Nº 022 - Dispõe sobre a criação do Curso de Graduação em Psicologia.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 022/2005

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 11 DE NOVEMBRO DE 2005

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de graduação em Psicologia.

 

 

 

 O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 11 de novembro de 2005, Ata 430,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art. 1º         Aprovar a criação do curso de Psicologia e seu Projeto Político Pedagógico nos termos apresentados no anexo desta deliberação.

 

 

Art. 2º                   A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPE

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

 

 

a)                  Matriz curricular do Curso de Psicologia com 10 (dez) semestres para sua integralização. A matriz é fundamentada nos Núcleos – Comum, Operacionalizante e Profissionalizante. Os núcleos articulam os conhecimentos em torno dos Eixos Estruturantes: Fundamentos epistemológicos e históricos; Fundamentos teórico-metodológicos; Procedimentos para investigação científica e a prática profissional; Fenômenos e processos psicológicos básicos; Interfaces com campos afins do conhecimento; Práticas profissionais básicas, intervencionistas e profissionalizantes.

 

b)                 Estrutura curricular, conforme descrito abaixo:

Modalidade de Ingresso: Processo Seletivo – Vestibular

Regime Acadêmico: por disciplinas (os pré-requisitos são explicitados nas características das disciplinas)

Número de vagas: 35 vagas, turma única

Turnos de funcionamento: vespertino/noturno

Carga horária total mínima: 4080h

Carga Horária Teórica: 1975h.

Carga Horária Prática: 1700h.

Carga Horária Teórico-Pratica: 405h

Tempo mínimo de integralização: 5 anos

Tempo máximo de integralização: 8 anos

c)                  Criar e incluir as seguintes disciplinas:

 

1o ANO – 915h (1o semestre 30h/s - 2o semestre 31h/s) – Observar, estudar e compreender, numa perspectiva cientifica as manifestações dos fenômenos psicológicos nos contextos: biológicos, sociais, históricos e filosóficos.

DISICPLINA: História da Psicologia                 CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem

CRÉDITOS:  04       CHS: 04            CHT:    60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não

EMENTA: As principais influências da filosofia na construção do saber psicológico. História da construção do objeto da psicologia: período pré-científico e científico. Gênese e desenvolvimento da Psicologia científica explicitando como as concepções de homem sucedem-se na história das ciências humanas organicamente articuladas na especificidade das relações de produção da vida societária. A história da psicologia no Brasil.

 

DISCIPLINA: Filosofia do Mundo Ocidental                CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º ano

CRÉDITOS:  06        CHS: 03          CHT: 90    

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Origem e consolidação da Filosofia Grega; Mito e Filosofia; Sócrates, Platão e Aristóteles; Empirismo e Racionalismo modernos; Materialismo e Crítica Social; Tendências no século XX; Homem, Mundo, Existência.

DISCIPLINA: Antropologia Sócio-cultural         CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Biblioteconomia e História

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem

CRÉDITOS: 04        CHS: 04           CHT: 60    

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Estudo do ser humano, considerando suas dimensões sociais e culturais, iniciando pela identificação da área no contexto do conhecimento humano, em sua constituição histórica e metodologia de pesquisa. Os tópicos a seguir compreendem a cultura em sua relação com a sociedade, propiciando estruturas que originam organizações sociais, econômicas e políticas num diálogo com o ambiente – o espaço social. Desde esta expressão, serão estudadas as manifestações simbólicas e normativas da cultura, aquelas que fundam a identidade - a dimensão mítica e ritual que se configuram num controle social, expressões artísticas, filosóficas e científicas próprias.

            

DISCIPLINA: Metodologia Científica Aplicada à Psicologia         CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º ano

CRÉDITOS: 04       CHS: 02           CHT: 60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: O conhecimento científico e do senso comum. Método e metodologia. Pesquisa: conceitos e tipos. Produção científica: tipos de trabalhos científicos. Técnicas de leitura: análise textual, temática e interpretativa. Procedimentos para sublinhar, esquematizar e resumir. Tipos de fichamento e referências bibliográficas. Pesquisa bibliográfica: fases. Redação do trabalho: estrutura lógica, estilo e citações. Apresentação formal do trabalho.

 

DISCIPLINA: Processos Psicológicos Básicos             CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório 

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2 ºsem

CRÉDITOS: 04         CHS: 04           CHT:  60   

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Não tem  

EMENTA: Determinantes biológicos e sócio-históricos implicados na gênese e desenvolvimento dos processos superiores da consciência: sensação, percepção, atenção, memória, inteligência, linguagem e pensamento. Emoção, motivação e sentimento. A multideterminação da condição humana.

 

DISCIPLINA: Anatomo-fisiologia Humana              CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Cirurgia  e Ciências Fisiológicas

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório 

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º ano

CRÉDITOS: 06        CHS: 03           CHT:  90     

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Não tem

EMENTA:Estudos morfológicos e fisiológicos dos diferentes órgãos e sistemas do corpo humano.

 

DISCIPLINA: Fundamentos Psicanalíticos               CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º ano

CRÉDITOS: 06             CHS: 03     CHT:  90  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

PRÉ-REQUISITOS: Não tem

EMENTA: Conhecimento científico da obra de Freud no que tange à organização dinâmica, topológica e estrutural da personalidade, bem como: mecanismos dos sonhos e dos atos falhos, inibição, sintoma e angústia, desenvolvimento psicossexual, mecanismos de defesa.

 

DISCIPLINA: Estatística Básica I              CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento de Matemática

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1ºsem

CRÉDITOS: 04         CHS: 04    CHT: 60    

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Não tem

EMENTA: Noções de estatística descritiva. Noções de probabilidade. Variáveis aleatórias. Distribuições discretas de probabilidade: Binomial e Poisson. Distribuição contínua de probabilidade: normal.

DISCIPLINA: Estatística Básica II             CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento de Matemática

DURAÇÃO:  semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2ºsem

CRÉDITOS:  04         CHS: 04            CHT: 60    

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Estatística Básica I

EMENTA: Noções de amostragem. Distribuição amostral. Noções de estimação. Teste de hipóteses para média, proporção e diferença de médias. Tabelas de contingência. Noções de regressão e correlação.

 

DISCIPLINA: Psicologia: Ciência e Profissão            CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento         

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem

CRÉDITOS: 03    CHS: 03         CHT: 45    

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Não tem

EMENTA: Os objetos de estudo da ciência psicológica. Principais abordagens e campos disciplinares da psicologia. Interfaces da psicologia enquanto ciência e profissão. Atribuições, áreas de atuação, e mercado de trabalho do psicólogo. Psicologia e sua interface com outros campos disciplinares. Introdução ao projeto pedagógico do curso.

 

DISCIPLINA: Estágio Básico I              CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2 ºsem

CRÉDITOS: 04      CHS: 04        CHT: 60     

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

PRÉ-REQUISITOS: Não tem

EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.

 

DISCIPLINA: Atividades Transdisciplinares I              CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º ano

CRÉDITOS: 02         CHS: 01        CHT: 30    

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

PRÉ-REQUISITOS: Não tem

EMENTA: Atividades complementares transversais.

 

               

         2o ANO - 855H (1o semestre 29h/s - 2o semestre 28h/s) – Estudar e compreender as diferentes abordagens dos fenômenos psicológicos inerentes ao desenvolvimento humano.

DISCIPLINA: Filosofia Fenomenológica Existencial          CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1ºsem/2ºano

CRÉDITOS: 04      CHS: 04           CHT:  60   

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Filosofia do Mundo Ocidental

EMENTA: Contextualização, conceitos básicos da fenomenologia. Os precursores e os grandes teóricos. As escolas fenomenológicas e existenciais; Ser-no-mundo; Consciência; Angustia; Finitude; Intersubjetividade; Responsabilidade.

 

DISCIPLINA: Psicologia Humanística Existencial          CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2 ºsem/2ºano

CRÉDITOS: 04         CHS: 04         CHT:  60      

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Filosofia do Mundo Ocidental

EMENTA: Precursores e expoentes da Psicologia Humanista. Conceitos, métodos e técnicas das abordagens centradas na pessoa.

               

DISCIPLINA: Psicologia Transcultural                       CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatória

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º ano

CRÉDITOS: 04        CHS: 02           CHT: 60       

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Antropologia Sócio-Cultural

EMENTA: Cultura e personalidade. Inconsciente e cultura, etnia, classe social, tipos de família e determinações psíquicas - "Normalidade" e "patologia" segundo as diferentes culturas - Os processos de adoecer e os procedimentos terapêuticos transculturais. Ferramentas diagnósticas transculturais - Migrações, Miscigenação, Identidade e História.

 

DISCIPLINA: Anatomo-fisiologia do Sistema Nervoso aplicada à Psicologia

CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamentos de Ciências Fisiológicas, de Cirurgia e de Educação e Ciências do Comportamento.

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1° sem/2ºano

CRÉDITOS: 04        CHS:  04          CHT: 60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Anatomo-fisiologia Humana

EMENTA: Estudos morfológicos do sistema nervoso e compreensão dos mecanismos neurofisiológicos envolvidos na captação e transmissão das diversas modalidades sensoriais; no desenvolvimento e controle neuromotor do indivíduo; nos processos comportamentais, de memória e de aprendizagem e no ciclo sono-vigília.

DISCIPLINA: Pesquisa e Investigação em Psicologia           CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º ano

CRÉDITOS: 04        CHS: 02            CHT: 60    

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Estatística Básica II, Metodologia Científica Aplicada a Psicologia.

EMENTA: Objeto de pesquisa em psicologia. Enfoques de pesquisa em ciências humanas: positivismo, fenomenologia e materialismo dialético. Tipos de Pesquisa: Qualitativas e quantitativas. Projeto de pesquisa: etapas da elaboração do projeto de pesquisa; produção, apresentação e publicação de trabalhos científicos.

 

DISCIPLINA: Teoria Psicanalítica I              CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem/2ºano

CRÉDITOS: 04        CHS: 04            CHT: 60  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos Psicanalíticos

EMENTA: Estudo da obra de Melanie Klein. Fantasia inconsciente, posição esquizo-paranóide, e depressiva. Defesas e psicopatologia, a inveja precoce, estágios precoces do complexo edípico.

 

DISCIPLINA: Teoria Psicanalítica II             CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/2ºano

CRÉDITOS: 04       CHS: 04           CHT: 60       

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos Psicanalíticos

EMENTA: O homem a vida e sua obra. Desenvolvimento emocional primitivo e a preocupação materna primária. Importância do meio ambiente no desenvolvimento mental primitivo: Holding. Falso e verdadeiro self. Objeto transicional. Capacidade de estar só e a tendência anti-social.

 

DISCIPLINA: Psicologia e Epistemologia Genética             CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2ºano

CRÉDITOS: 04        CHS: 02           CHT: 60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Contextualização da obra de Piaget. Pressupostos filosóficos. Conceitos fundamentais da epistemologia genética. Influências do construtivismo no pensamento pedagógico ocidental. Psicologia do desenvolvimento psicomotor, intelectual e moral segundo Piaget.  Alfabetização. Contribuições atuais da escola de Genebra.

 

DISCIPLINA: Psicologia Sócio-Histórica             CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem/2ºano

CRÉDITOS: 04         CHS: 04           CHT: 60    

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Pressupostos filosóficos e epistemológicos da Psicologia Sócio-Histórica. A Teoria de Lev S. Vygotsky. A questão do método em Psicologia. A natureza social do psiquismo humano: gênese das funções psicológicas superiores. O papel da linguagem no desenvolvimento psicológico: a mediação semiótica. A relação desenvolvimento e aprendizagem. O papel do brincar no desenvolvimento. Contribuições da Psicologia Sócio-Histórica para os diversos contextos educativos. Debates atuais.

                               

DISCIPLINA: Ecologia do Desenvolvimento Humano      CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/2ºano

CRÉDITOS: 04        CHS: 04            CHT: 60  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Conceitos básicos da ecologia do desenvolvimento humano: microssistema. Mesossitema, exossistema, macrossistema e transição ecológica. As interações entre a pessoa em desenvolvimento e os elementos dos ambientes ecológicos. As estruturas interpessoais, as instituições, os sistemas de crenças como contextos de desenvolvimento. O modelo bioecológico: a importância dos processos proximais. Pesquisa e possibilidades de projetos de intervenção na perspectiva ecológica.

 

DISCIPLINA: Aprendizagem, Análise e Modificação do Comportamento

CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem/2ºano

CRÉDITOS: 03        CHS: 03           CHT: 45   

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos da Psicologia Experimental.

EMENTA: Concepção comportamentalista de aprendizagem. Aprendizagem, análise e modificação do comportamento. Técnicas de terapia comportamental. Aspectos éticos.

 

DISCIPLINA: Fundamentos de Psicometria                CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/2ºano

CRÉDITOS: 03        CHS: 03           CHT: 45 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Introdução à história de aplicações de testes. Elementos de cientificidade dos testes. Classificação dos testes psicológicos. Aplicação, avaliação e devolução de técnicas psicométricas.  Elaboração do informe. Implicações sociais e éticas da testagem psicológica.

 

DISCIPLINA: Psicomotricidade                 CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/2ºano

CRÉDITOS: 03        CHS: 03           CHT: 45  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Anatomo-fisiologia Humana

EMENTA: Antropologia do corpo. História do corpo. Relações de gênero e corporiedade. Linguagem corporal e as interações pedagógicas, lúdicas e educativas. Corpo humano e meio ambiente. Sentidos e significados das linguagens corporais. Corpo humano e psicologia. Técnicas proprioceptivas e exteroceptivas.

 

DISCIPLINA: Estágio Básico II             CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2ºano

CRÉDITOS: 06        CHS: 03           CHT: 90  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.

 

DISCIPLINA: Atividades Transdisciplinares II             CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2ºano

CRÉDITOS: 02        CHS: 01           CHT: 30 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

PRÉ-REQUISITOS: Atividades Transdisciplinares I

EMENTA: Atividades complementares transversais.

               

3o ANO – 825h (1o semestre 26h/s - 2o semestre 29h/s) – Compreender e avaliar as diferentes formas de manifestação dos fenômenos psicológicos no seu devido contexto.

DISCIPLINA: Psicologia Social                  CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano

CRÉDITOS: 04        CHS: 02          CHT: 60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Sociologia I, Psicologia Sócio-histórica.

EMENTA: Histórico da psicologia social. Objeto de estudo da psicologia social. Tendências da psicologia social: Norte-americana, Européia e Latino-americana. Subjetividade, identidade e contexto social.  Categorias da psicologia social: percepção social, atitude, atribuição de causalidade e representações sociais. Poder, ideologia e alienação. Tópicos emergentes em psicologia social. Processos de inclusão e exclusão. Estudos de discriminação e preconceito. Movimentos sociais e políticas públicas.

 

DISCIPLINA: Psicologia da Família          CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano

CRÉDITOS: 04         CHS: 02         CHT: 60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Tipologia das Estruturas Familiares. A família como contexto de desenvolvimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Dinâmica e processos familiares e as transições do ciclo de vida. Práticas educativas na família e as ideologias familiares. Relações do casal, relações entre irmãos. A família brasileira e a atual diversidade das configurações familiares: divórcio, monoparentalidade e famílias reconstituídas. Contextos familiares de risco: presença de drogas, violência doméstica, famílias com membros portadores de necessidades especiais. Perspectivas de pesquisa, metodologia e intervenção no sistema familiar.

 

DISCIPLINA: Psicologia dos Processos Grupais               CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano

CRÉDITOS: 04         CHS: 02           CHT: 60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Uma visão histórica e evolutiva dos grupos: principais referenciais teórico-técnicos. Importância e conceituação de grupo. Modalidades grupais. Vínculos e configurações grupais.  Aparato psíquico grupal. Campo grupal: ansiedades, defesas e identificações. Comunicação. Papéis e lideranças. O setting grupal. Transferência e contratransferência. Atividade interpretativa. Do monitor como interpretante. Contexto institucional da interpretação.

 

DISCIPLINA: Psicologia da Educação Especial

CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano

CRÉDITOS: 04        CHS: 02         CHT: 60     

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Anatomo-fisiologia Humana

EMENTA: A relação deficiência e normalidade: seu significado social. Etiologia e características da condição de deficiência mental. Modos de conceituação, classificação e prevenção da deficiência mental. As diferentes necessidades especiais e os tipos de intensidades de apoio. O diagnóstico multidisciplinar da deficiência mental. Família, educação, profissionalização, sexualidade e integração da pessoa portadora de necessidades especiais. A atuação do Psicólogo junto ao portador de necessidades especiais. A situação atual da educação especial.

 

DISCIPLINA: Psicopatologia Geral            CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano

CRÉDITOS: 04         CHS: 02            CHT: 60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos Psicanalíticos.

EMENTA: Conceitos de saúde e doença; normalidade e patologia. Alterações das funções psíquicas. Noções teóricas para identificação das principais estruturas psicopatológicas. Características dos quadros nosológicos e classificações diagnósticas. Distúrbios do desenvolvimento na infância e psicopatologia infantil.

 

DISCIPLINA: Psicofarmacologia                         CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Ciências Fisiológicas

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem/3º ano

CRÉDITOS: 03        CHS: 03         CHT: 45   

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Anatomo-fisiologia do Sistema Nervoso aplicada à Psicologia.

EMENTA: Evidencia os fundamentos que levam ao entendimento dos psicofármacos. A abordagem do assunto através do estudo da farmacocinética e farmacodinâmica é orientada para a solução de problemas, visando fornecer subsídios para que o aluno de Psicologia possa adotar uma conduta crítica em relação às substâncias que agem no sistema nervoso central. 

DISCIPLINA: Psicofisiologia                       CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/3º ano

CRÉDITOS: 03        CHS: 03         CHT: 45   

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Filosofia do Mundo Ocidental.

EMENTA: Correlatos biológicos do comportamento. Estruturas dos sistema nervoso e endócrino. Aspectos fisiológicos de sensação, emoção, aprendizagem, memória, linguagem e comportamento motor.

DISCIPLINA: Ética e Legislação                   CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/3º ano

CRÉDITOS: 03        CHS:   03         CHT: 45 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Filosofia do Mundo Ocidental

EMENTA: Ética profissional e bioética. Entidades representativas em psicologia: O sistema conselho (CFP, CRP´s). Código de ética profissional dos psicólogos. Legislação do exercício profissional do psicólogo. Resoluções do Ministério da Saúde ligadas à psicologia.Valores, ética e direitos humanos a serem respeitados nos diferentes contextos de atenção. Dimensões ético-políticas da ação e interação psicológica. Contrato e responsabilidade social. Sigilo.

DISCIPLINA: Psicologia Ontogenética Humana                  CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano

CRÉDITOS: 04        CHS: 02           CHT: 60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Psicologia e Epistemologia Genética

EMENTA: Abordagens teóricas do desenvolvimento humano na vida adulta. Teorias do envelhecimento. Aspectos físicos, cognitivos, sociais, morais e da personalidade no adulto jovem, média e no envelhecimento. Recordações, lembranças e reminiscências no imaginário dos idosos. Possibilidades de realização na vida adulta e na velhice. Talentos, criatividade. Sistema de valores, crenças e atitudes. Sexualidade, trabalho, prazer, aposentadoria. Relacionamentos consensuais. Saúde mental e qualidade de vida.

DISCIPLINA: Psicologia Educacional                 CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano

CRÉDITOS: 04         CHS: 02            CHT: 60     

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Psicologia e Epistemologia Genética

EMENTA: A instituição escolar como necessidade social e as transformações de seu papel na sociedade. A função social da escola. Breve história da educação no Brasil. A escola e a educação para a liberdade, cidadania e emancipação. As concepções de educação e as tendências pedagógicas na prática escolar. O problema da evasão, da repetência e da violência na escola. Os mitos do fracasso escolar. A relação escola família e comunidade. A influência da psicologia na educação e a contribuição do psicólogo nos processos educacionais. Trabalho transdisciplinar.

 

DISCIPLINA: Teoria e Técnica da Entrevista Psicológica                  CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem/3º ano

CRÉDITOS: 04        CHS: 04           CHT: 60  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos da Psicometria

EMENTA: Entrevista: Tipos (aberta, fechada, dialógica, individual e grupal, diagnóstico e evolução). Conceitos. Técnica. Dinâmica. Processo. Estilos. Setting. Significados e interpretação do processo (manifesto, latente, transferencial – contratransferencial).

 

DISCIPLINA: Técnica de Avaliação Psicológica I                 CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/3º ano

CRÉDITOS: 04         CHS: 04            CHT: 60  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Metodologia Científica Aplicada a Psicologia, Fundamentos da Psicometria

EMENTA: Conhecimento, aplicação e interpretação de diversos instrumentos de avaliação psicométrica. Testes: Gestáltico Visomotor de Bender. Inventário de traços de personalidade: M.M.P. I; I.G.P.F; Baterias de Aptidões Gerais. Wisc. Raven.

DISCIPLINA: Atividades Transdisciplinares III            CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano

CRÉDITOS: 02         CHS: 01           CHT: 30  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

PRÉ-REQUISITOS: Atividades Transdisciplinares II

EMENTA: Atividades complementares transversais.

DISCIPLINA: Estágio Básico III            CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano

CRÉDITOS: 08         CHS: 04         CHT: 120

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.

 

 

4o ANO – 915h (1o semestre 29h/s - 2o semestre 32h/s) – Compreender e intervir profissionalmente em múltiplos contextos de atuação, mediante: a prática supervisionada e o estudo de suas fundamentações teóricas e técnicas.

 

DISCIPLINA: Psicologia Institucional e Comunitária                CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano

CRÉDITOS: 04        CHS: 02            CHT: 60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Sociologia I, Psicologia dos Processos Grupais.

EMENTA: Definição do conceito de Instituição. Movimentos institucionalistas Latino-americano e Francês. O funcionamento dos processos institucionais - crise, conflito e criatividade institucional - conceitos fundamentais da análise institucional, sociopsicoanálise e esquizoanálise - roteiro de intervenção institucional. O trabalho comunitário - diferentes orientações, estratégias diagnosticas participativas, grupos, movimentos comunidades - lideranças, Autogestão comunitária, Relação comunidade-estado – instituições.

 

DISCIPLINA: Psicologia das Organizações e do Trabalho           CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano

CRÉDITOS: 04         CHS: 02           CHT: 60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Psicologia dos Processos Grupais.

EMENTA: O campo da psicologia organizacional e do trabalho humano. Racionalidade instrumental e comportamento humano. Burocracia e poder. Evolução das teorias organizacionais. A organização enquanto fenômeno psicossocial. Os grupos nas organizações. O comportamento humano nas organizações e o estudo da motivação. Alienação no trabalho. Introdução à gestão de recursos humanos. Planejamento e desenvolvimento de recursos humanos. Descrição e análise de cargos. Funções operativas de pessoal. Mudança e criatividade. Clima, cultura e processo de socialização. Qualidade de vida no trabalho. Saúde no trabalho e do trabalhador. Diagnóstico e intervenção nas organizações. O desenvolvimento organizacional. Tópicos emergentes em psicologia organizacional e o trabalho.

 

DISCIPLINA: Psicopatologia Especial              CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano

CRÉDITOS: 04         CHS: 02          CHT: 60  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos Psicanalíticos

EMENTA: Características dos grandes quadros nosológicos. Diagnóstico. Tratamento e prevenção. Distúrbios do desenvolvimento na infância. Psicopatologia infantil, da adolescência e da vida adulta. Trabalho interdisciplinar.

 

DISCIPLINA: Teorias e Técnicas Psicoterápicas I           CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano

CRÉDITOS: 04         CHS: 02           CHT: 60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos Psicanalíticos

EMENTA: Diferentes abordagens das teorias e das técnicas psicoterápicas. Suas semelhanças e diferenças. Avaliação e planejamento em Psicoterapia. O estabelecimento do foco. O contrato psicoterapêutico. Intervenções do terapeuta. Pontos de urgência. Devolução e terminação.

DISCIPLINA: Teoria e Técnicas de Intervenção Institucional I

CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano

CRÉDITOS: 04        CHS: 02            CHT: 60    

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Psicologia dos Processos Grupais

EMENTA: Conceitos e ferramentas básicas - O processo de intervenção: diagnóstico institucional e conformação da equipe intervenção. Estratégias, técnicas e logísticas segundo as diferentes orientações.

 

DISCIPLINA: Técnica de Avaliação Psicológica II                CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano

CRÉDITOS: 04        CHS: 02           CHT:  60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos da Psicometria, Metodologia Científica Aplicada à Psicologia.

EMENTA: Estudo teórico-prático das técnicas projetivas e testes gráficos: árvore, casa, figura humana e Wartegg, sua aplicação, interpretação e síntese.  Relações objetais de Phillipson.

DISCIPLINA: Processos de Orientação Vocacional e Profissional

CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem/4º ano

CRÉDITOS: 04         CHS: 04           CHT: 60    

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Psicologia dos Processos Grupais

EMENTA: Relação homem/trabalho. Conceito de trabalho, ocupação e profissão. Lazer e trabalho. Histórico, definição e principais teorias de orientação profissional. Objetivos e métodos da orientação profissional. Informação profissional. Vocação e escolha. Áreas de atuação em orientação profissional. Técnicas de orientação profissional.

 

DISCIPLINA: Técnicas Projetivas           CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2 º sem/4º ano

CRÉDITOS: 04         CHS: 04           CHT: 60        

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos da Psicometria, Fundamentos Psicanalíticos

EMENTA: A técnica de aplicação de Rorschach. Índice de realidade. O questionário e o sentido das lâminas. Variantes na tabulação de Rorschach. Sentido das respostas: Combinatórias. O sentido da G. O sentido do D. O sentido do d. O sentido dos Bl e dos bl. O sentido dos Do. O sentido do Dr. Os determinantes: F, F+ e %, R+ e % de movimento. M (movimentos dos objetos inanimados). M de condição. R de cor luminoso, de cor e acromáticas. O espaço em branco como cor, texturas e tridimensionalidade, as respostas com determinantes de textura pura, a resposta de lâmina 8 a 10. Os conteúdos animal e animal detalhe, humano e detalhe humano. Anatômicas. Sexuais. Apresentação de caso clínico.

 

DISCIPLINA: Psicologia Clínica                         CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano

CRÉDITOS: 04        CHS: 02           CHT:  60   

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Doenças Psicossomáticas: caracterização geral. Perspectiva psicossocial em psicossomáticas. Histeria e hipocondria e fenômenos psicossomáticos. Alexitimia e pensamento operatório, a questão do afeto na psicossomática. Imagem corporal. Tema específicos trabalhos em especialidades médicas. Diagnóstico. Tratamento. Prevenção. Trabalho interdisciplinar.

 

DISCIPLINA: Teoria e Técnica do Laudo Profissional                 CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/4º ano

CRÉDITOS: 03        CHS: 03           CHT: 45    

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Tipos de laudo - obrigações e responsabilidade profissional, objetivo, possibilidades e limites. Estrutura, redação finalizada. A questão da prova, implicações juridico-políticas. Ética profissional e direitos humanos.

 

DISCIPLINA: Psicologia Jurídica                       CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano

CRÉDITOS: 04        CHS: 02           CHT: 60  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Filosofia do Mundo Ocidental

EMENTA: Conhecimento das competências e habilidades do Psicólogo Forense. Psicologia e Lei. Psicologia da família. Psicologia e Sistema Penitenciário. A avaliação psicológica e mediação na justiça. Justiça de menores. O papel do psicólogo na Instituição Forense.

 

DISCIPLINA: Atividades Transdisciplinares IV            CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano

CRÉDITOS: 02        CHS:  01          CHT: 30  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Atividades Transdisciplinares III

EMENTA: Atividades complementares transversais.

 

DISCIPLINA: Estágio Profissionalizante I                        CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano

CRÉDITOS: 08        CHS: 04            CHT: 120 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.

 

DISCIPLINA: Estágio Profissionalizante II                      CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano

CRÉDITOS: 08        CHS: 04            CHT: 120 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

PRÉ-REQUISITOS: não tem

          EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.

 

 

5o ANO – 570h (19h/s) – Aprimorar experiências e habilidades necessárias mediante práticas profissionais nos seus diversos campos de atuação numa perspectiva transdisciplinar atualizada.    

 

DISCIPLINA: Psicologia Contemporânea e Prospectiva                  CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano

CRÉDITOS: 04        CHS: 02          CHT: 60     

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Principais orientações atuais das práticas e teorias psicológicas. Desafios epistemológicos, clínicos, éticos, metodológicos. A Psicologia em tempo de crise e situações de emergência social. Psicologia e Direitos Humanos. Desemprego crônico; vivência; mídia e manipulações políticas; catástrofes (acidentais, ambientais, provocadas). "Globalização"; "pensamento único"; leis do mercado e funcionamento psíquico humano. Manipulações genéticas; AIDS; Epidemias; transplantes & impactos na elaboração psíquica; novas tecnologias. O movimento da psicologia positiva. Produção de subjetividade alternativas e solidárias.

 

DISCIPLINA: Teoria e Técnicas de Intervenção Institucional II

CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano

CRÉDITOS:  04       CHS:  02          CHT:  60

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Psicologia dos Processos Grupais

EMENTA: A instituição psiquiátrica: O movimento antimanicomial e a Psicoterapia institucional. A instituição educativa: a pedagogia institucional. A instituição laboral: a autogestão produtiva e a economia solidária.

 

DISCIPLINA: Teoria e Técnicas Psicoterápicas II                            CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano

CRÉDITOS: 04         CHS: 02           CHT: 60 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos Psicanalíticos

EMENTA: Linhas atuais de desenvolvimento em psicoterapias. A abordagem clínica das estruturas em psicoterapia. Considerações dos diferentes níveis de diagnostico e das estratégias psicoterapêuticas. Transferência. Contratransferência. Resistência. Interpretação. O processo psicoterápico

 

DISCIPLINA: Estágio Profissionalizante III                     CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano

CRÉDITOS: 08        CHS: 04            CHT: 120 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.

DISCIPLINA: Estágio Profissionalizante Eletivo                         CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano

CRÉDITOS: 08        CHS: 04            CHT: 120

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.

 

DISCIPLINA: Atividades Transdisciplinares V                      CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano

CRÉDITOS: 02        CHS: 01            CHT: 30 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: Atividades Transdisciplinares IV

EMENTA: Atividades complementares transversais.

 

DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso: Monografia                  CÓDIGO: a determinar

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano

CRÉDITOS: 08         CHS: 04           CHT: 120 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (relatório de pesquisa) quanto à redação e apresentação gráfica conforme normas da ABNT e APA.

 

d)      Incluir as seguintes disciplinas:

 

DISCIPLINA: Sociologia I                          CÓDIGO: 09029

LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento

DURAÇÃO: semestral

CARÁTER: obrigatório

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem

CRÉDITOS: 04        CHS: 04           CHT: 60    

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

PRÉ-REQUISITOS: não tem

EMENTA: O que é Sociologia, contexto histórico do surgimento da sociologia, o iluminismo e o positivismo; a sociologia como ciência - integração social, conflito e transformação e o método compreensivo; teorias sociológicas contemporâneas; instituições; análises concretas sobre a sociedade.

 

DISCIPLINA: Produção Textual                                               CÓDIGO: 06347

LOTAÇÃO: Departamento de Letras e Artes

DURAÇÃO: anual

CARÁTER: optativo

LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano

CRÉDITOS: 04           CHS: 02        CHT: 60   

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

EMENTA: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e na produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.

 

 

e)            Adoção do Quadro de Seqüência Lógica a seguir:


PROPOSTA DE GRADE CURRICULAR PARA O CURSO DE PSICOLOGIA HABILITAÇÃO: PSICÓLOGO

CARGA HORÁRIA: Total - 4080h; Teórica - 1975h; Prática - 1700h; Teórico-Prática – 405h.

1º ANO

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO

915h

855h

825h

915h

570h

30h/s

31h/s

29h/s

28h/s

26h/s

29h/s

29h/s

32h/s

19h/s

Observar, estudar e compreender, numa perspectiva científica as mani-festações dos fenômenos psico-lógicos nos contextos: biológicos, sociais, históricos e filosóficos.

Estudar e compreender as diferentes abordagens dos fenômenos psicológicos inerentes ao desenvolvimento humano.

Compreender e avaliar as diferentes formas de manifestação dos fenômenos psicológicos no seu devido contexto.

Compreender e intervir profissionalmente em múltiplos contextos de atuação, mediante: a prática supervisionada e o estudo de suas fundamentações teóricas e técnicas.

Aprimorar experiências e habilidades necessárias mediante práticas profissionais nos seus diversos campos de atuação numa perspectiva transdisciplinar atualizada.

Filosofia do Mundo Ocidental

 

6                 3                    90

Filosofia Fenome-nológica     Existencial

4             4          60

Psicologia Humanística

Existencial

4             4            60

Psicologia Social

 

4                          2                        60

Psicologia Institucional e Comunitária

 

4                         2                     60

Psicologia Contemporânea e Prospectiva

4                       2                          60

História da Psicologia

4      4    60

Proc. Psicológicos Básicos

4       4        60

Psicologia Transcultural

 

4                            2                                60

Psicologia dos Processos Grupais

4                          2                          60

Psicologia das Organizações e do

Trabalho

4                        2                      60

Teoria e Técnica em Intervenção Institucional II

4                        2                         60

Sociologia I

 

4      4    60

Antropologia Sócio-Cultural

4        4       60

Anatomo-Fisiologia do SN Aplicada a Psicologia

4           4           60

Psicomotricidade

 

3              3            45

Psicologia da Família

 

4                          2                        60

Psicopatologia Especial

 

4                        2                     60

Trabalho de Conclusão de Curso: Monografia

8                       4                      120

Metodologia Científica

Aplicada à Psicologia

4                   2                  60

Pesquisa e Investigação em

Psicologia

4                               2                           60

Psicologia da Educação Especial

 

4                          2                          60

Teorias e Técnicas

Psicoterápicas I

4                        2                      60

Teoria e Técnica Psicoterápicas II

 

4                        2                         60

Anatomo - Fisiologia Humana

 

6                   3                  90

Teoria

Psicanalítica I

4             4          60

Teoria Psicanalítica II

 

4              4            60

Psicopatologia Geral

 

4                           2                         60

Teorias e Técnicas de Intervenção

Institucional I

4                        2                      60

Estágio Profissionalizante III

 

8                      4                       120                                

Fundamentos Psicanalíticos

 

6                  3                   90

Psicologia e Epistemologia Genética

 

4                              2                             60

Psicofarmacologia

 

3            3          45

Psicofisiologia

 

3          3        45

Técnicas de Avaliação Psicológica II

 

4                         2                     60

Estágio Profissionalizante Eletivo

 

8                      4                       120                                

Fundamentos da Psicologia Experimental

6                    3                 90

Psicologia

Sócio-Histórica

4              4         60

Ecologia do  Desenvolvimento Humano

4              4            60

Teoria Técnica da Entrevista Psicológica

4            4           60

Técnica Avaliação Psicológica I

4          4        60

Processo de Orientação Vocacional e Profissional

4            4         60

Técnicas Projetivas

4       4      60

Atividades Transdisciplinares V

 

2                     1                        30

Estatística Básica I

4       4     60

Estatística Básica II

4        4       60

Aprendizagem, Análise e Modificação do Comport.

3            3           45

Fundamentos da Psicometria

3             3             45

Psicologia Ontogenética Humana

 

4                          2                          60

Psicologia Clínica

 

4                       2                       60

 

Psicologia:Ciên-cia e Profissão

3       3     45

Estágio Básico I

4        4      60

Estágio Básico II

 

6                                3                           90

Psicologia Educacional

 

4                           2                         60

 

Teoria e Técnica do Laudo Profissional

3           3          45

 

Atividades Transdisciplinares I

 

2                  1                 30

Atividades Transdiciplinares II

 

2                           1                               30

 

Ética e Legislação

 

3          3        45

Psicologia Jurídica

 

4                        2                      60

 
     

Atividades Transdisciplinares III

2                          1                        30

Estágio Profissionalizante I

 8                      4                     120                                

NOME DA DISCIPLINA

 

Estágio Básico III

8                        4                      120

Estágio Profissionalizante II

8                       4                     120

     

 

                           

Atividades Transdisciplinares IV

2                     1                        30

CRED.          CHS         CHT

                         


e)                  Implementação das disciplinas, considerando os períodos a partir dos quais elas serão oferecidas:

1º ANO

 

NOME DA DISCIPLINA

Caráter

Lotação

Primeira Oferta

História da Psicologia

Semestral

DECC

1ºsemestre / 2007

Filosofia do Mundo Ocidental

Anual

DECC

2007

Sociologia I

Semestral

DECC

1ºsemestre / 2007

Processos Psicológicos Básicos

Semestral

DECC

2ºsemestre / 2007

Fundamentos Psicanalíticos

Anual

DECC

2007

Anatomo – Fisiologia Humana

Anual

Cir/C.Fis

2007

Antropologia Socio-Cultural

Semestral

DBH

2ºsemestre / 2007

Metodologia Científica Aplicada a Psicologia

Anual

DECC

2007

Fundamentos da Psicologia Experimental

Anual

DECC

2007

Estatística Básica I

Semestral

DMat

1ºsemestre / 2007

Estatística Básica II

Semestral

DMat

2ºsemestre / 2007

Psicologia Ciência e Profissão

Semestral

DECC

1ºsemestre / 2007

Estágio Básico I

Semestral

DECC

2ºsemestre / 2007

Atividades Transdiciplinares I

Anual

DECC

2007

2º ANO

 

NOME DA DISCIPLINA

Caráter

Lotação

Primeira Oferta

Filosofia Fenomenológica Existencial

Semestral

DECC

1ºsemestre / 2008

Psicologia Humanística Existencial

Semestral

DECC

2ºsemestre / 2008

Psicologia Transcultural

Anual

DECC

2008

Anatomo-Fisiologia do Sistema Nervoso Aplicada a Psicologia

Semestral

DCF/ DCir

1ºsemestre / 2008

Pesquisa e Investigação em Psicologia

Anual

DECC

2008

Teoria Psicanalítica I

Semestral

DECC

1ºsemestre / 2008

Teoria Psicanalítica II

Semestral

DECC

2ºsemestre / 2008

Psicologia e Epistemologia Genética

Anual

DECC

2008

Psicologia Sócio-Histórica

Semestral

DECC

1ºsemestre / 2008

Ecologia do Desenvolvimento Humano

Semestral

DECC

2ºsemestre / 2008

Aprendizagem Análise e Modificação do Comportamento

Semestral

DECC

1ºsemestre / 2008

Fundamentos de Psicometria

Semestral

DECC

2ºsemestre / 2008

Psicomotricidade

Semestral

DECC

2ºsemestre / 2008

Estágio Básico II

Anual

DECC

2008

Atividades Transdisciplinares II

Anual

DECC

2008

 

3º ANO

 

NOME DA DISCIPLINA

Caráter

Lotação

Primeira Oferta

Psicologia Social

Anual

DECC

2009

Psicologia da Família

Anual

DECC

2009

Psicologia dos Processos Grupais

Anual

DECC

2009

Psicologia da Educação Especial

Anual

DECC

2009

Psicopatologia Geral

Anual

DECC

2009

Psicofarmacologia

Semestral

DCF

1ºsemestre / 2009

Psicofisiologia

Semestral

DECC

2ºsemestre / 2009

Ética e Legislação

Semestral

DECC

2ºsemestre / 2009

Psicologia Ontogenética Humana

Anual

DECC

2009

Psicologia Educacional

Anual

DECC

2009

Teoria e Técnica da Entrevista Psicológica

Semestral

DECC

1ºsemestre / 2009

Técnica de Avaliação Psicológica I

Semestral

DECC

2ºsemestre / 2009

Atividades TransdisciplinaresIII

Anual

DECC

2009

Estágio Básico III

Anual

DECC

2009

Optativa

Anual

DLA

2009

 

4º ANO

 

NOME DA DISCIPLINA

Caráter

Lotação

Primeira Oferta

Psicologia Institucional e Comunitária

Anual

DECC

2010

Psicologia das Organizações e do Trabalho

Anual

DECC

2010

Psicopatologia Especial

Anual

DECC

2010

Teorias e Téc. Psicoterápicas I

Anual

DECC

2010

Teorias e Técnica de Intervenção Institucional I

Anual

DECC

2010

Técnica de Avaliação Psicológica II

Anual

DECC

2010

Processos de Orientação Vocacional  e Profissional

Semestral

DECC

1ºsemestre / 2010

Técnicas Projetivas

Semestral

DECC

2ºsemestre / 2010

Psicologia Clínica

Anual

DECC

2010

Teoria e Técnica do Laudo Profissional

Semestral

DECC

2ºsemestre / 2010

Psicologia Jurídica

Anual

DECC

2010

Atividades Transdiciplinares IV

Anual

DECC

2010

Estágio Profissionalizante I

Anual

DECC

2010

Estágio Profissionalizante II

Anual

DECC

2010

 

5º ANO

 

NOME DA DISCIPLINA

Caráter

Lotação

Primeira Oferta

Psicologia Contemporânea e Prospectiva

Anual

DECC

2011

Teoria e Técnica de Intervenção Institucional II

Anual

DECC

2011

Teoria e Técnica Psicoterápicas II

Anual

DECC

2011

Estágio Profissionalizante III

Anual

DECC

2011

Estágio Profissionalizante Eletivo

Anual

DECC

2011

Atividades Complementares V

Anual

DECC

2011

Trabalho de Conclusão de Curso: Monografia

Anual

DECC

2011

g)         Envidar esforços para atender os recursos necessários (área física, acervo bibliográfico, recursos humanos) para implantação do curso.

 

 

h)            Implantação do Projeto político Pedagógico do Curso de Psicologia após a aprovação do processo pelo Ministério da Educação.