Nº 021 - Dispõe sobre a criação do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 021/2005

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 26 DE OUTUBRO DE 2005

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.

 

 

 

 O Reitor em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 26 de outubro de 2005, Ata 429,

 

 

D E L I B E R A :

 

 

Art. 1º    Aprovar a criação do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, a ser oferecido a partir do 1º semestre de 2006, conforme estrutura em anexo.

 

Art. 2º    A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE DO COEPE EM EXERCÍCIO

 

 

 

 

 

ESTRUTURA DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

1)      Número mínimo de créditos: 48 créditos (15 créditos em disciplinas obrigatórias, 21 créditos em disciplinas aptativas e 12 créditos para tese);

2)      Tempo máximo de integralização: 48 meses;

3)      Quadro de disciplinas:

 

3.1     Criar as disciplinas abaixo relacionadas, com sistema de avaliação II e código a determinar.

 

Educação Ambiental e Formação de Professores: políticas e Práticas

Departamento - Educação e Ciências do Comportamento

Caráter - optativa

C.H Total - 45

Créditos - 3

Ementa - Estudo de projetos e práticas curriculares em função dos pressupostos que orientam o ensinar e o aprender no ensino básico e superior. Análise das propostas de políticas públicas para a formação inicial e continuada, em nível superior, de professores para a educação básica. Práticas institucionais. Cpacitação/aperfeiçoamento na formação de professores, focalizando a educação ambiental.

 

Estudos Avançados em Educação Ambiental

Departamento - Educação e Ciências do Comportamento

Caráter - Obrigatória

C.H Total - 45

Créditos - 3

Ementa - A contextualização da crise sócio-ambiental. Educação Ambiental e sustentabilidade. A trajetória da Educação Ambiental, análise de experiências, desafios e perspectivas. Princípios e políticas públicas de Educação Ambiental. Ações, diretrizes e exemplos do papel da Educação Ambiental nos seus fundamentos, na formação de educadores e na educação não formal. Análise crítica de políticas, programas e projetos de Educação Ambiental. Estudo de caso.

 

Princípios da Educação Ambiental

Departamento - Educação e Ciências do Comportamento

Caráter - Obrigatória

C.H Total - 45

Créditos - 3

Ementa - Princípios da Educação Ambiental problematizadora. Análise crítica do processo de objetividade do conhecimento científico. A objetividade científica enquanto processo não isolável das crenças, da lógica, da linguagem, da teoria, da cooperação e do consenso e da subjetividade. A objetividade científica e a necessidade de verificabilidade dos enunciados científicos submetidos a intersubjetividade dialógica dos sujeitos do conhecimento.

 

Fundamentos do Gerenciamento Costeiro Integrado

Departamento - Oceanografia

Caráter - Optativa

C.H Total - 45

Créditos - 3

Ementa - Gerenciamento costeiro e oceânico integrado. Definição de gerenciamento costeiro integrado e conceitos fundamentais. A evolução da prescrição global para o gerenciamento integrado de oceanos e costas. Implementação de acordos internacionais: capacitação para o GCI. Considerações institucionais, legais e financeiras. Informação e base científica para o GCI. Ciências naturais com destaque para a ecologia, oceanografia, ciências sociais e educação ambiental. Formulação e aprovação de um programa de CGI. Implementação, operacionalização e avaliação de um programa de GCI. Estudos de caso. O GCI Brasil.

 

3.2     Incluir as disciplinas abaixo relacionadas.

 

NOME

CÓDIGO

CARÁTER

Abordagem ecológica do desenvolvimento humano

09076P

optativa

Abordagem sócio-histórica e a educação ambiental

09077P

optativa

Análise qualitativa de informações discursivas

02043P

optativa

Arte e ecologia

06001P

optativa

Currículo, cultura, formação docente e educação ambiental

09088P

optativa

Ecologia virtual criativa

09086P

optativa

Educação ambiental como proposta pedagógica

09O47P

optativa

Educação ambiental e complexidade

09089P

optativa

Educação ambiental no contexto da saúde coletiva

18049P

optativa

Educação ambiental no ensino formal

09071P

optativa

Educação ambiental, trabalho e saúde

09075P

optativa

Filosofia da educação ambiental

09070P

obrigatória

Fundamentos de ecologia de sistemas

11012P

obrigatória

História da idéia de natureza e de educação na modernidade

10032P

Optativa

Metodologias de pesquisa em educação

09069P

Obrigatória

Princípios de sistemas

03013P

optativa

Seminário de educação ambiental

09031P

optativa