Nº 034 - Dispõe sobre a criação do curso de Licenciatura em Pedagogia e respectivo PPP – Projeto Político Pedagógico.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 034/2006

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 10 DE NOVEMBRO DE 2006

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de Licenciatura em Pedagogia e respectivo PPP - Projeto Político Pedagógico.

 

 

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 10 de novembro de 2006, Ata 441,

 

 

 

D E L I B E R A:

 

 

 

Art. 1º     Aprovar o curso de Licenciatura em Pedagogia e respectivo PPP – Projeto Político Pedagógico, conforme anexo.

 

Art. 2º     A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPE

 

 

PPP – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA

 

a)     A matriz curricular do Curso de Pedagogia contém 08 (oito) semestres para sua integralização.

 

 

b)     Estrutura curricular:

 Modalidade de Ingresso -        Processo Seletivo – Vestibular

 Regime escolar -                      matrícula por disciplina

 Turnos de funcionamento -      Manh㠖 código 241

                                                     Noite - código 242

 Número de vagas -                   45 vagas-manhã

                                                     45 vagas-noite

 

 

c)     Quadro geral da carga horária:

 

Disciplinas

Carga Horária Mínima

Número de Créditos

Obrigatórias e Optativas

2955

197

Estágio Curricular Supervisionado

300

20

TOTAL

3255

217

 

d)  Carga horária mínima do curso:

Atividades

Carga Horária

Conteúdo Curricular de Atividades Formativas

2955

Carga Horária de Prática Pedagógica

400

Estágio Curricular Supervisionado

300

Atividades Complementares[1]

100

 

 

e)   Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares.

Os critérios de regulamentação e avaliação das Práticas de Ensino, dos Estágios, das Atividades Complementares e do Trabalho de Conclusão de Curso serão definidas pela ComCur de Pedagogia atendendo as exigências legais, o Projeto Político-Pedagógico do Curso e o Projeto Pedagógico da Universidade.

 

f)    Plano de Implementação das Disciplinas.

O curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura tem o seguinte Plano de Implementação de suas disciplinas, considerando os períodos a partir dos quais elas serão oferecidas:

Disciplinas

Semestres

Anos

Filosofia da Educação

1° e 2°

2007

Sociologia da Educação

1° e 2°

2007

Psicologia da Educação

1° e 2°

2007

História da Educação Brasileira

1° e 2°

2007

Didática I – Pedagogia

1° e 2°

2007

Produção Textual

1° e 2°

2007

Infâncias, Culturas e Educação

1° e 2°

2007

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I

1° e 2°

2008

Metodologia do Ensino das Ciências Sociais

1° e 2°

2008

Psicologia da Infância e da Adolescência

2008

Psicolinguística

2008

Educação de Jovens e Adultos

2008

Jogos, Brinquedos e Culturas

2008

Didática II – Pedagogia

1° e 2°

2008

Corporeidade e Movimento

2008

Fundamentos e Metodologia da Pesquisa em Educação

2008

Políticas Públicas de Educação

1° e 2°

2008

Arte e Linguagem na Educação

1° e 2°

2008

História e Metodologia da Alfabetização I

2009

História e Metodologia da Alfabetização II

2009

Metodologia do Ensino da Matemática

1° e 2°

2009

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

1° e 2°

2009

Metodologia do Ensino das Ciências Naturais

1° e 2°

2009

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II

1° e 2°

2009

Estudos Sócio-Antropológicos da Infância e da Juventude

1° e 2°

2009

Gestão Educacional

1° e 2°

2009

Cotidiano na Educação Infantil

1° e 2°

2009

Estágio

1° e 2°

2009

Literatura Infanto-Juvenil

2010

Trabalho de Conclusão de Curso – Pedagogia

2010

Psicologia da Educação dos Portadores de Necessidades Especiais

1° e 2°

2010

Ética e Educação

1° e 2°

2010

LIBRAS

1° e 2°

2010

Oficina de Brinquedos

2010

Tópicos Especiais de Educação Infantil

2010

Estágio na Educação Infantil

2010

Estágio nos Anos Iniciais

2010

Formação Docente

1° e 2°

2010

Optativa

2010

Optativa

2010

 

g)  Novas disciplinas a serem criadas e inseridas:

Didática I - Pedagogia

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 90 horas

Caráter: Obrigatória

Créditos: 6

Duração: Anual

Localização no QSL: 1o ano

Carga Horária Semanal: 3 h/a (2 h/a e 1 h/a Atividades Formativas)

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Contrato didático como objeto de estudo e pesquisa. Da Didática Magna aos dias atuais. Conceito de didática e suas repercussões práticas na formação do/a educador/a. Tendências Pedagógicas e Abordagens do ensino. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Contribuições da Didática no processo de teorização e reconstrução das práticas educativas. A pesquisa como instrumentalização da prática pedagógica. Escola reflexiva e nova racionalidade. Saberes da prática educativa crítica e investigativa. Atividades Formativas: realização de seminários e participação no desenvolvimento de pesquisas, consultas a bibliotecas e leituras adicionais, consultas a centros de documentação e visitas a instituições educacionais e culturais.

 

Infâncias, Culturas e Educação

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 120 horas

Caráter: Obrigatória

Créditos: 8

Duração: Anual

Localização no QSL: 1o ano

Carga Horária Semanal: 4 h/a

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo da infância e relações com cultura, sociedade e educação. Implicação dos estudos sobre infâncias e culturas na formação de professores. Tempos e espaços das infâncias, modos de socialização dos grupos infantis. Metodologias participativas com crianças.

 

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 90 horas

Caráter: Obrigatória

Créditos: 6

Duração: Anual

Localização no QSL: 2o ano

Carga Horária Semanal: 3 h/a

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo da história cultural e social da infância da Modernidade à Contemporaneidade no Brasil e no mundo. Estudo das contribuições teórico-metodológicas de autores que subsidiaram a construção de propostas educativas para a pequena infância desde a criação de creches e pré-escolas no mundo e no Brasil.
 

Metodologia do Ensino das Ciências Sociais

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 120 horas

Caráter: Obrigatória

Créditos: 8

Duração: Anual

Localização no QSL: 2º ano

Carga Horária Semanal: 3h/a (3h/a teóricas e 1 h/a Atividades Formativas)

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Os processos histórico e social da construção do conhecimento de ciências sociais. O ensino de ciências sociais e sua adequação ao nível de desenvolvimento mental do estudante. Construção das noções de tempo, espaço, trabalho, cultura e grupo social: suas diferenças, contradições e relações. O povo brasileiro: história, política e cultura. A problematização da realidade social. Recursos didáticos para o ensino de ciências sociais. Criação de materiais didáticos. Análise de propostas curriculares. Avaliação da aprendizagem de ciências sociais. Análise do livro didático. Atividades Formativas: realização de seminários e participação no desenvolvimento de pesquisas, consultas a bibliotecas e leituras adicionais, consultas a centros de documentação e visitas a instituições educacionais e culturais.

 

Jogos, Brinquedos e Culturas

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 60 horas

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Duração: Semestral

Localização no QSL: 2º ano

Carga Horária Semanal: 4 h/a

Carga Horária de Prática Pedagógica: 10h

Sistema de avaliação: 1

Ementa: O papel e a função do brinquedo e do jogo na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e na vida social da criança. As visões históricas e culturais do brincar. A importância dos processos lúdicos na construção da subjetividade e a relação entre brincadeiras, criatividade, culturas e desenvolvimento/aprendizado infantil.

 

Didática II - Pedagogia

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 90 horas

Caráter: Obrigatória

Créditos: 6

Duração: Anual

Localização no QSL: 2o ano

Carga Horária Semanal: 3 h/a

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Concepções de currículo. Currículo e organização do ensino. Análise de diferentes modalidades de organização do ensino. Planejamento do processo ensino-aprendizagem. A sala de aula como espaço de construção do conhecimento. Unidades e Projetos de aprendizagem. Avaliação da aprendizagem. O erro construtivo. Avaliação como prática de investigação. O diário de aula como instrumento de planejamento e formação docente.

 

Fundamentos e Metodologia da Pesquisa em Educação

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 60 horas

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Duração: Semestral

Localização no QSL: 2o ano

Carga Horária Semanal: 4 h/a

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: A pesquisa na universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa no contexto educativo. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.

 

Metodologia do Ensino da Matemática

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 120 horas

Caráter: Obrigatória

Créditos: 8

Duração: Anual

Localização no QSL: 3o ano

Carga Horária Semanal: 4h/a (3 h/a teóricas e 1 h/a Atividades Formativas)

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estuda a construção de conceitos básicos em matemática pelas crianças. Trabalha aspectos topológicos, noções de tempo e espaço partindo de situações do cotidiano, de músicas, histórias infantis, jogos e brincadeiras. Aprofunda a classificação, seriação, inclusão hierárquica, ordenação e conservação de quantidades, elementos indispensáveis à construção do número. Trabalha com o sistema de numeração decimal, as quatro operações, problemas e geometria, buscando compreender o processo do conhecimento, estabelecendo relação com a vida cotidiana. Atividades Formativas: realização de seminários e participação no desenvolvimento de pesquisas, consultas a bibliotecas e leituras adicionais, consultas a centros de documentação e visitas a instituições educacionais e culturais.

 

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 120 horas

Caráter: Obrigatória

Créditos: 8

Duração: Anual

Localização no QSL: 3o ano

Carga Horária Semanal: 4h/a (3h/a teórica e 1h/a Atividades Formativas)

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Princípios básicos para o ensino da língua materna. O ensino da gramática na visão tradicional e em novas perspectivas. Leitura e produção textual. A expressão escrita e a leitura das diversas formas de textos. Análise de livros didáticos. Atividades Formativas: realização de seminários e participação no desenvolvimento de pesquisas, consultas a bibliotecas e leituras adicionais, consultas a centros de documentação e visitas a instituições educacionais e culturais.

 

Metodologia do Ensino das Ciências Naturais

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 120 horas

Caráter: Obrigatória

Créditos: 8

Duração: Anual

Localização no QSL: 3o ano

Carga Horária Semanal: 3 h/a

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Aprofundamento dos conhecimentos científicos e pedagógicos, visando a problematização e a compreensão do ensino de Ciências Naturais. Análise da estrutura curricular do ensino de Ciências Naturais. Contextualização e interdisciplinaridade no ensino de Ciências Naturais. Construção de elementos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências Naturais. Atividades Formativas: realização de seminários e participação no desenvolvimento de pesquisas, consultas a bibliotecas e leituras adicionais, consultas a centros de documentação e visitas a instituições educacionais e culturais.

 

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 90 horas

Caráter: obrigatória

Créditos: 6

Duração: Anual

Localização no QSL: 3o ano

Carga Horária Semanal: 3 h/a

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo da História da Educação Infantil e das diversas formas de atendimento no Brasil e em outros países do século XIX à Contemporaneidade. O currículo na educação infantil e aspectos específicos da prática pedagógica em creches e pré-escolas. A constituição do grupo na Educação infantil e o papel da educadora. Análise de propostas pedagógicas com crianças pequenas.

 

Estudo Sócio-Antropológicos da Infância e da Juventude

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 60 horas

Caráter: obrigatória

Créditos: 4

Duração: Anual

Localização no QSL: 3o ano

Carga Horária Semanal: 2 h/a

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: A constituição da infância e da juventude pelas instituições. Grupos geracionais de crianças e jovens enquanto constituidores das instituições, sujeitos de conhecimento e construtores das suas culturas e identidades. Relações de poder e culturas da infância e juventude no Brasil e no mundo.

 

Gestão Educacional

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 60 horas

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Duração: Anual

Localização no QSL: 3o ano

Carga Horária Semanal: 2 h/a

Carga Horária da Prática Pedagógica: 20h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Conceitua administração e gestão no debate atual da estruturação dos sistemas educacionais. As reformas educacionais mundiais, nacionais e locais. A gestão das políticas pública na cidade e na escola. O projeto político pedagógico e sua coordenação. Os diferentes espaços e instrumentos de participação na democratização da escola.

 

Cotidiano na Educação Infantil

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 90 horas

Caráter: Obrigatória

Créditos: 6

Duração: Anual

Localização no QSL: 3o ano

Carga Horária Semanal: 3 h/a

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo e problematização das concepções de cotidiano, rotina e ritual e suas implicações na prática pedagógica da educação infantil. Estudo do tempo e espaço e suas marcas na educação infantil e nos processos de subjetivação infantil. O cotidiano e a prática pedagógica na educação infantil e as diversas formas de linguagem da criança. Organização do cotidiano, avaliação e projetos de trabalho com crianças pequenas.

 

Estágio

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 60 horas

Caráter: obrigatória

Créditos: 4

Duração: Anual

Localização no QSL: 3o ano

Carga Horária Semanal: 4 h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da Instituição, investigação das comunidades que a instituição recebe, funcionamento administrativo, regimento escolar, a função e o papel da coordenação pedagógica, rotina educativa diária, participação em reuniões administrativo-pedagógicas, proposta pedagógica, observações e acompanhamento da prática da sala de aula desenvolvida por profissionais, entrevistas com docentes, organização dos projetos de estágios. Ações educativas na Educação Básica.

 

Trabalho de Conclusão de Curso – Pedagogia

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 90 horas

Caráter: Obrigatória

Créditos: 6

Duração: Semestral

Localização no QSL: 4o ano

Carga Horária Semanal: 6 h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso estabelecendo relação com a experiência dos estágios. Produz um trabalho acadêmico-científico.

e condutas típicas. Modalidades de identificações e intervenções psicopedagógicas. A ação psicopedagógica na inclusão do aluno com necessidades educativas especiais nos contextos sociais.

 

Ética e Educação

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 60 horas

Caráter: obrigatória

Créditos: 4

Duração: Anual

Localização no QSL: 4o ano

Carga Horária Semanal: 2 h/a

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h

Sistema de Avaliação: 1.

Ementa: Principais concepções éticas. Possibilidades e limites da ética enquanto foro íntimo (subjetivo e privado) e foro coletivo. A ética no processo de produção e reprodução do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações nas relações de trabalho. A ética na educação: o ethos pedagógico, o ethos praxeológico e o ethos antropológico. O comportamento ético do professor.

 

Tópicos Especiais da Educação Infantil

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 60 horas

Caráter: obrigatória

Créditos: 4

Duração: Semestral

Localização no QSL: 8º período/4º ano

Carga Horária Semanal: 4 h/a

Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo dos princípios fundamentais que articulam cuidado/educação como objetivos indissociáveis no cotidiano das instituições educativas que atendem crianças de zero a seis anos. Experiências teórico-práticas.

 

Estágio na Educação Infantil

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 120 horas

Caráter: obrigatória

Créditos: 8

Duração: Semestral

Localização no QSL: 4o ano

Carga Horária Semanal: 8 h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Planejamento da atividade prática docente, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, orientações individuais e coletivas, avaliação e reflexão da ação na vivência do processo. Relato e análise da ação educativa vivenciada no estágio da Educação Infantil. Teorização de temáticas implicadas na prática pedagógica. Elaboração de proposições educacionais para os conflitos inerentes à ação docente.

 

Estágio nos Anos iniciais do ensino fundamental

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 120 horas

Caráter: obrigatória

Créditos: 8

Duração: Semestral

Localização no QSL: 4o ano

Carga Horária Semanal: 8 h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Planejamento da atividade prática docente, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, orientações individuais e coletivas, avaliação e reflexão da ação na vivência do processo. Relato e análise da ação educativa vivenciada no estágio dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Teorização de temáticas implicadas na prática pedagógica. Elaboração de  proposições educacionais para os conflitos inerentes à ação docente.

 

Formação Docente

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 90 horas

Caráter: obrigatória

Créditos: 6

Duração: Anual

Localização no QSL: 4o ano

Carga Horária Semanal: 3 h/a (2 h/a e 1 h/a Atividades Formativas)

Carga Horária da Prática Pedagógica: 20h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: A docência no contexto da transição paradigmática. A pesquisa como eixo da formação docente. Epistemologia da prática profissional. Os professores como sujeitos do conhecimento. Percursos de formação e de transformação. O ciclo de vida profissional dos professores. Diários de aula, relatórios de aula e outros registros reflexivos. Atividades Formativas: realização de seminários e participação no desenvolvimento de pesquisas, consultas a bibliotecas e leituras adicionais, consultas a centros de documentação e visitas a instituições educacionais e culturais.

 

Educação à Distância

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 30 horas

Caráter: Optativo

Créditos: 2

Duração: Semestral

Localização no QSL: 4o ano

Carga Horária Semanal: 2 h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Familiarização com o ambiente informatizado: vivência das possibilidades pedagógicas e dos desafios no ensino à distância. Legislação e Programas. Iniciativas de governo (Federal, Estadual e Municipal). Experiências Nacionais e Internacionais. Tutoria, Desenho Instrucional e desenvolvimento de material didático para Educação à Distância.

 

Questões Atuais da História da Educação Brasileira

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 30 horas

Caráter: Optativo

Créditos: 2

Duração: Semestral

Localização no QSL: 4o ano

Carga Horária Semanal: 2 h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Discussão da historiografia da educação brasileira a partir dos anos 1970: legislação, contexto histórico e implicações para as políticas públicas.

 

Abordagens Didáticas em Educação de Jovens e Adultos

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 30 horas

Caráter: Optativo

Créditos: 2

Duração: Semestral

Localização no QSL: 4o ano

Carga Horária Semanal: 2 h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Perspectivas teóricas possíveis para as práticas pedagógicas que resgatem o saber de sujeitos jovens e adultos. O educador como aprendiz. O letramento como uma nova visão sobre a alfabetização. Currículos, materiais didáticos e formação de professores específicos de EJA.

 

Educação Popular e Movimentos Sociais

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 30 horas

Caráter: Optativo

Créditos: 2

Duração: Semestral

Localização no QSL: 4o ano

Carga Horária Semanal: 2 h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Movimentos de educação popular: origens e vertentes. Os movimentos sociais como práticas alternativas ao atendimento do sistema oficial educacional brasileiro. Concepções de educação popular. Experiências de educação popular no sistema formal de ensino e experiências não formais de ensino.

 

Mídias e Educação

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária: 60 horas

Caráter: Optativo

Créditos: 4

Duração: Semestral

Localização no QSL: 4o ano

Carga Horária Semanal: 4 h/a

Carga Horária da Prática Pedagógica: 10h

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Análise da produção, funcionamento e recepção de processos da cultura das mídias e dos processos mediáticos, na organização simbólica na sociedade contemporânea. O papel da mídia na educação e na cultura escolar. As estratégias e experiências culturais da sociedade de consumo de massa e suas repercussões no campo educacional

 

 

h)     Disciplinas já existentes, a serem Incluídas:

Código

Disciplina

Departamento

09283

Filosofia da educação

DECC

09282

Sociologia da educação

DECC

09435

Psicologia da educação

DECC

06347

Produção textual

DLA

09459

Educação de jovens e adultos

DECC

09460

Corporeidade e movimento

DECC

09436

Políticas públicas da educação

DECC

06351

Arte e linguagem na educação

DLA

06352

Literatura infanto-juvenil

DLA

09462

Psicologia da educação dos portadores de necessidades especiais

DECC

06386

Língua brasileira de sinais

DLA

09519

Oficina de brinquedos

DECC

09466

História e metodologia da alfabetização i

DECC

09469

História e metodologia da alfabetização II

DECC

06165

Psicolingüística

DLA

09455

História da educação brasileira

DECC

09459

Psicologia da infância e da adolescência

DECC

 

i)    Adoção do Quadro de Seqüência Lógica anexo:

 

 


FUNDAÇAO UNIVERSIDADE FEDERAL

DO RIO GRANDE

QUADRO DE SEQÜÊNCIA LÓGICA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

                                                                                                                         Tempo de Formação e Carga Horária                                        Em vigor a partir do

Duração do Curso em horas/aula                                                                                                                                                                        1° semestre       Ano: 2007

Disciplinas Obrigatórias e Optativas: 2955 h/a                                           Mínimo: 8 semestres

Carga Horária de Atividades Complementares: 100 h                               Carga horária semanal máxima: 32h/a                                       Aprovado em reunião do COEPE

Carga Horária de Prática Pedagógica: 400 h                                              Máximo: 14 semestres                                                                 Deliberação COEPE N° 034/2006

Carga Horária de Estágio Supervisionado: 300 h/a                                   Carga horária semanal mínima : 14 h/a

Carga Horária Total do Curso: 3355 h/a

                 1o Período/2o Período                                              3o Período/4o Período                                                        5o Período/6o Período                                             7o Período/8o Período

NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS

 

09283                                  120/8

Filosofia da Educação

 

NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS

 

                                             90/6

Fund. e Metod. da Educação

Infantil I

 

NÚCLEO DE ESTUDOS INTEGRADORES

 

09466          60/4

Hist. e Metod. da Alfabetização I

09469          60/4

Hist. e Metod. da Alfabetização II

 

NÚCLEO DE PROPOSIÇÕES E PERSPECTIVAS EDUCATIVAS

 

         06352       60/4

Lit. Infanto-Juvenil

              90/6

Trab. de Concl. de Curso - Pedagogia

 

 

 

 

 

09282                                 120/8

Sociologia da Educação

                                              120/8

Metodologia do Ensino das Ciências Sociais

                                                120/8

Metod. do Ens. da Matemática

09462                                  60/4

Psic. da Educ. dos Port. de Necessidades Especiais

 

 

 

 

 

09435                                 120/8

Psicologia da Educação

09459       60/4

Psic. Infância e da Adolesc.

 

  06165                60/4

Psicolingüistica

                                                120/8

Metod. do Ens. da Língua Portuguesa

                                            60/4

Ética e Educação

 

 

 

 

 

09455                                   90/6                                                 

História da Educação

Brasileira

09464       60/4

Educação de Jovens e Adultos

 

                  60/4

Jogos, Brinquedos e Culturas

                                                120/8

Metod. do Ens. das

Ciências Naturais

06386                                120/8

 
LIBRAS

 

 

 

 

 

                                             90/6                          

Didática I - Pedagogia

                                               90/6

Didática II - Pedagogia

                                                  90/6

Fund. e Metod. da Educação

Infantil II

09519      60/4

Oficina de Brinquedos

                  60/4

Tóp. Esp. da Educ. Infantil

 

 

 

 

 

06347                                   60/4

Produção Textual

09460         60/4

Corporeidade e Movimento

                   60/4
Fund. e Met. da Pesq. Em Educ.
                                                  60/4

Est. Sócio-Antropológicos da Infância e da Juventude

             120/8

Est.na Educ. Infantil

               120/8

Est. nos Anos Iniciais

 

 

 

 

 

                                            120/8

Infâncias, Culturas e Educação

 

               09436                                90/6

Políticas Públicas de Educação

 

                                                  60/4

Gestão Educacional

                                            90/6

Formação Docente

 

 

 

 

 

 

                 Optativas

 

 

                                               60/4

Arte e Linguagem na Educação

                                                  90/6

Cotidiano na Educação Infantil

                 30/2

                 30/2

                                                  60/4

Estágio
                                           

 



[1] Caberá à Comissão de Curso, com base nas normas vigentes, estabelecer os critérios de regulamentação das Atividades Complementares.