SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 048/2003
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003
Dispõe sobre alteração curricular do Curso de Letras Português/Francês.
A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federdo Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 15 de dezembro de 2003, Ata 406,
D E L I B E R A:
Art. 1º Aprovar as alterações no currículo do Curso de Letras Português/Francês, conforme AnexoI e AnexoII.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003
Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry
VICE-PRESIDENTE DO COEPE
- Excluir as seguintes disciplinas do QSL DO Curso de Letras Português/ Francês
Cód. |
Disciplinas |
06239 |
Leitura e Produção de Textos I |
09910 |
Práticas Desportivas |
06240 |
Leitura e Produção de Texto II |
06280 |
O Teatro de Moliére |
06281 |
Anne Hébert e a Escritura Feminina |
06282 |
Hubert Aquin e a Estética da Incoerência |
06316 |
Leitura e Conversação em Francês (semestral) |
06318 |
Escritoras Contemporâneas de Língua Francesa |
09256 |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira |
09262 |
Estágio Supervisionado em Língua Francesa e Literaturas |
09253 |
Prática de Ensino I em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira |
09261 |
Prática de Ensino em Língua Francesa e Literaturas |
09288 |
Organização e Funcionamento da Escola Brasileira |
09252 |
Didática Geral Letras |
09255 |
Psicologia da Educação- Letras |
- Aprovar o seguinte Plano de Implantação:
Criar e Incluir as seguintes disciplinas do QSL do Curso de Letras Português/Francês:
PRODUÇÃO TEXTUAL
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código: a determinar
Duração: anual
Sistema de Avaliação: I
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 2 h/a
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Oferecimento: a partir de 2004
Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não-lingüístico.
METODOLOGIA DO ENSINO DO PORTUGUÊS
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código: a determinar
Duração: semestral
Sistema de Avaliação: I
Carga horária total: 30 h/a
Carga horária semanal: 2 h/a
Localização no QSL: 3º ano
Caráter: optativo
Oferecimento: a partir de 2006
Ementa: Aplicação de novas metodologias de ensino. Avaliação e produção de material didático. Avaliação de desempenho discente: indicadores e critérios.
ELEMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Duração: semestral
Sistema de Avaliação: I
Carga horária total: 30 h/a
Carga horária semanal: 2 h/a
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Oferecimento: a partir de 2004
Ementa: A visão da educação nas teorias sociológicas e na política da educação; Sociologia da educação no Brasil; os desafios da educação ante a cidadania.
ELEMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Duração: semestral
Sistema de Avaliação: I
Carga horária total: 30 h/a
Carga horária semanal: 2 h/a
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Oferecimento: a partir de 2004
Ementa: Reflexão filosófica acerca de homem, mundo, história, consciência, utopia; formação e realização humanas e suas implicações para a educação.
POLITICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Duração: anual
Sistema de Avaliação: I
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 2 h/a
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Oferecimento: a partir de 2005
Ementa: Análise e discussão das Políticas Públicas de Educação e sua influência na organização e funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro, bem como sua articulação com as demais Políticas Sociais.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Duração: anual
Sistema de Avaliação: I
Carga horária total: 120 h/a
Carga horária semanal: 4 h/a
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Oferecimento: a partir de 2005
Ementa: A Psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.
DIDÁTICA
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Duração: anual
Sistema de Avaliação: I
Carga horária total: 120 h/a
Carga horária semanal: 4 h/a
Localização no QSL: 3º ano
Caráter: obrigatório
Oferecimento: a partir de 2006
Ementa: Discussão sobre os conceitos e importância da Didática. Construção de identidade profissional do professor e suas múltiplas bases. Análise do processo de aprender e ensinar: professor/estudante/saberes. Organização do projeto político-pedagógico (níveis de planejamento escolar) e a gestão democrática. A importância das concepções de currículo (paradigmas educacionais) e o aprofundamento do processo avaliativo. Análise crítica das orientações curriculares nacionais para educação
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código: a determinar
Duração: anual
Sistema de Avaliação: II
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 2 h/a
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Oferecimento: a partir de 2004
Ementa: Organização e elaboração do trabalho científico.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código: a determinar
Duração: anual
Sistema de Avaliação: II
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 2 h/a
Localização no QSL: 4º ano
Caráter: obrigatório
Oferecimento: a partir de 2007
Ementa: Elaboração de um trabalho monográfico vinculado a um dos campos do conhecimento contidos no eixo de formação específica.
- Alterar o caráter da seguinte disciplina:
06274 Culturas Francófonas optativa.
- Alterar a localização das seguintes disciplinas no QSL
06300 - Fonologia do Português 2º ano
06279 Conversação em Francês 4o ano
- Alterar a carga horária das seguintes disciplinas obrigatórias:
Língua Francesa I
- carga horária semanal: 5 h/a
- carga horária total: 150 h/a
Língua Francesa II
Língua Francesa III
- carga horária semanal: 6 h/a
- carga horária total: 180 h/a
Língua Francesa IV
- carga horária semanal: 6 h/a
- carga horária total: 180 h/a
Lingüística I
- carga horária semanal: 2 h/a
- carga horária total: 60 h/a
Teoria da Literatura I
Teoria da Literatura II
- carga horária semanal: 2 h/a
- carga horária total: 60 h/a
Língua Portuguesa II
Língua Portuguesa III
Língua Portuguesa IV
- carga horária semanal: 4 h/a
- carga horária total: 120 h/a
- Alterar a carga horária do Curso de Letras Português/Francês:
Carga horária total do curso: 3.420h/a
- Disciplinas obrigatórias específicas: 2.280 h/a
- Disciplinas optativas: 120 h/a
- Disciplinas obrigatórias da base comum: 420 h/a
- Atividades complementares: 200 h/a
- Estágio supervisionado: 400 h/a
- Práticas Pedagógicas: 400 h/a
- Aprovar o tempo de integralização mínimo de conclusão do Curso em 4 (quatro) anos e máximo, em 7 (sete) anos.
- Manter em 25 o número de vagas e o turno da noite para funcionamento do Curso de Letras- Português/ Francês.
- Ampliar para 400 h/a e regulamentar as Práticas Pedagógicas.
As atividades referentes às Práticas Pedagógicas serão desenvolvidas ao longo do Curso e regulamentadas no âmbito da Comissão de Curso.
- Instituir e regulamentar o Estágio Curricular obrigatório de 400h/a:
As 400 h/a de estágio curricular supervisionado a partir da segunda metade do curso, estão distribuídas nas seguintes atividades:
- Estágio Supervisionado I - 200 h/a no 3º ano do Curso:
Conhecimento do âmbito escolar, a gestão escolar, discussão do plano político-pedagógico da escola.
- Estágio Supervisionado II - 200 h/a no 4º ano do Curso:
Projeto de estágio, planejamento de aulas, execução do estágio.
Observação: A lotação do Estágio Supervisionado será compartilhada, sendo 200 h/a para o DECC e 200h/a para o DLA.
- Ampliar para 200h/a e regulamentar os Estudos Complementares e/ou Independentes:
As atividades complementares serão congressos, seminários, encontros e outros eventos relacionados à área de Letras, além de monitorias, bolsas voluntárias e disciplinas não previstas na estrutura curricular do Curso e que, a critério da ComCur, contribuam para a formação acadêmica e/ou profissional do estudante. Essas atividades passarão de 60 horas para 200 horas.
- Instituir e regulamentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A partir do 2º ano, o estudante deverá dar inicio ao projeto de TCC, podendo ser uma monografia sobre língua, literatura ou prática pedagógica da língua e da literatura.
Observação: O detalhamento das regulamentações acima será de competência da Comissão de Curso, resguardado o regulamentado em nível institucional (Regimento, Plano Institucional, Projeto Político-Pedagógico).
- Aprovar o plano de adaptação para os estudantes do Curso de Letras Português/ Francês:
- Os estudantes que ingressaram no curso através do Processo seletivo 2003 poderão permanecer no QSL vigente no ano de ingresso. Aqueles que não concluírem o curso até o ano letivo de 2006 deverão se adaptar ao novo QSL.
- Os estudantes que ingressarem no processo Seletivo de 2004, estarão automaticamente já inseridos no novo QSL.
- Aprovar o seguinte Plano de Equivalência:
CÓD. |
DISC ATUAL |
QSL |
CRÉ |
TIPO |
CÓD. |
NOVA DISCIPLINA |
QSL |
CRÉD |
TIPO |
06268 |
Língua Francesa I |
1° ano |
16 |
Obrig. |
Determinar |
Língua Francesa I |
1° ano |
10 |
Obrig. |
06224 |
Lingüística I |
1º ano |
06 |
Obrig. |
Determinar |
Lingüística I |
1º ano |
04 |
Obrig. |
06227 |
Teoria da Literatura I |
1º ano |
06 |
Obrig. |
Determinar
|
Teoria da Literatura I |
1º ano |
04 |
Obrig. |
09255 |
Psic. Educação- Letras |
1º ano |
06 |
Obrig. |
Determinar |
Psic. Da Educação |
2º ano |
08 |
Obrig. |
06300 |
Fonologia do Português |
1º ano |
04 |
Obrig. |
06300 |
Fonologia do Português |
2º ano |
04 |
Obrig. |
06253 |
Língua Francesa II |
2º ano |
14 |
Obrig. |
Determinar |
Língua Francesa II |
2º ano |
12 |
Obrig. |
06221 |
Língua Portuguesa II |
2º ano |
10 |
Obrig. |
Determinar |
Língua Portuguesa II |
2º ano |
08 |
Obrig. |
09288 |
Organização e Funcionamento da Escola Brasileira |
2º ano |
04 |
Obrig. |
Determinar |
Políticas Públicas da Educação |
2º ano |
04 |
Obrig.
|
06228 |
Teoria da Literatura II |
2º ano |
06 |
Obrig. |
Determinar |
Teoria da Literatura II |
2º ano |
04 |
Obrig. |
09252 |
Didática Geral - Letras |
2º ano |
04 |
Obrig. |
Determinar |
Didática |
3º ano |
08 |
Obrig. |
06254 |
Língua Francesa III |
3º ano |
14 |
Obrig. |
Determinar |
Língua Francesa III |
3º ano |
12 |
Obrig. |
06222 |
Língua Portuguesa III |
3º ano |
10 |
Obrig. |
Determinar |
Língua Portuguesa III |
3º ano |
08 |
Obrig. |
06255 |
Língua Francesa IV |
4º ano |
10 |
Obrig. |
Determinar |
Língua Francesa IV |
4º ano |
12 |
Obrig. |
06223 |
Língua Portuguesa IV |
4º ano |
10 |
Obrig. |
Determinar |
Língua Portuguesa IV |
4º ano |
08 |
Obrig. |
- Aprovar o Plano de Extinção.
- Aprovar o QSL e o rol de disciplinas optativas do Curso de Letras Português/ Francês.