SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 050/2003
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 23 DE DEZEMBRO DE 2003
Dispõe sobre o Plano de último oferecimento das disciplinas do Curso de Pedagogia - Habilitação Magistério do Ensino Médio e Implantação do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Noite.
A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 23 de dezembro de 2003, Ata 407,
D E L I B E R A:
Art. 1º Aprovar o Plano do último oferecimento das disciplinas do Curso de Pedagogia - Habilitação Magistério do Ensino Médio - Modalidade Normal e a Implantação do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Noite, conforme Anexo .
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
EM 23 DE DEZEMBRO DE 2003
Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry
VICE-PRESIDENTE DO COEPE
- Aprovar o Plano do último oferecimento das disciplinas para o Curso de Pedagogia - Magistério do Ensino Médio - Modalidade Normal - Código 070 - Base/Ingresso/2003
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
OFERECIMENTO |
1o e 2o Períodos |
||
09275 |
Sociologia |
2005 |
09276 |
Filosofia |
2005 |
09277 |
Psicologia I |
2005 |
09278 |
História da Educação |
2005 |
09279 |
Didática III |
2005 |
09280 |
Psicofisiologia I |
2005 |
09281 |
Introdução à Pesquisa |
2005 |
06028 |
Português Básico I |
2005 |
|
Práticas Desportivas |
2009 |
|
|
|
|
3o e 4o Períodos |
|
09282 |
Sociologia da Educação |
2006 |
09283 |
Filosofia da Educação |
2006 |
09284 |
Psicologia do Desenvolvimento |
2006 |
09285 |
Psicologia da Aprendizagem I |
2006 |
09286 |
Didática IV |
2006 |
09287 |
Pesquisa da Prática Pedagógica I |
2006 |
09300 |
Filosofia da Arte |
2006 |
01063 |
Introdução à Computação |
2006 |
|
|
|
|
5o e 6o Períodos |
|
09288 |
Org. e Func. da Escola Brasileira |
2007 |
09997 |
Metodologia do Ensino Médio I |
2007 |
09290 |
Pesquisa da Prát. Pedagógica II |
2007 |
09291 |
Vivências Corporais I |
2007 |
09292 |
Psicopedagogia do Excepcional |
2007 |
09294 |
Problemas de Aprendizagem I |
2007 |
09301 |
Políticas Educacionais |
2007 |
09302 |
Dinâmica de Grupo |
2007 |
09011 |
Relações Humanas |
2007 |
01151 |
Informática na Educação |
2007 |
09305 |
Pensamento Pedagógico Brasileiro |
2007 |
|
Língua Estrangeira |
2007 |
|
|
|
|
7o e 8o Períodos |
|
09293 |
Seminário de Monografia |
2009 |
09304 |
Educação e Trabalho |
2009 |
09306 |
Psicopedagogia do Adulto I |
2009 |
09296 |
Educação e Sociedade |
2009 |
09298 |
Educação de Adultos |
2009 |
09993 |
Est.Sup.Didática - Ensino Médio |
2009 |
09996 |
Est.Sup.Filosofia - Ensino Médio |
2009 |
09995 |
Est.Sup.Sociologia Ensino Médio |
2009 |
09994 |
Est.Sup.Psicologia Ensino Médio |
2009 |
- Aprovar o Plano de Implantação do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Noite
DISCIPLINAS NOVAS |
CÓDIGO |
INÍCIO DE OFERECIMENTO |
Filosofia da Educação |
09283 |
1 e 2/2004 |
Sociologia da Educação |
09282 |
1 e 2/2004 |
Psicologia da Educação |
A designar |
1 e 2/2004 |
História da Educação Brasileira |
A designar |
1 e 2/2004 |
Didática V |
A designar |
1 e 2/2004 |
Produção Textual |
A designar |
1 e 2/2004 |
Atividades Integradoras I |
A designar |
1 e 2/2004 |
Fund. E Metod. da Pesq. Em Educação |
A designar |
1 e 2/2005 |
Políticas Públicas de Educação |
A designar |
1 e 2/2005 |
Psicologia da Infância e da Adolescência |
A designar |
1/2005 |
Corporeidade e Movimento |
A designar |
1/2005 |
Didática VI |
A designar |
1 e 2/2005 |
Psic. Educ. dos Portadores de Neces. Espec. |
A designar |
1 e 2/2005 |
Ética Profissional |
09166 |
1/2005 |
Atividades Integradoras II |
A designar |
1 e 2/2005 |
Infâncias, Culturas e Educação |
A designar |
2/2005 |
Educação de Jovens e Adultos |
A designar |
2/2005 |
His. e Metod. da Alfabetização I |
A designar |
1/2006 |
Ens.da Língua Port. nos A. I. I |
A designar |
1/2006 |
Ens. de Ciências Sociais nos A. I. |
A designar |
1/2006 |
Arte e Ling. na Educação |
A designar |
1/2006 |
Estágio I |
A designar |
1/2006 |
His. e Metod. da Alfabetização II |
A designar |
2/2006 |
Ens. da Língua Port. nos A. I. II |
A designar |
2/2006 |
Ens. de Ciências Nat. nos A . I. |
A designar |
2/2006 |
Currículo e Metod. dos A. I. I |
A designar |
2/2006 |
Estágio II |
A designar |
2/2006 |
Literat. Infanto-Juvenil |
A designar |
1/2007 |
Ens. da Matemática nos A. I. |
A designar |
1/2007 |
Currículo e Metod. dos A. I. II |
A designar |
1/2007 |
Sem. Teórico-Prático da Ação Educativa |
A designar |
1/2007 |
Invest. E Prática nos Campos da EJA |
A designar |
1/2007 |
Estágio III |
A designar |
1/2007 |
Trab. de Conclusão de Curso |
A designar |
2/2007 |
Estágio IV |
A designar |
2/2007 |
Sem. de Prop. Pedagógicas |
A designar |
2/2007 |
- Criar e Incluir as seguintes disciplinas e atividades do QSL do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental -Noite:
Primeiro Ano
DISCIPLINAS
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: 09283
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: Obrigatório
Duração: anual
Ementa: O homem como sujeito da educação. Antropologia filosófica e educação. Características da filosofia e sua contribuição sobre o fenômeno educacional. As questões filosóficas envolvidas nas relações educação-sociedade, educação-poder, educação-democracia. O pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo: problemas e perspectivas. A formação do educador frente aos paradigmas de um novo tempo. A função educadora. O papel do educador na sociedade.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: 09282
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: Obrigatório
Duração: anual
Ementa: Estudo das teorias sociológicas da educação: reprodutivistas e crítica. Sociologia política da educação, ideologia, cultura e educação. A Sociologia da educação no Brasil. Estado e Sociedade: cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho, cotidiano escolar; educação e mercado.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de Avaliação : I
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Duração: anual
Ementa: A psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 6
Sistema de Avaliação: I
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Duração: anual
Ementa: Definição e significação da história da educação brasileira e deste cotidiano como construção individual e coletiva. História de vida/pessoal/escolar dos estudantes. História local dos espaços formais e informais de educação. Análise crítica dos acontecimentos sócio político culturais legitimados como relevantes na construção histórica da educação.
DIDÁTICA V
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: I
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Duração: anual
Ementa: Análise da função e do papel do professor em seu contexto profissional. Discute a identidade docente e os processos de formação de professores. Estuda a pedagogia e a didática como campo de conhecimento e como disciplina nos cursos de formação de professores. As epistemologias do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: I
Localização no QSL:1º ano
Caráter: obrigatório
Duração: anual
Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e na produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.
ATIVIDADES
ATIVIDADES INTEGRADORAS I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: II
Localização no QSL:1º ano
Caráter: obrigatório
Duração: anual
Atividade interdisciplinar
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.
Segundo Ano
DISCIPLINAS
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Duração: anual
Ementa: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Duração: anual
Ementa: Análise e discussão das políticas públicas da educação e sua influência na organização e funcionamento do sistema educacional brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais.
PSICOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 1º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: A constituição do indivíduo sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Necessidades básicas da criança e do adolescente ao longo do seu processo de desenvolvimento vital. Qualidade de vida e situações de vulnerabilidade e fatores de proteção no contexto atual.
CORPOREIDADE E MOVIMENTO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 1º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos da EJA.
DIDÁTICA VI
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Duração: anual
Ementa: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político - pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planejamento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico políticas. Analisa as orientações curriculares nacionais para os Anos Iniciais.
PSICOLOGIA EDUCACIONAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Duração: anual
Ementa: Enfoque multidisciplinar da psicopedagogia no estudo das necessidades educativas especiais. Caracterização das necessidades educativas especiais sob os aspectos: intelectual, sensorial, físicos e condutas típicas. Modalidades de identificações e intervenções psicopedagógicas. A ação psicopedagógica na inclusão do aluno com necessidades educativas especiais nos contextos sociais.
ÉTICA PROFISSIONAL
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: 09166
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 1º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Principais concepções éticas. Possibilidades e limites da ética enquanto foro íntimo (subjetivo e privado) e foro coletivo. A ética no processo de produção e reprodução do conhecimento científico e tecnológico, e suas implicações nas relações de trabalho. A ética profissional como princípio que rege a conduta funcional das profissões Concepção filosófica de liberdade. A ética profissional como fator fundamental à construção da identidade e da valorização da pessoa. A construção de uma ordem social-profissional fundada em valores éticos.
INFÂNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 2º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Estudo da infância e das questões sociais e culturais que a atravessam. Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental articulações possíveis.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 2º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Educação do Jovem e do Adulto: retrospectiva histórica. Pressupostos teóricos que fundamentam a EJA. Questões históricas, sociais e ideológicas do analfabetismo jovem e adulto no Brasil. Experiências da EJA no contexto contemporâneo em países da América Latina.
PSICOLINGÜÍSTICA
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código:06165
Carga Horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de Avaliação: I
Localização no QSL: 2º período do 2º ano
Caráter: Obrigatório
Duração: Semestral
Ementa: Aspectos gerais sobre: o nível semântico e o nível sintático. Os processos de aquisição da linguagem. Implicações pedagógicas.
ATIVIDADES
ATIVIDADES INTEGRADORAS II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: II
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Duração: anual
Atividade interdisciplinar
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.
Terceiro Ano
DISCIPLINAS
HISTÓRIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Fundamentos epistemológicos dos conceitos de alfabetização, analfabetismo, alfabetismo e letramento. Abordagem histórica da alfabetização e dos métodos de alfabetização.
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Princípios básicos para o ensino da língua materna nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A correção da linguagem escrita. O ensino da gramática, na visão tradicional e em novas perspectivas. Leitura e produção textual nos Anos Iniciais.
ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Estudo das concepções e significados das ciências sociais. Dimensões interdisciplinares e metodológicas dos conhecimentos da geografia e da história articuladas com o cotidiano. Inter-relação teoria e prática nas propostas educativas no currículo dos Anos Iniciais.
ARTE E LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: II
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Disciplina interdisciplinar
Ementa: Introdução à arte da criança e do adolescente; o grafismo infantil nas diversas abordagens metodológicas; a estereotipia gráfica e sua repercussão na aprendizagem escolar; Imitação e cópia como problemas de aprendizagem. Cinestesia, imaginação e simbolismo na arte da criança e do adolescente; a oficina de arte: O fazer artístico e a educação estética.
HISTÓRIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: I
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Teorias que fundamentam as práticas alfabetizadoras em contextos escolares e não escolares As especificidades da alfabetização nos Anos Iniciais e na EJA. Prática e construção da ação alfabetizadora, com base nos pressupostos dos Anos Iniciais e da EJA.
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de Avaliação: I
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: A expressão escrita e a leitura das diversas formas de textos no processo de aprendizagem da língua materna. Análise de livros didáticos.
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: I
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como os pedagógicos, visando melhor domínio e compreensão da problemática do ensino de ciências naturais. Análise da estrutura curricular, contextualização e interdisciplinaridade, construção de elementos teórico-metodológicos para o ensino de ciências naturais para os anos iniciais,
CURRÍCULO E METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: I
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Estudo do currículo e das metodologias de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento e organização do conhecimento articulando as diferentes áreas.
ATIVIDADES
ESTÁGIO I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: II
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Disciplina interdisciplinar
Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da instituição, investigação das comunidades que a instituição recebe, funcionamento administrativo, regimento escolar e a função e o papel da coordenação pedagógica. Ações educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
ESTÁGIO II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: II
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Disciplina interdisciplinar
Ementa: Pesquisa do contexto e da organização pedagógica da instituição: Rotina educativa diária, participação em reuniões administrativo-pedagógicas; proposta pedagógica, observações e acompanhamento da prática da sala de aula desenvolvida por profissionais, entrevistas com docentes, organização do projeto de estágio. Ações educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Quarto Ano
DISCIPLINAS
LITERATURA INFANTO - JUVENIL
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: I
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Contextualização da literatura infanto-juvenil. Características estruturais do texto narrativo. A narrativa e a poesia infanto-juvenis e o ensino. A produção contemporânea.
ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: I
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Aprofunda os referenciais teórico-metodológicos do ensino da matemática nos Anos Iniciais . Discute o conhecimento matemático na vida cotidiana. Trabalha o ensinar - aprender matemática a partir da resolução de situações problemas. Estuda o surgimento do número, o sistema de numeração decimal e as operações com números naturais.
CURRÍCULO E METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 2
Sistema de Avaliação: I
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Estudo do cotidiano, do tempo e do espaço no processo de ensino e de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Significado do registro da prática, como forma de reflexão sobre a ação educativa para o planejamento do ensino nos anos iniciais.
SEMINÁRIO TEÓRICO-PRÁTICO DA AÇÃO EDUCATIVA
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de Avaliação: II
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Produção textual crítico reflexivo, fundamentada em atividades teórico-experienciais na área educativa.
INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA NOS CAMPOS DA EJA
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: II
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Ementa: Analisa ações educativas da EJA. Compreende a especificidade desta modalidade de ensino. Acompanha a atividade docente educador no cotidiano da alfabetização.
ATIVIDADES:
ESTÁGIO III
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: II
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Vivencia oficinas pedagógicas no cotidiano dos Anos Iniciais: planejamento, atividade prática docente, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, orientações individuais e coletivas, avaliação e reflexão da ação na vivência do processo. Encaminha a proposta de atividade prática de sala de aula.
ESTÁGIO IV
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 15 h/a
Créditos:15
Sistema de Avaliação: II
Localização no QSL: 2º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Realiza a prática docente nos Anos Iniciais. Aprofunda e sistematiza uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico-científico. Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes a ação docente e produz conhecimentos contextualizados.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 5 h/a
Créditos: 05
Sistema de Avaliação: II
Localização no QSL: 2º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico - científico.
SEMINÁRIO DE PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 5 h/a
Créditos: 05
Sistema de Avaliação: II
Localização no QSL: 2º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Duração: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes a ação docente produzindo conhecimentos contextualizados.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
GINÁSTICA
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: 09904
Carga horária semanal: 2h/a
Créditos: 02
Oferecimento: a partir de 2006
EDUCAÇÃO E TRABALHO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2h/a
Créditos: 02
Sistema de Avaliação: I
Oferecimento: a partir de 2006
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2h/a
Créditos: 02
Sistema de Avaliação: I
Oferecimento: a partir de 2006
PSICOPEDAGOGIA DO ADULTO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: 09187
Carga Horária semanal: 2 h/a
Créditos: 2
Sistema de Avaliação: I
Oferecimento: a partir de 2006
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Lotação: Departamento de Matemática
Código: 01063
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 2
Sistema de Avaliação: I
Oferecimento: a partir de 2006
- Aprovar a carga horária do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Noite:
Disciplinas Obrigatórias: 1775 h/a
Disciplinas Optativas: 60 h/a
Atividades Complementares: 200 h/a
Práticas Pedagógicas: 400 h/a
Estágio Supervisionado: 405 h/a
Carga Horária Total do Curso: 2840 h/a
- Aprovar o tempo de integralização mínimo de conclusão do Curso em 8 (oito) semestres e máximo em 14 (quatorze) semestres e a carga horária semanal máxima em 32 h/a e a mínima em 14 h/a.
- Definir em 40 (quarenta) o número de vagas para o Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Noite.
- Redistribuir e ampliar para 400 h/a as atividades de Prática de Ensino distribuídas em todas as disciplinas do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Noite.
- Instituir o Estágio Curricular Obrigatório de 405 h/a
Estágio I 5º período 60 h/a
Estágio II 6º período 60 h/a
Estágio III 7º período 60 h/a
Estágio IV 8º período 225 h/a
- Aprovar 200 horas de atividades complementares para o Curso.
Observação: As Atividades Complementares, as Práticas Pedagógicas, os Estágios Supervisionados, as Atividades Integradoras, o Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas serão regulamentados pela Comissão de Curso de Pedagogia.
- Aprovar o QSL do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Noite, conforme Quadro I.