SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 034/2006
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 10 DE NOVEMBRO DE 2006
Dispõe sobre a criação do curso de Licenciatura em Pedagogia e respectivo PPP - Projeto Político Pedagógico.
O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 10 de novembro de 2006, Ata 441,
D E L I B E R A:
Art. 1º Aprovar o curso de Licenciatura em Pedagogia e respectivo PPP Projeto Político Pedagógico, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPE
PPP PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA
a) A matriz curricular do Curso de Pedagogia contém 08 (oito) semestres para sua integralização.
b) Estrutura curricular:
Modalidade de Ingresso - Processo Seletivo Vestibular
Regime escolar - matrícula por disciplina
Turnos de funcionamento - Manhã código 241
Noite - código 242
Número de vagas - 45 vagas-manhã
45 vagas-noite
c) Quadro geral da carga horária:
Disciplinas |
Carga Horária Mínima |
Número de Créditos |
Obrigatórias e Optativas |
2955 |
197 |
Estágio Curricular Supervisionado |
300 |
20 |
TOTAL |
3255 |
217 |
d) Carga horária mínima do curso:
Atividades |
Carga Horária |
Conteúdo Curricular de Atividades Formativas |
2955 |
Carga Horária de Prática Pedagógica |
400 |
Estágio Curricular Supervisionado |
300 |
Atividades Complementares[1] |
100 |
e) Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares.
Os critérios de regulamentação e avaliação das Práticas de Ensino, dos Estágios, das Atividades Complementares e do Trabalho de Conclusão de Curso serão definidas pela ComCur de Pedagogia atendendo as exigências legais, o Projeto Político-Pedagógico do Curso e o Projeto Pedagógico da Universidade.
f) Plano de Implementação das Disciplinas.
O curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura tem o seguinte Plano de Implementação de suas disciplinas, considerando os períodos a partir dos quais elas serão oferecidas:
Disciplinas |
Semestres |
Anos |
Filosofia da Educação |
1° e 2° |
2007 |
Sociologia da Educação |
1° e 2° |
2007 |
Psicologia da Educação |
1° e 2° |
2007 |
História da Educação Brasileira |
1° e 2° |
2007 |
Didática I Pedagogia |
1° e 2° |
2007 |
Produção Textual |
1° e 2° |
2007 |
Infâncias, Culturas e Educação |
1° e 2° |
2007 |
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I |
1° e 2° |
2008 |
Metodologia do Ensino das Ciências Sociais |
1° e 2° |
2008 |
Psicologia da Infância e da Adolescência |
1° |
2008 |
Psicolinguística |
2° |
2008 |
Educação de Jovens e Adultos |
1° |
2008 |
Jogos, Brinquedos e Culturas |
2° |
2008 |
Didática II Pedagogia |
1° e 2° |
2008 |
Corporeidade e Movimento |
1° |
2008 |
Fundamentos e Metodologia da Pesquisa em Educação |
2° |
2008 |
Políticas Públicas de Educação |
1° e 2° |
2008 |
Arte e Linguagem na Educação |
1° e 2° |
2008 |
História e Metodologia da Alfabetização I |
1° |
2009 |
História e Metodologia da Alfabetização II |
2° |
2009 |
Metodologia do Ensino da Matemática |
1° e 2° |
2009 |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa |
1° e 2° |
2009 |
Metodologia do Ensino das Ciências Naturais |
1° e 2° |
2009 |
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II |
1° e 2° |
2009 |
Estudos Sócio-Antropológicos da Infância e da Juventude |
1° e 2° |
2009 |
Gestão Educacional |
1° e 2° |
2009 |
Cotidiano na Educação Infantil |
1° e 2° |
2009 |
Estágio |
1° e 2° |
2009 |
Literatura Infanto-Juvenil |
1° |
2010 |
Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia |
2° |
2010 |
Psicologia da Educação dos Portadores de Necessidades Especiais |
1° e 2° |
2010 |
Ética e Educação |
1° e 2° |
2010 |
LIBRAS |
1° e 2° |
2010 |
Oficina de Brinquedos |
1° |
2010 |
Tópicos Especiais de Educação Infantil |
2° |
2010 |
Estágio na Educação Infantil |
1° |
2010 |
Estágio nos Anos Iniciais |
2° |
2010 |
Formação Docente |
1° e 2° |
2010 |
Optativa |
1° |
2010 |
Optativa |
2° |
2010 |
g) Novas disciplinas a serem criadas e inseridas:
Didática I - Pedagogia
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 90 horas
Caráter: Obrigatória
Créditos: 6
Duração: Anual
Localização no QSL: 1o ano
Carga Horária Semanal: 3 h/a (2 h/a e 1 h/a Atividades Formativas)
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Contrato didático como objeto de estudo e pesquisa. Da Didática Magna aos dias atuais. Conceito de didática e suas repercussões práticas na formação do/a educador/a. Tendências Pedagógicas e Abordagens do ensino. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Contribuições da Didática no processo de teorização e reconstrução das práticas educativas. A pesquisa como instrumentalização da prática pedagógica. Escola reflexiva e nova racionalidade. Saberes da prática educativa crítica e investigativa. Atividades Formativas: realização de seminários e participação no desenvolvimento de pesquisas, consultas a bibliotecas e leituras adicionais, consultas a centros de documentação e visitas a instituições educacionais e culturais.
Infâncias, Culturas e Educação
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 120 horas
Caráter: Obrigatória
Créditos: 8
Duração: Anual
Localização no QSL: 1o ano
Carga Horária Semanal: 4 h/a
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Estudo da infância e relações com cultura, sociedade e educação. Implicação dos estudos sobre infâncias e culturas na formação de professores. Tempos e espaços das infâncias, modos de socialização dos grupos infantis. Metodologias participativas com crianças.
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 90 horas
Caráter: Obrigatória
Créditos: 6
Duração: Anual
Localização no QSL: 2o ano
Carga Horária Semanal: 3 h/a
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Estudo da história cultural e social da infância da Modernidade à Contemporaneidade no Brasil e no mundo. Estudo das contribuições teórico-metodológicas de autores que subsidiaram a construção de propostas educativas para a pequena infância desde a criação de creches e pré-escolas no mundo e no Brasil.
Metodologia do Ensino das Ciências Sociais
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 120 horas
Caráter: Obrigatória
Créditos: 8
Duração: Anual
Localização no QSL: 2º ano
Carga Horária Semanal: 3h/a (3h/a teóricas e 1 h/a Atividades Formativas)
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Os processos histórico e social da construção do conhecimento de ciências sociais. O ensino de ciências sociais e sua adequação ao nível de desenvolvimento mental do estudante. Construção das noções de tempo, espaço, trabalho, cultura e grupo social: suas diferenças, contradições e relações. O povo brasileiro: história, política e cultura. A problematização da realidade social. Recursos didáticos para o ensino de ciências sociais. Criação de materiais didáticos. Análise de propostas curriculares. Avaliação da aprendizagem de ciências sociais. Análise do livro didático. Atividades Formativas: realização de seminários e participação no desenvolvimento de pesquisas, consultas a bibliotecas e leituras adicionais, consultas a centros de documentação e visitas a instituições educacionais e culturais.
Jogos, Brinquedos e Culturas
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 60 horas
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Localização no QSL: 2º ano
Sistema de avaliação: 1
Ementa: O papel e a função do brinquedo e do jogo na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e na vida social da criança. As visões históricas e culturais do brincar. A importância dos processos lúdicos na construção da subjetividade e a relação entre brincadeiras, criatividade, culturas e desenvolvimento/aprendizado infantil.
Didática II - Pedagogia
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 90 horas
Caráter: Obrigatória
Créditos: 6
Duração: Anual
Localização no QSL: 2o ano
Carga Horária Semanal: 3 h/a
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Concepções de currículo. Currículo e organização do ensino. Análise de diferentes modalidades de organização do ensino. Planejamento do processo ensino-aprendizagem. A sala de aula como espaço de construção do conhecimento. Unidades e Projetos de aprendizagem. Avaliação da aprendizagem. O erro construtivo. Avaliação como prática de investigação. O diário de aula como instrumento de planejamento e formação docente.
Fundamentos e Metodologia da Pesquisa em Educação
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 60 horas
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Duração: Semestral
Localização no QSL: 2o ano
Carga Horária Semanal: 4 h/a
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: A pesquisa na universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa no contexto educativo. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.
Metodologia do Ensino da Matemática
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 120 horas
Caráter: Obrigatória
Créditos: 8
Duração: Anual
Localização no QSL: 3o ano
Carga Horária Semanal: 4h/a (3 h/a teóricas e 1 h/a Atividades Formativas)
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Estuda a construção de conceitos básicos em matemática pelas crianças. Trabalha aspectos topológicos, noções de tempo e espaço partindo de situações do cotidiano, de músicas, histórias infantis, jogos e brincadeiras. Aprofunda a classificação, seriação, inclusão hierárquica, ordenação e conservação de quantidades, elementos indispensáveis à construção do número. Trabalha com o sistema de numeração decimal, as quatro operações, problemas e geometria, buscando compreender o processo do conhecimento, estabelecendo relação com a vida cotidiana. Atividades Formativas: realização de seminários e participação no desenvolvimento de pesquisas, consultas a bibliotecas e leituras adicionais, consultas a centros de documentação e visitas a instituições educacionais e culturais.
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 120 horas
Caráter: Obrigatória
Créditos: 8
Duração: Anual
Localização no QSL: 3o ano
Carga Horária Semanal: 4h/a (3h/a teórica e 1h/a Atividades Formativas)
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Princípios básicos para o ensino da língua materna. O ensino da gramática na visão tradicional e em novas perspectivas. Leitura e produção textual. A expressão escrita e a leitura das diversas formas de textos. Análise de livros didáticos. Atividades Formativas: realização de seminários e participação no desenvolvimento de pesquisas, consultas a bibliotecas e leituras adicionais, consultas a centros de documentação e visitas a instituições educacionais e culturais.
Metodologia do Ensino das Ciências Naturais
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 120 horas
Caráter: Obrigatória
Créditos: 8
Duração: Anual
Localização no QSL: 3o ano
Carga Horária Semanal: 3 h/a
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Aprofundamento dos conhecimentos científicos e pedagógicos, visando a problematização e a compreensão do ensino de Ciências Naturais. Análise da estrutura curricular do ensino de Ciências Naturais. Contextualização e interdisciplinaridade no ensino de Ciências Naturais. Construção de elementos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências Naturais. Atividades Formativas: realização de seminários e participação no desenvolvimento de pesquisas, consultas a bibliotecas e leituras adicionais, consultas a centros de documentação e visitas a instituições educacionais e culturais.
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 90 horas
Caráter: obrigatória
Créditos: 6
Duração: Anual
Localização no QSL: 3o ano
Carga Horária Semanal: 3 h/a
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Estudo da História da Educação Infantil e das diversas formas de atendimento no Brasil e em outros países do século XIX à Contemporaneidade. O currículo na educação infantil e aspectos específicos da prática pedagógica em creches e pré-escolas. A constituição do grupo na Educação infantil e o papel da educadora. Análise de propostas pedagógicas com crianças pequenas.
Estudo Sócio-Antropológicos da Infância e da Juventude
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 60 horas
Caráter: obrigatória
Créditos: 4
Duração: Anual
Localização no QSL: 3o ano
Carga Horária Semanal: 2 h/a
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: A constituição da infância e da juventude pelas instituições. Grupos geracionais de crianças e jovens enquanto constituidores das instituições, sujeitos de conhecimento e construtores das suas culturas e identidades. Relações de poder e culturas da infância e juventude no Brasil e no mundo.
Gestão Educacional
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 60 horas
Caráter: Obrigatória
Créditos: 4
Duração: Anual
Localização no QSL: 3o ano
Carga Horária Semanal: 2 h/a
Carga Horária da Prática Pedagógica: 20h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Conceitua administração e gestão no debate atual da estruturação dos sistemas educacionais. As reformas educacionais mundiais, nacionais e locais. A gestão das políticas pública na cidade e na escola. O projeto político pedagógico e sua coordenação. Os diferentes espaços e instrumentos de participação na democratização da escola.
Cotidiano na Educação Infantil
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 90 horas
Caráter: Obrigatória
Créditos: 6
Duração: Anual
Localização no QSL: 3o ano
Carga Horária Semanal: 3 h/a
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Estudo e problematização das concepções de cotidiano, rotina e ritual e suas implicações na prática pedagógica da educação infantil. Estudo do tempo e espaço e suas marcas na educação infantil e nos processos de subjetivação infantil. O cotidiano e a prática pedagógica na educação infantil e as diversas formas de linguagem da criança. Organização do cotidiano, avaliação e projetos de trabalho com crianças pequenas.
Estágio
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 60 horas
Caráter: obrigatória
Créditos: 4
Duração: Anual
Localização no QSL: 3o ano
Carga Horária Semanal: 4 h/a
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da Instituição, investigação das comunidades que a instituição recebe, funcionamento administrativo, regimento escolar, a função e o papel da coordenação pedagógica, rotina educativa diária, participação em reuniões administrativo-pedagógicas, proposta pedagógica, observações e acompanhamento da prática da sala de aula desenvolvida por profissionais, entrevistas com docentes, organização dos projetos de estágios. Ações educativas na Educação Básica.
Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 90 horas
Caráter: Obrigatória
Créditos: 6
Duração: Semestral
Localização no QSL: 4o ano
Carga Horária Semanal: 6 h/a
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso estabelecendo relação com a experiência dos estágios. Produz um trabalho acadêmico-científico.
e condutas típicas. Modalidades de identificações e intervenções psicopedagógicas. A ação psicopedagógica na inclusão do aluno com necessidades educativas especiais nos contextos sociais.
Ética e Educação
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 60 horas
Caráter: obrigatória
Créditos: 4
Duração: Anual
Localização no QSL: 4o ano
Carga Horária Semanal: 2 h/a
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h
Sistema de Avaliação: 1.
Ementa: Principais concepções éticas. Possibilidades e limites da ética enquanto foro íntimo (subjetivo e privado) e foro coletivo. A ética no processo de produção e reprodução do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações nas relações de trabalho. A ética na educação: o ethos pedagógico, o ethos praxeológico e o ethos antropológico. O comportamento ético do professor.
Tópicos Especiais da Educação Infantil
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 60 horas
Caráter: obrigatória
Créditos: 4
Duração: Semestral
Localização no QSL: 8º período/4º ano
Carga Horária Semanal: 4 h/a
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Estudo dos princípios fundamentais que articulam cuidado/educação como objetivos indissociáveis no cotidiano das instituições educativas que atendem crianças de zero a seis anos. Experiências teórico-práticas.
Estágio na Educação Infantil
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 120 horas
Caráter: obrigatória
Créditos: 8
Duração: Semestral
Localização no QSL: 4o ano
Carga Horária Semanal: 8 h/a
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Planejamento da atividade prática docente, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, orientações individuais e coletivas, avaliação e reflexão da ação na vivência do processo. Relato e análise da ação educativa vivenciada no estágio da Educação Infantil. Teorização de temáticas implicadas na prática pedagógica. Elaboração de proposições educacionais para os conflitos inerentes à ação docente.
Estágio nos Anos iniciais do ensino fundamental
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 120 horas
Caráter: obrigatória
Créditos: 8
Duração: Semestral
Localização no QSL: 4o ano
Carga Horária Semanal: 8 h/a
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Planejamento da atividade prática docente, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, orientações individuais e coletivas, avaliação e reflexão da ação na vivência do processo. Relato e análise da ação educativa vivenciada no estágio dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Teorização de temáticas implicadas na prática pedagógica. Elaboração de proposições educacionais para os conflitos inerentes à ação docente.
Formação Docente
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 90 horas
Caráter: obrigatória
Créditos: 6
Duração: Anual
Localização no QSL: 4o ano
Carga Horária Semanal: 3 h/a (2 h/a e 1 h/a Atividades Formativas)
Carga Horária da Prática Pedagógica: 20h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: A docência no contexto da transição paradigmática. A pesquisa como eixo da formação docente. Epistemologia da prática profissional. Os professores como sujeitos do conhecimento. Percursos de formação e de transformação. O ciclo de vida profissional dos professores. Diários de aula, relatórios de aula e outros registros reflexivos. Atividades Formativas: realização de seminários e participação no desenvolvimento de pesquisas, consultas a bibliotecas e leituras adicionais, consultas a centros de documentação e visitas a instituições educacionais e culturais.
Educação à Distância
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 30 horas
Caráter: Optativo
Créditos: 2
Duração: Semestral
Localização no QSL: 4o ano
Carga Horária Semanal: 2 h/a
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Familiarização com o ambiente informatizado: vivência das possibilidades pedagógicas e dos desafios no ensino à distância. Legislação e Programas. Iniciativas de governo (Federal, Estadual e Municipal). Experiências Nacionais e Internacionais. Tutoria, Desenho Instrucional e desenvolvimento de material didático para Educação à Distância.
Questões Atuais da História da Educação Brasileira
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 30 horas
Caráter: Optativo
Créditos: 2
Duração: Semestral
Localização no QSL: 4o ano
Carga Horária Semanal: 2 h/a
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Discussão da historiografia da educação brasileira a partir dos anos 1970: legislação, contexto histórico e implicações para as políticas públicas.
Abordagens Didáticas em Educação de Jovens e Adultos
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 30 horas
Caráter: Optativo
Créditos: 2
Duração: Semestral
Localização no QSL: 4o ano
Carga Horária Semanal: 2 h/a
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Perspectivas teóricas possíveis para as práticas pedagógicas que resgatem o saber de sujeitos jovens e adultos. O educador como aprendiz. O letramento como uma nova visão sobre a alfabetização. Currículos, materiais didáticos e formação de professores específicos de EJA.
Educação Popular e Movimentos Sociais
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 30 horas
Caráter: Optativo
Créditos: 2
Duração: Semestral
Localização no QSL: 4o ano
Carga Horária Semanal: 2 h/a
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Movimentos de educação popular: origens e vertentes. Os movimentos sociais como práticas alternativas ao atendimento do sistema oficial educacional brasileiro. Concepções de educação popular. Experiências de educação popular no sistema formal de ensino e experiências não formais de ensino.
Mídias e Educação
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga Horária: 60 horas
Caráter: Optativo
Créditos: 4
Duração: Semestral
Localização no QSL: 4o ano
Carga Horária Semanal: 4 h/a
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10h
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Análise da produção, funcionamento e recepção de processos da cultura das mídias e dos processos mediáticos, na organização simbólica na sociedade contemporânea. O papel da mídia na educação e na cultura escolar. As estratégias e experiências culturais da sociedade de consumo de massa e suas repercussões no campo educacional
h) Disciplinas já existentes, a serem Incluídas:
Código |
Disciplina |
Departamento |
09283 |
Filosofia da educação |
DECC |
09282 |
Sociologia da educação |
DECC |
09435 |
Psicologia da educação |
DECC |
06347 |
Produção textual |
DLA |
09459 |
Educação de jovens e adultos |
DECC |
09460 |
Corporeidade e movimento |
DECC |
09436 |
Políticas públicas da educação |
DECC |
06351 |
Arte e linguagem na educação |
DLA |
06352 |
Literatura infanto-juvenil |
DLA |
09462 |
Psicologia da educação dos portadores de necessidades especiais |
DECC |
06386 |
Língua brasileira de sinais |
DLA |
09519 |
Oficina de brinquedos |
DECC |
09466 |
História e metodologia da alfabetização i |
DECC |
09469 |
História e metodologia da alfabetização II |
DECC |
06165 |
Psicolingüística |
DLA |
09455 |
História da educação brasileira |
DECC |
09459 |
Psicologia da infância e da adolescência |
DECC |
i) Adoção do Quadro de Seqüência Lógica anexo:
FUNDAÇAO UNIVERSIDADE FEDERALDO RIO GRANDE |
QUADRO DE SEQÜÊNCIA LÓGICA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Tempo de Formação e Carga Horária Em vigor a partir do Duração do Curso em horas/aula 1° semestre Ano: 2007 Disciplinas Obrigatórias e Optativas: 2955 h/a Mínimo: 8 semestres Carga Horária de Atividades Complementares: 100 h Carga horária semanal máxima: 32h/a Aprovado em reunião do COEPE Carga Horária de Prática Pedagógica: 400 h Máximo: 14 semestres Deliberação COEPE N° 034/2006 Carga Horária de Estágio Supervisionado: 300 h/a Carga horária semanal mínima : 14 h/a Carga Horária Total do Curso: 3355 h/a |
1o Período/2o Período 3o Período/4o Período 5o Período/6o Período 7o Período/8o Período
NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS |
|
09283 120/8 Filosofia da Educação |
|
NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS |
|
90/6 Fund. e Metod. da Educação Infantil I |
|
NÚCLEO DE ESTUDOS INTEGRADORES |
|
09466 60/4 Hist. e Metod. da Alfabetização I |
09469 60/4 Hist. e Metod. da Alfabetização II |
|
NÚCLEO DE PROPOSIÇÕES E PERSPECTIVAS EDUCATIVAS |
|
06352 60/4 Lit. Infanto-Juvenil |
90/6 Trab. de Concl. de Curso - Pedagogia |
|||||
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||
09282 120/8 Sociologia da Educação |
120/8 Metodologia do Ensino das Ciências Sociais |
120/8 Metod. do Ens. da Matemática |
09462 60/4 Psic. da Educ. dos Port. de Necessidades Especiais |
||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||
09435 120/8 Psicologia da Educação |
09459 60/4 Psic. Infância e da Adolesc. |
|
06165 60/4 Psicolingüistica |
120/8 Metod. do Ens. da Língua Portuguesa |
60/4 Ética e Educação |
||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||
09455 90/6 História da Educação Brasileira |
09464 60/4 Educação de Jovens e Adultos |
|
60/4 Jogos, Brinquedos e Culturas |
120/8 Metod. do Ens. das Ciências Naturais |
06386 120/8 LIBRAS |
||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||
90/6 Didática I - Pedagogia |
90/6 Didática II - Pedagogia |
90/6 Fund. e Metod. da EducaçãoInfantil II |
09519 60/4 Oficina de Brinquedos |
60/4 Tóp. Esp. da Educ. Infantil |
|||||||||||||||||
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06347 60/4 Produção Textual |
09460 60/4Corporeidade e Movimento |
60/4Fund. e Met. da Pesq. Em Educ. |
60/4Est. Sócio-Antropológicos da Infância e da Juventude |
120/8 Est.na Educ. Infantil |
120/8 Est. nos Anos Iniciais |
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120/8 Infâncias, Culturas e Educação
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09436 90/6 Políticas Públicas de Educação
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60/4 Gestão Educacional |
90/6 Formação Docente |
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Optativas |
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60/4 Arte e Linguagem na Educação |
90/6 Cotidiano na Educação Infantil |
30/2 |
30/2 |
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60/4 Estágio |
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[1] Caberá à Comissão de Curso, com base nas normas vigentes, estabelecer os critérios de regulamentação das Atividades Complementares.