SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 021/2005
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 26 DE OUTUBRO DE 2005
Dispõe sobre a criação do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.
O Reitor em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 26 de outubro de 2005, Ata 429,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, a ser oferecido a partir do 1º semestre de 2006, conforme estrutura em anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto
PRESIDENTE DO COEPE EM EXERCÍCIO
ESTRUTURA DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1) Número mínimo de créditos: 48 créditos (15 créditos em disciplinas obrigatórias, 21 créditos em disciplinas aptativas e 12 créditos para tese);
2) Tempo máximo de integralização: 48 meses;
3) Quadro de disciplinas:
3.1 Criar as disciplinas abaixo relacionadas, com sistema de avaliação II e código a determinar.
Educação Ambiental e Formação de Professores: políticas e Práticas
Departamento - Educação e Ciências do Comportamento
Caráter - optativa
C.H Total - 45
Créditos - 3
Ementa - Estudo de projetos e práticas curriculares em função dos pressupostos que orientam o ensinar e o aprender no ensino básico e superior. Análise das propostas de políticas públicas para a formação inicial e continuada, em nível superior, de professores para a educação básica. Práticas institucionais. Cpacitação/aperfeiçoamento na formação de professores, focalizando a educação ambiental.
Estudos Avançados em Educação Ambiental
Departamento - Educação e Ciências do Comportamento
Caráter - Obrigatória
C.H Total - 45
Créditos - 3
Ementa - A contextualização da crise sócio-ambiental. Educação Ambiental e sustentabilidade. A trajetória da Educação Ambiental, análise de experiências, desafios e perspectivas. Princípios e políticas públicas de Educação Ambiental. Ações, diretrizes e exemplos do papel da Educação Ambiental nos seus fundamentos, na formação de educadores e na educação não formal. Análise crítica de políticas, programas e projetos de Educação Ambiental. Estudo de caso.
Princípios da Educação Ambiental
Departamento - Educação e Ciências do Comportamento
Caráter - Obrigatória
C.H Total - 45
Créditos - 3
Ementa - Princípios da Educação Ambiental problematizadora. Análise crítica do processo de objetividade do conhecimento científico. A objetividade científica enquanto processo não isolável das crenças, da lógica, da linguagem, da teoria, da cooperação e do consenso e da subjetividade. A objetividade científica e a necessidade de verificabilidade dos enunciados científicos submetidos a intersubjetividade dialógica dos sujeitos do conhecimento.
Fundamentos do Gerenciamento Costeiro Integrado
Departamento - Oceanografia
Caráter - Optativa
C.H Total - 45
Créditos - 3
Ementa - Gerenciamento costeiro e oceânico integrado. Definição de gerenciamento costeiro integrado e conceitos fundamentais. A evolução da prescrição global para o gerenciamento integrado de oceanos e costas. Implementação de acordos internacionais: capacitação para o GCI. Considerações institucionais, legais e financeiras. Informação e base científica para o GCI. Ciências naturais com destaque para a ecologia, oceanografia, ciências sociais e educação ambiental. Formulação e aprovação de um programa de CGI. Implementação, operacionalização e avaliação de um programa de GCI. Estudos de caso. O GCI Brasil.
3.2 Incluir as disciplinas abaixo relacionadas.
NOME |
CÓDIGO |
CARÁTER |
Abordagem ecológica do desenvolvimento humano |
09076P |
optativa |
Abordagem sócio-histórica e a educação ambiental |
09077P |
optativa |
Análise qualitativa de informações discursivas |
02043P |
optativa |
Arte e ecologia |
06001P |
optativa |
Currículo, cultura, formação docente e educação ambiental |
09088P |
optativa |
Ecologia virtual criativa |
09086P |
optativa |
Educação ambiental como proposta pedagógica |
09O47P |
optativa |
Educação ambiental e complexidade |
09089P |
optativa |
Educação ambiental no contexto da saúde coletiva |
18049P |
optativa |
Educação ambiental no ensino formal |
09071P |
optativa |
Educação ambiental, trabalho e saúde |
09075P |
optativa |
Filosofia da educação ambiental |
09070P |
obrigatória |
Fundamentos de ecologia de sistemas |
11012P |
obrigatória |
História da idéia de natureza e de educação na modernidade |
10032P |
Optativa |
Metodologias de pesquisa em educação |
09069P |
Obrigatória |
Princípios de sistemas |
03013P |
optativa |
Seminário de educação ambiental |
09031P |
optativa |