Rio Grande do Sul (10098)

Historia Regional II

H. do Rio Grande do Sul (10098)

Produção Textual

Português Básico I (06028) +

Português Básico II (06029)

Antropologia

Antropologia (10092)

Teoria da História

Historiografia Nacional e Regional (10100)

 

  • Aprovar o seguinte plano de extinção das disciplinas:

 

PLANO DE EXTINÇÃO DAS DISCIPLINAS DOS

QUADROS DE SEQÜÊNCIA LÓGICA DOS CURSOS DE HISTÓRIA LICENCIATURA PLENA E HISTÓRIA BACHARELADO

CÓDIGO

DISCIPLINA

CURSOS

ÚLTIMA OFERTA

10086

História Antiga Oriental e Clássica

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

10091

História da Idade Média

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

10094

História Moderna I

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

10097

História Moderna II

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

10102

História Contemporânea I

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

10103

História Contemporânea II

092 / 094

1º semestre letivo de 2004

10020

História do Brasil Colônia

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

10021

História do Brasil Império

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

10022

História do Brasil República

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

10017

História do Brasil Contemporâneo

092 / 094

1º semestre letivo de 2004

10101

História da América

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

10122

História da América Contemporânea

092 / 094

1º semestre letivo de 2004

10099

História Econômica Geral e do Brasil

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

06028

Português Básico I

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

06029

Português Básico II

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

09012

Introdução à Metodologia Científica

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

10098

História do Rio Grande do Sul

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

10092

Antropologia

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

05060

Introdução à Geografia dos Continentes

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

10096

Historiografia Geral

094

2º semestre letivo de 2003

10100

Historiografia Nacional e Regional

094

2º semestre letivo de 2003

10116

Metodologia da História

094

2º semestre letivo de 2003

10123

Métodos e Técnicas Pesquisa Histórica

094

2º semestre letivo de 2003

10106

Trabalho de Graduação

094

2º semestre letivo de 2004

10013

Introdução à História I

092

2º semestre letivo de 2003

10014

Introdução à História II

092

2º semestre letivo de 2003

09978

Org. e Func. da Esc. Brasileira

092

2º semestre letivo de 2003

10121

Metodologia do Ensino de História

092

2º semestre letivo de 2003

09203

Didática Geral

092

2º semestre letivo de 2003

09205

Didática Aplicada à História

092

2º semestre letivo de 2003

09989

Prát. Ensino História/ Ens. Fundamental

092

1º semestre letivo de 2004

09990

Prát. Ensino História/ Ens. Médio

092

1º semestre letivo de 2004

09991

Estágio Sup. Hist. Ens. Fund. e Médio

092

2º semestre letivo de 2004

09196

Introdução à Filosofia

092

2º semestre letivo de 2003

ÚLTIMO PERÍODO DE OFERECIMENTO DE DISCIPLINAS

EM CARÁTER OBRIGATÓRIO

CÓDIGO

DISCIPLINA

CURSOS

ÚLTIMA OFERTA

10144

História da Ásia

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

10003

História da África

092 / 094

1º semestre letivo de 2004

10117

Automação Aplicada à História

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

01063

Introdução à Computação

092 / 094

2º semestre letivo de 2003

 

  • Aprovar os quadros de seqüência lógica ( Anexo I ), com o respectivo rol de disciplinas optativas ( Anexo II ).