SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 022/2005
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 11 DE NOVEMBRO DE 2005
Dispõe sobre a criação do curso de graduação em Psicologia.
O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 11 de novembro de 2005, Ata 430,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do curso de Psicologia e seu Projeto Político Pedagógico nos termos apresentados no anexo desta deliberação.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPE
ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
a) Matriz curricular do Curso de Psicologia com 10 (dez) semestres para sua integralização. A matriz é fundamentada nos Núcleos Comum, Operacionalizante e Profissionalizante. Os núcleos articulam os conhecimentos em torno dos Eixos Estruturantes: Fundamentos epistemológicos e históricos; Fundamentos teórico-metodológicos; Procedimentos para investigação científica e a prática profissional; Fenômenos e processos psicológicos básicos; Interfaces com campos afins do conhecimento; Práticas profissionais básicas, intervencionistas e profissionalizantes.
b) Estrutura curricular, conforme descrito abaixo:
Modalidade de Ingresso: Processo Seletivo Vestibular
Regime Acadêmico: por disciplinas (os pré-requisitos são explicitados nas características das disciplinas)
Número de vagas: 35 vagas, turma única
Turnos de funcionamento: vespertino/noturno
Carga horária total mínima: 4080h
Carga Horária Teórica: 1975h.
Carga Horária Prática: 1700h.
Carga Horária Teórico-Pratica: 405h
Tempo mínimo de integralização: 5 anos
Tempo máximo de integralização: 8 anos
c) Criar e incluir as seguintes disciplinas:
1o ANO 915h (1o semestre 30h/s - 2o semestre 31h/s) Observar, estudar e compreender, numa perspectiva cientifica as manifestações dos fenômenos psicológicos nos contextos: biológicos, sociais, históricos e filosóficos.
DISICPLINA: História da Psicologia CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não
EMENTA: As principais influências da filosofia na construção do saber psicológico. História da construção do objeto da psicologia: período pré-científico e científico. Gênese e desenvolvimento da Psicologia científica explicitando como as concepções de homem sucedem-se na história das ciências humanas organicamente articuladas na especificidade das relações de produção da vida societária. A história da psicologia no Brasil.
DISCIPLINA: Filosofia do Mundo Ocidental CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º ano
CRÉDITOS: 06 CHS: 03 CHT: 90
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Origem e consolidação da Filosofia Grega; Mito e Filosofia; Sócrates, Platão e Aristóteles; Empirismo e Racionalismo modernos; Materialismo e Crítica Social; Tendências no século XX; Homem, Mundo, Existência.
DISCIPLINA: Antropologia Sócio-cultural CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Biblioteconomia e História
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Estudo do ser humano, considerando suas dimensões sociais e culturais, iniciando pela identificação da área no contexto do conhecimento humano, em sua constituição histórica e metodologia de pesquisa. Os tópicos a seguir compreendem a cultura em sua relação com a sociedade, propiciando estruturas que originam organizações sociais, econômicas e políticas num diálogo com o ambiente o espaço social. Desde esta expressão, serão estudadas as manifestações simbólicas e normativas da cultura, aquelas que fundam a identidade - a dimensão mítica e ritual que se configuram num controle social, expressões artísticas, filosóficas e científicas próprias.
DISCIPLINA: Metodologia Científica Aplicada à Psicologia CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: O conhecimento científico e do senso comum. Método e metodologia. Pesquisa: conceitos e tipos. Produção científica: tipos de trabalhos científicos. Técnicas de leitura: análise textual, temática e interpretativa. Procedimentos para sublinhar, esquematizar e resumir. Tipos de fichamento e referências bibliográficas. Pesquisa bibliográfica: fases. Redação do trabalho: estrutura lógica, estilo e citações. Apresentação formal do trabalho.
DISCIPLINA: Processos Psicológicos Básicos CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2 ºsem
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Não tem
EMENTA: Determinantes biológicos e sócio-históricos implicados na gênese e desenvolvimento dos processos superiores da consciência: sensação, percepção, atenção, memória, inteligência, linguagem e pensamento. Emoção, motivação e sentimento. A multideterminação da condição humana.
DISCIPLINA: Anatomo-fisiologia Humana CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Cirurgia e Ciências Fisiológicas
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º ano
CRÉDITOS: 06 CHS: 03 CHT: 90
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Não tem
EMENTA:Estudos morfológicos e fisiológicos dos diferentes órgãos e sistemas do corpo humano.
DISCIPLINA: Fundamentos Psicanalíticos CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º ano
CRÉDITOS: 06 CHS: 03 CHT: 90
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
PRÉ-REQUISITOS: Não tem
EMENTA: Conhecimento científico da obra de Freud no que tange à organização dinâmica, topológica e estrutural da personalidade, bem como: mecanismos dos sonhos e dos atos falhos, inibição, sintoma e angústia, desenvolvimento psicossexual, mecanismos de defesa.
DISCIPLINA: Estatística Básica I CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento de Matemática
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1ºsem
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Não tem
EMENTA: Noções de estatística descritiva. Noções de probabilidade. Variáveis aleatórias. Distribuições discretas de probabilidade: Binomial e Poisson. Distribuição contínua de probabilidade: normal.
DISCIPLINA: Estatística Básica II CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento de Matemática
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2ºsem
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Estatística Básica I
EMENTA: Noções de amostragem. Distribuição amostral. Noções de estimação. Teste de hipóteses para média, proporção e diferença de médias. Tabelas de contingência. Noções de regressão e correlação.
DISCIPLINA: Psicologia: Ciência e Profissão CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem
CRÉDITOS: 03 CHS: 03 CHT: 45
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Não tem
EMENTA: Os objetos de estudo da ciência psicológica. Principais abordagens e campos disciplinares da psicologia. Interfaces da psicologia enquanto ciência e profissão. Atribuições, áreas de atuação, e mercado de trabalho do psicólogo. Psicologia e sua interface com outros campos disciplinares. Introdução ao projeto pedagógico do curso.
DISCIPLINA: Estágio Básico I CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2 ºsem
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
PRÉ-REQUISITOS: Não tem
EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.
DISCIPLINA: Atividades Transdisciplinares I CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º ano
CRÉDITOS: 02 CHS: 01 CHT: 30
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
PRÉ-REQUISITOS: Não tem
EMENTA: Atividades complementares transversais.
2o ANO - 855H (1o semestre 29h/s - 2o semestre 28h/s) Estudar e compreender as diferentes abordagens dos fenômenos psicológicos inerentes ao desenvolvimento humano.
DISCIPLINA: Filosofia Fenomenológica Existencial CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1ºsem/2ºano
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Filosofia do Mundo Ocidental
EMENTA: Contextualização, conceitos básicos da fenomenologia. Os precursores e os grandes teóricos. As escolas fenomenológicas e existenciais; Ser-no-mundo; Consciência; Angustia; Finitude; Intersubjetividade; Responsabilidade.
DISCIPLINA: Psicologia Humanística Existencial CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2 ºsem/2ºano
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Filosofia do Mundo Ocidental
EMENTA: Precursores e expoentes da Psicologia Humanista. Conceitos, métodos e técnicas das abordagens centradas na pessoa.
DISCIPLINA: Psicologia Transcultural CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatória
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Antropologia Sócio-Cultural
EMENTA: Cultura e personalidade. Inconsciente e cultura, etnia, classe social, tipos de família e determinações psíquicas - "Normalidade" e "patologia" segundo as diferentes culturas - Os processos de adoecer e os procedimentos terapêuticos transculturais. Ferramentas diagnósticas transculturais - Migrações, Miscigenação, Identidade e História.
DISCIPLINA: Anatomo-fisiologia do Sistema Nervoso aplicada à Psicologia
CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamentos de Ciências Fisiológicas, de Cirurgia e de Educação e Ciências do Comportamento.
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1° sem/2ºano
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Anatomo-fisiologia Humana
EMENTA: Estudos morfológicos do sistema nervoso e compreensão dos mecanismos neurofisiológicos envolvidos na captação e transmissão das diversas modalidades sensoriais; no desenvolvimento e controle neuromotor do indivíduo; nos processos comportamentais, de memória e de aprendizagem e no ciclo sono-vigília.
DISCIPLINA: Pesquisa e Investigação em Psicologia CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Estatística Básica II, Metodologia Científica Aplicada a Psicologia.
EMENTA: Objeto de pesquisa em psicologia. Enfoques de pesquisa em ciências humanas: positivismo, fenomenologia e materialismo dialético. Tipos de Pesquisa: Qualitativas e quantitativas. Projeto de pesquisa: etapas da elaboração do projeto de pesquisa; produção, apresentação e publicação de trabalhos científicos.
DISCIPLINA: Teoria Psicanalítica I CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem/2ºano
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos Psicanalíticos
EMENTA: Estudo da obra de Melanie Klein. Fantasia inconsciente, posição esquizo-paranóide, e depressiva. Defesas e psicopatologia, a inveja precoce, estágios precoces do complexo edípico.
DISCIPLINA: Teoria Psicanalítica II CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/2ºano
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos Psicanalíticos
EMENTA: O homem a vida e sua obra. Desenvolvimento emocional primitivo e a preocupação materna primária. Importância do meio ambiente no desenvolvimento mental primitivo: Holding. Falso e verdadeiro self. Objeto transicional. Capacidade de estar só e a tendência anti-social.
DISCIPLINA: Psicologia e Epistemologia Genética CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2ºano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Contextualização da obra de Piaget. Pressupostos filosóficos. Conceitos fundamentais da epistemologia genética. Influências do construtivismo no pensamento pedagógico ocidental. Psicologia do desenvolvimento psicomotor, intelectual e moral segundo Piaget. Alfabetização. Contribuições atuais da escola de Genebra.
DISCIPLINA: Psicologia Sócio-Histórica CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem/2ºano
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Pressupostos filosóficos e epistemológicos da Psicologia Sócio-Histórica. A Teoria de Lev S. Vygotsky. A questão do método em Psicologia. A natureza social do psiquismo humano: gênese das funções psicológicas superiores. O papel da linguagem no desenvolvimento psicológico: a mediação semiótica. A relação desenvolvimento e aprendizagem. O papel do brincar no desenvolvimento. Contribuições da Psicologia Sócio-Histórica para os diversos contextos educativos. Debates atuais.
DISCIPLINA: Ecologia do Desenvolvimento Humano CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/2ºano
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Conceitos básicos da ecologia do desenvolvimento humano: microssistema. Mesossitema, exossistema, macrossistema e transição ecológica. As interações entre a pessoa em desenvolvimento e os elementos dos ambientes ecológicos. As estruturas interpessoais, as instituições, os sistemas de crenças como contextos de desenvolvimento. O modelo bioecológico: a importância dos processos proximais. Pesquisa e possibilidades de projetos de intervenção na perspectiva ecológica.
DISCIPLINA: Aprendizagem, Análise e Modificação do Comportamento
CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem/2ºano
CRÉDITOS: 03 CHS: 03 CHT: 45
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos da Psicologia Experimental.
EMENTA: Concepção comportamentalista de aprendizagem. Aprendizagem, análise e modificação do comportamento. Técnicas de terapia comportamental. Aspectos éticos.
DISCIPLINA: Fundamentos de Psicometria CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/2ºano
CRÉDITOS: 03 CHS: 03 CHT: 45
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Introdução à história de aplicações de testes. Elementos de cientificidade dos testes. Classificação dos testes psicológicos. Aplicação, avaliação e devolução de técnicas psicométricas. Elaboração do informe. Implicações sociais e éticas da testagem psicológica.
DISCIPLINA: Psicomotricidade CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/2ºano
CRÉDITOS: 03 CHS: 03 CHT: 45
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Anatomo-fisiologia Humana
EMENTA: Antropologia do corpo. História do corpo. Relações de gênero e corporiedade. Linguagem corporal e as interações pedagógicas, lúdicas e educativas. Corpo humano e meio ambiente. Sentidos e significados das linguagens corporais. Corpo humano e psicologia. Técnicas proprioceptivas e exteroceptivas.
DISCIPLINA: Estágio Básico II CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2ºano
CRÉDITOS: 06 CHS: 03 CHT: 90
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.
DISCIPLINA: Atividades Transdisciplinares II CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2ºano
CRÉDITOS: 02 CHS: 01 CHT: 30
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
PRÉ-REQUISITOS: Atividades Transdisciplinares I
EMENTA: Atividades complementares transversais.
3o ANO 825h (1o semestre 26h/s - 2o semestre 29h/s) Compreender e avaliar as diferentes formas de manifestação dos fenômenos psicológicos no seu devido contexto.
DISCIPLINA: Psicologia Social CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Sociologia I, Psicologia Sócio-histórica.
EMENTA: Histórico da psicologia social. Objeto de estudo da psicologia social. Tendências da psicologia social: Norte-americana, Européia e Latino-americana. Subjetividade, identidade e contexto social. Categorias da psicologia social: percepção social, atitude, atribuição de causalidade e representações sociais. Poder, ideologia e alienação. Tópicos emergentes em psicologia social. Processos de inclusão e exclusão. Estudos de discriminação e preconceito. Movimentos sociais e políticas públicas.
DISCIPLINA: Psicologia da Família CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Tipologia das Estruturas Familiares. A família como contexto de desenvolvimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Dinâmica e processos familiares e as transições do ciclo de vida. Práticas educativas na família e as ideologias familiares. Relações do casal, relações entre irmãos. A família brasileira e a atual diversidade das configurações familiares: divórcio, monoparentalidade e famílias reconstituídas. Contextos familiares de risco: presença de drogas, violência doméstica, famílias com membros portadores de necessidades especiais. Perspectivas de pesquisa, metodologia e intervenção no sistema familiar.
DISCIPLINA: Psicologia dos Processos Grupais CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Uma visão histórica e evolutiva dos grupos: principais referenciais teórico-técnicos. Importância e conceituação de grupo. Modalidades grupais. Vínculos e configurações grupais. Aparato psíquico grupal. Campo grupal: ansiedades, defesas e identificações. Comunicação. Papéis e lideranças. O setting grupal. Transferência e contratransferência. Atividade interpretativa. Do monitor como interpretante. Contexto institucional da interpretação.
DISCIPLINA: Psicologia da Educação Especial
CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Anatomo-fisiologia Humana
EMENTA: A relação deficiência e normalidade: seu significado social. Etiologia e características da condição de deficiência mental. Modos de conceituação, classificação e prevenção da deficiência mental. As diferentes necessidades especiais e os tipos de intensidades de apoio. O diagnóstico multidisciplinar da deficiência mental. Família, educação, profissionalização, sexualidade e integração da pessoa portadora de necessidades especiais. A atuação do Psicólogo junto ao portador de necessidades especiais. A situação atual da educação especial.
DISCIPLINA: Psicopatologia Geral CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos Psicanalíticos.
EMENTA: Conceitos de saúde e doença; normalidade e patologia. Alterações das funções psíquicas. Noções teóricas para identificação das principais estruturas psicopatológicas. Características dos quadros nosológicos e classificações diagnósticas. Distúrbios do desenvolvimento na infância e psicopatologia infantil.
DISCIPLINA: Psicofarmacologia CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Ciências Fisiológicas
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem/3º ano
CRÉDITOS: 03 CHS: 03 CHT: 45
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Anatomo-fisiologia do Sistema Nervoso aplicada à Psicologia.
EMENTA: Evidencia os fundamentos que levam ao entendimento dos psicofármacos. A abordagem do assunto através do estudo da farmacocinética e farmacodinâmica é orientada para a solução de problemas, visando fornecer subsídios para que o aluno de Psicologia possa adotar uma conduta crítica em relação às substâncias que agem no sistema nervoso central.
DISCIPLINA: Psicofisiologia CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/3º ano
CRÉDITOS: 03 CHS: 03 CHT: 45
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Filosofia do Mundo Ocidental.
EMENTA: Correlatos biológicos do comportamento. Estruturas dos sistema nervoso e endócrino. Aspectos fisiológicos de sensação, emoção, aprendizagem, memória, linguagem e comportamento motor.
DISCIPLINA: Ética e Legislação CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/3º ano
CRÉDITOS: 03 CHS: 03 CHT: 45
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Filosofia do Mundo Ocidental
EMENTA: Ética profissional e bioética. Entidades representativas em psicologia: O sistema conselho (CFP, CRP´s). Código de ética profissional dos psicólogos. Legislação do exercício profissional do psicólogo. Resoluções do Ministério da Saúde ligadas à psicologia.Valores, ética e direitos humanos a serem respeitados nos diferentes contextos de atenção. Dimensões ético-políticas da ação e interação psicológica. Contrato e responsabilidade social. Sigilo.
DISCIPLINA: Psicologia Ontogenética Humana CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Psicologia e Epistemologia Genética
EMENTA: Abordagens teóricas do desenvolvimento humano na vida adulta. Teorias do envelhecimento. Aspectos físicos, cognitivos, sociais, morais e da personalidade no adulto jovem, média e no envelhecimento. Recordações, lembranças e reminiscências no imaginário dos idosos. Possibilidades de realização na vida adulta e na velhice. Talentos, criatividade. Sistema de valores, crenças e atitudes. Sexualidade, trabalho, prazer, aposentadoria. Relacionamentos consensuais. Saúde mental e qualidade de vida.
DISCIPLINA: Psicologia Educacional CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Psicologia e Epistemologia Genética
EMENTA: A instituição escolar como necessidade social e as transformações de seu papel na sociedade. A função social da escola. Breve história da educação no Brasil. A escola e a educação para a liberdade, cidadania e emancipação. As concepções de educação e as tendências pedagógicas na prática escolar. O problema da evasão, da repetência e da violência na escola. Os mitos do fracasso escolar. A relação escola família e comunidade. A influência da psicologia na educação e a contribuição do psicólogo nos processos educacionais. Trabalho transdisciplinar.
DISCIPLINA: Teoria e Técnica da Entrevista Psicológica CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem/3º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos da Psicometria
EMENTA: Entrevista: Tipos (aberta, fechada, dialógica, individual e grupal, diagnóstico e evolução). Conceitos. Técnica. Dinâmica. Processo. Estilos. Setting. Significados e interpretação do processo (manifesto, latente, transferencial contratransferencial).
DISCIPLINA: Técnica de Avaliação Psicológica I CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/3º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Metodologia Científica Aplicada a Psicologia, Fundamentos da Psicometria
EMENTA: Conhecimento, aplicação e interpretação de diversos instrumentos de avaliação psicométrica. Testes: Gestáltico Visomotor de Bender. Inventário de traços de personalidade: M.M.P. I; I.G.P.F; Baterias de Aptidões Gerais. Wisc. Raven.
DISCIPLINA: Atividades Transdisciplinares III CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano
CRÉDITOS: 02 CHS: 01 CHT: 30
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
PRÉ-REQUISITOS: Atividades Transdisciplinares II
EMENTA: Atividades complementares transversais.
DISCIPLINA: Estágio Básico III CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano
CRÉDITOS: 08 CHS: 04 CHT: 120
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.
4o ANO 915h (1o semestre 29h/s - 2o semestre 32h/s) Compreender e intervir profissionalmente em múltiplos contextos de atuação, mediante: a prática supervisionada e o estudo de suas fundamentações teóricas e técnicas.
DISCIPLINA: Psicologia Institucional e Comunitária CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Sociologia I, Psicologia dos Processos Grupais.
EMENTA: Definição do conceito de Instituição. Movimentos institucionalistas Latino-americano e Francês. O funcionamento dos processos institucionais - crise, conflito e criatividade institucional - conceitos fundamentais da análise institucional, sociopsicoanálise e esquizoanálise - roteiro de intervenção institucional. O trabalho comunitário - diferentes orientações, estratégias diagnosticas participativas, grupos, movimentos comunidades - lideranças, Autogestão comunitária, Relação comunidade-estado instituições.
DISCIPLINA: Psicologia das Organizações e do Trabalho CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Psicologia dos Processos Grupais.
EMENTA: O campo da psicologia organizacional e do trabalho humano. Racionalidade instrumental e comportamento humano. Burocracia e poder. Evolução das teorias organizacionais. A organização enquanto fenômeno psicossocial. Os grupos nas organizações. O comportamento humano nas organizações e o estudo da motivação. Alienação no trabalho. Introdução à gestão de recursos humanos. Planejamento e desenvolvimento de recursos humanos. Descrição e análise de cargos. Funções operativas de pessoal. Mudança e criatividade. Clima, cultura e processo de socialização. Qualidade de vida no trabalho. Saúde no trabalho e do trabalhador. Diagnóstico e intervenção nas organizações. O desenvolvimento organizacional. Tópicos emergentes em psicologia organizacional e o trabalho.
DISCIPLINA: Psicopatologia Especial CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos Psicanalíticos
EMENTA: Características dos grandes quadros nosológicos. Diagnóstico. Tratamento e prevenção. Distúrbios do desenvolvimento na infância. Psicopatologia infantil, da adolescência e da vida adulta. Trabalho interdisciplinar.
DISCIPLINA: Teorias e Técnicas Psicoterápicas I CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos Psicanalíticos
EMENTA: Diferentes abordagens das teorias e das técnicas psicoterápicas. Suas semelhanças e diferenças. Avaliação e planejamento em Psicoterapia. O estabelecimento do foco. O contrato psicoterapêutico. Intervenções do terapeuta. Pontos de urgência. Devolução e terminação.
DISCIPLINA: Teoria e Técnicas de Intervenção Institucional I
CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Psicologia dos Processos Grupais
EMENTA: Conceitos e ferramentas básicas - O processo de intervenção: diagnóstico institucional e conformação da equipe intervenção. Estratégias, técnicas e logísticas segundo as diferentes orientações.
DISCIPLINA: Técnica de Avaliação Psicológica II CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos da Psicometria, Metodologia Científica Aplicada à Psicologia.
EMENTA: Estudo teórico-prático das técnicas projetivas e testes gráficos: árvore, casa, figura humana e Wartegg, sua aplicação, interpretação e síntese. Relações objetais de Phillipson.
DISCIPLINA: Processos de Orientação Vocacional e Profissional
CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem/4º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Psicologia dos Processos Grupais
EMENTA: Relação homem/trabalho. Conceito de trabalho, ocupação e profissão. Lazer e trabalho. Histórico, definição e principais teorias de orientação profissional. Objetivos e métodos da orientação profissional. Informação profissional. Vocação e escolha. Áreas de atuação em orientação profissional. Técnicas de orientação profissional.
DISCIPLINA: Técnicas Projetivas CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2 º sem/4º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos da Psicometria, Fundamentos Psicanalíticos
EMENTA: A técnica de aplicação de Rorschach. Índice de realidade. O questionário e o sentido das lâminas. Variantes na tabulação de Rorschach. Sentido das respostas: Combinatórias. O sentido da G. O sentido do D. O sentido do d. O sentido dos Bl e dos bl. O sentido dos Do. O sentido do Dr. Os determinantes: F, F+ e %, R+ e % de movimento. M (movimentos dos objetos inanimados). M de condição. R de cor luminoso, de cor e acromáticas. O espaço em branco como cor, texturas e tridimensionalidade, as respostas com determinantes de textura pura, a resposta de lâmina 8 a 10. Os conteúdos animal e animal detalhe, humano e detalhe humano. Anatômicas. Sexuais. Apresentação de caso clínico.
DISCIPLINA: Psicologia Clínica CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Doenças Psicossomáticas: caracterização geral. Perspectiva psicossocial em psicossomáticas. Histeria e hipocondria e fenômenos psicossomáticos. Alexitimia e pensamento operatório, a questão do afeto na psicossomática. Imagem corporal. Tema específicos trabalhos em especialidades médicas. Diagnóstico. Tratamento. Prevenção. Trabalho interdisciplinar.
DISCIPLINA: Teoria e Técnica do Laudo Profissional CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 2º sem/4º ano
CRÉDITOS: 03 CHS: 03 CHT: 45
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Tipos de laudo - obrigações e responsabilidade profissional, objetivo, possibilidades e limites. Estrutura, redação finalizada. A questão da prova, implicações juridico-políticas. Ética profissional e direitos humanos.
DISCIPLINA: Psicologia Jurídica CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Filosofia do Mundo Ocidental
EMENTA: Conhecimento das competências e habilidades do Psicólogo Forense. Psicologia e Lei. Psicologia da família. Psicologia e Sistema Penitenciário. A avaliação psicológica e mediação na justiça. Justiça de menores. O papel do psicólogo na Instituição Forense.
DISCIPLINA: Atividades Transdisciplinares IV CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano
CRÉDITOS: 02 CHS: 01 CHT: 30
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Atividades Transdisciplinares III
EMENTA: Atividades complementares transversais.
DISCIPLINA: Estágio Profissionalizante I CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano
CRÉDITOS: 08 CHS: 04 CHT: 120
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.
DISCIPLINA: Estágio Profissionalizante II CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 4º ano
CRÉDITOS: 08 CHS: 04 CHT: 120
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.
5o ANO 570h (19h/s) Aprimorar experiências e habilidades necessárias mediante práticas profissionais nos seus diversos campos de atuação numa perspectiva transdisciplinar atualizada.
DISCIPLINA: Psicologia Contemporânea e Prospectiva CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Principais orientações atuais das práticas e teorias psicológicas. Desafios epistemológicos, clínicos, éticos, metodológicos. A Psicologia em tempo de crise e situações de emergência social. Psicologia e Direitos Humanos. Desemprego crônico; vivência; mídia e manipulações políticas; catástrofes (acidentais, ambientais, provocadas). "Globalização"; "pensamento único"; leis do mercado e funcionamento psíquico humano. Manipulações genéticas; AIDS; Epidemias; transplantes & impactos na elaboração psíquica; novas tecnologias. O movimento da psicologia positiva. Produção de subjetividade alternativas e solidárias.
DISCIPLINA: Teoria e Técnicas de Intervenção Institucional II
CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Psicologia dos Processos Grupais
EMENTA: A instituição psiquiátrica: O movimento antimanicomial e a Psicoterapia institucional. A instituição educativa: a pedagogia institucional. A instituição laboral: a autogestão produtiva e a economia solidária.
DISCIPLINA: Teoria e Técnicas Psicoterápicas II CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Fundamentos Psicanalíticos
EMENTA: Linhas atuais de desenvolvimento em psicoterapias. A abordagem clínica das estruturas em psicoterapia. Considerações dos diferentes níveis de diagnostico e das estratégias psicoterapêuticas. Transferência. Contratransferência. Resistência. Interpretação. O processo psicoterápico
DISCIPLINA: Estágio Profissionalizante III CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano
CRÉDITOS: 08 CHS: 04 CHT: 120
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.
DISCIPLINA: Estágio Profissionalizante Eletivo CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano
CRÉDITOS: 08 CHS: 04 CHT: 120
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Atividades Práticas referentes ao eixo temático do módulo.
DISCIPLINA: Atividades Transdisciplinares V CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano
CRÉDITOS: 02 CHS: 01 CHT: 30
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: Atividades Transdisciplinares IV
EMENTA: Atividades complementares transversais.
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso: Monografia CÓDIGO: a determinar
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 5º ano
CRÉDITOS: 08 CHS: 04 CHT: 120
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (relatório de pesquisa) quanto à redação e apresentação gráfica conforme normas da ABNT e APA.
d) Incluir as seguintes disciplinas:
DISCIPLINA: Sociologia I CÓDIGO: 09029
LOTAÇÃO: Departamento Educação e Ciências do Comportamento
DURAÇÃO: semestral
CARÁTER: obrigatório
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 1º sem
CRÉDITOS: 04 CHS: 04 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
PRÉ-REQUISITOS: não tem
EMENTA: O que é Sociologia, contexto histórico do surgimento da sociologia, o iluminismo e o positivismo; a sociologia como ciência - integração social, conflito e transformação e o método compreensivo; teorias sociológicas contemporâneas; instituições; análises concretas sobre a sociedade.
DISCIPLINA: Produção Textual CÓDIGO: 06347
LOTAÇÃO: Departamento de Letras e Artes
DURAÇÃO: anual
CARÁTER: optativo
LOCALIZAÇÃO NO QSL: 3º ano
CRÉDITOS: 04 CHS: 02 CHT: 60
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
EMENTA: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e na produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.
e) Adoção do Quadro de Seqüência Lógica a seguir:
PROPOSTA DE GRADE CURRICULAR PARA O CURSO DE PSICOLOGIA HABILITAÇÃO: PSICÓLOGO
CARGA HORÁRIA: Total - 4080h; Teórica - 1975h; Prática - 1700h; Teórico-Prática 405h.
e) Implementação das disciplinas, considerando os períodos a partir dos quais elas serão oferecidas:
1º ANO
NOME DA DISCIPLINA |
Caráter |
Lotação |
Primeira Oferta |
História da Psicologia |
Semestral |
DECC |
1ºsemestre / 2007 |
Filosofia do Mundo Ocidental |
Anual |
DECC |
2007 |
Sociologia I |
Semestral |
DECC |
1ºsemestre / 2007 |
Processos Psicológicos Básicos |
Semestral |
DECC |
2ºsemestre / 2007 |
Fundamentos Psicanalíticos |
Anual |
DECC |
2007 |
Anatomo Fisiologia Humana |
Anual |
Cir/C.Fis |
2007 |
Antropologia Socio-Cultural |
Semestral |
DBH |
2ºsemestre / 2007 |
Metodologia Científica Aplicada a Psicologia |
Anual |
DECC |
2007 |
Fundamentos da Psicologia Experimental |
Anual |
DECC |
2007 |
Estatística Básica I |
Semestral |
DMat |
1ºsemestre / 2007 |
Estatística Básica II |
Semestral |
DMat |
2ºsemestre / 2007 |
Psicologia Ciência e Profissão |
Semestral |
DECC |
1ºsemestre / 2007 |
Estágio Básico I |
Semestral |
DECC |
2ºsemestre / 2007 |
Atividades Transdiciplinares I |
Anual |
DECC |
2007 |
2º ANO
NOME DA DISCIPLINA |
Caráter |
Lotação |
Primeira Oferta |
Filosofia Fenomenológica Existencial |
Semestral |
DECC |
1ºsemestre / 2008 |
Psicologia Humanística Existencial |
Semestral |
DECC |
2ºsemestre / 2008 |
Psicologia Transcultural |
Anual |
DECC |
2008 |
Anatomo-Fisiologia do Sistema Nervoso Aplicada a Psicologia |
Semestral |
DCF/ DCir |
1ºsemestre / 2008 |
Pesquisa e Investigação em Psicologia |
Anual |
DECC |
2008 |
Teoria Psicanalítica I |
Semestral |
DECC |
1ºsemestre / 2008 |
Teoria Psicanalítica II |
Semestral |
DECC |
2ºsemestre / 2008 |
Psicologia e Epistemologia Genética |
Anual |
DECC |
2008 |
Psicologia Sócio-Histórica |
Semestral |
DECC |
1ºsemestre / 2008 |
Ecologia do Desenvolvimento Humano |
Semestral |
DECC |
2ºsemestre / 2008 |
Aprendizagem Análise e Modificação do Comportamento |
Semestral |
DECC |
1ºsemestre / 2008 |
Fundamentos de Psicometria |
Semestral |
DECC |
2ºsemestre / 2008 |
Psicomotricidade |
Semestral |
DECC |
2ºsemestre / 2008 |
Estágio Básico II |
Anual |
DECC |
2008 |
Atividades Transdisciplinares II |
Anual |
DECC |
2008 |
3º ANO
NOME DA DISCIPLINA |
Caráter |
Lotação |
Primeira Oferta |
Psicologia Social |
Anual |
DECC |
2009 |
Psicologia da Família |
Anual |
DECC |
2009 |
Psicologia dos Processos Grupais |
Anual |
DECC |
2009 |
Psicologia da Educação Especial |
Anual |
DECC |
2009 |
Psicopatologia Geral |
Anual |
DECC |
2009 |
Psicofarmacologia |
Semestral |
DCF |
1ºsemestre / 2009 |
Psicofisiologia |
Semestral |
DECC |
2ºsemestre / 2009 |
Ética e Legislação |
Semestral |
DECC |
2ºsemestre / 2009 |
Psicologia Ontogenética Humana |
Anual |
DECC |
2009 |
Psicologia Educacional |
Anual |
DECC |
2009 |
Teoria e Técnica da Entrevista Psicológica |
Semestral |
DECC |
1ºsemestre / 2009 |
Técnica de Avaliação Psicológica I |
Semestral |
DECC |
2ºsemestre / 2009 |
Atividades TransdisciplinaresIII |
Anual |
DECC |
2009 |
Estágio Básico III |
Anual |
DECC |
2009 |
Optativa |
Anual |
DLA |
2009 |
4º ANO
5º ANO
g) Envidar esforços para atender os recursos necessários (área física, acervo bibliográfico, recursos humanos) para implantação do curso.
h) Implantação do Projeto político Pedagógico do Curso de Psicologia após a aprovação do processo pelo Ministério da Educação.