Nº 007 - Dispõe sobre alteração curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 007/2014

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

 5ª CÂMARA – CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

EM 15 DE ABRIL DE 2014

                                                                               

 

Dispõe sobre alteração curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação.

                                                                                

 

O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e a Presidenta da 5ª Câmara do COEPEA - CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 15 de abril de 2014, em conformidade ao constante no processo nº 23116.007894/2013-90,

                                              

 

D E L I B E R A M:

 

 

Art. 1º       Aprovar a criação e inclusão das disciplinas abaixo relacionadas, a serem implementadas a partir do 1o semestre de 2014 no Programa de Pós Graduação em Educação.

 

Disciplina: Estudos Individuais

Créditos: 0

Carga Horária: 0

Lotação: IE

Caráter: obrigatória

Ementa: Elaboração da dissertação em qualquer período letivo após ter projeto de pesquisa aprovado no exame de qualificação.

 

Disciplina: Práticas Educativas e a noção problematização – lições de método em Michel Foucault

Créditos: 2

Carga Horária: 30 h

Lotação: IE

Caráter: optativa

Ementa: As noções de problematização e prática em Michel Foucault. Trato das práticas educativas escolares e não escolares. Problematização destas a partir de temas como poder, história, corpo, vida, discurso, política.

 

Disciplina: Gênero e Infância: questões contemporâneas e educacionais

Créditos: 3

Carga Horária: 45 h

Lotação: IE

Caráter: optativa

Ementa: Estudo e problematização das condições socioculturais que fazem emergir as infâncias contemporâneas e suas identidades de gênero, bem como suas interfaces com a educação. Enfatizam-se as implicações teóricas e metodológicas, discutindo as variadas perspectivas de investigação no campo pós-estruturalista de análise, em especial os Estudos Culturais e de Gênero.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Danilo Giroldo

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA

 

 

 

 

 

Profª. Drª. Gabriela Medeiros Nogueira

PRESIDENTA DA 5ª CÂMARA DO COEPEA

CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES