Nº 008 - Dispões sobre alteração curricular do curso de Mestrado Profissional em História.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

DELIBERAÇÃO Nº 008/2014

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

 5ª CÂMARA – CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

EM 20 DE MAIO DE 2014

                                                                               

Dispõe sobre alteração curricular do curso de Mestrado Profissional em História.

                                                                                

O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e a Presidenta da 5ª Câmara do COEPEA - CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 21 de maio de 2014, em conformidade ao constante no processo nº 23116.007233/2013-64,

 

D E L I B E R A M:

 

Art. 1º        Aprovar a criação e inclusão das disciplinas abaixo relacionadas no curso de Mestrado Profissional em História.

 

Docência orientada  

LOTAÇÃO: ICHI                            DURAÇÃO: Semestral        CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA: 60 horas          CRÉDITOS: 04 cr                 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 02     Semestre / Ano de Oferecimento: 2º/ 2013

EMENTA: Acompanhamento do professor durante o desenvolvimento da disciplina para obtenção de uma melhor visão sobre a atividade docente, produção de material didático, assim como orientação e supervisão de atividades de pesquisa dos discentes.

 

Trabalho individual 

LOTAÇÃO: ICHI                             DURAÇÃO: Semestral       CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA: 30 horas         CRÉDITOS: 02 cr                

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 02      Semestre / Ano de Oferecimento: 2º/ 2013

EMENTA: validação de produções de pesquisa e socialização do conhecimento veiculadas e publicadas em periódicos científicos impressos ou eletrônicos avaliados na CAPES com qualis mínimo de B5. Submissão de artigos para periódicos científicos com qualis mínimo B5, como requisito mínimo para defesa do Trabalho de Conclusão do Mestrado – TCM. Entrega de comprovação da submissão na secretaria do PPGH juntamente com cópia do TCM para defesa.

 

Tópicos especiais em Ensino de História I

LOTAÇÃO: ICHI                             DURAÇÃO: Semestral     CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA: 45 horas         CRÉDITOS: 03 cr                

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01      Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014

EMENTA: A partir de tópicos elencados discutir novas metodologias de pesquisa em ensino de História, assim como propostas teóricas amplas.

 

Tópicos especiais em Ensino de História II

LOTAÇÃO: ICHI                             DURAÇÃO: Semestral      CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA: 45 horas         CRÉDITOS: 03 cr               

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01      Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2013

EMENTA: A partir de tópicos elencados discutir novas metodologias de ensino de História, assim como propostas teóricas amplas de trabalho em sala de aula.

 

Identidades, Docência e tensões curriculares

LOTAÇÃO: ICHI                             DURAÇÃO: Semestral       CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA: 45 horas        CRÉDITOS: 03 cr                 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01      Semestre / Ano de Oferecimento: 2º/ 2013

EMENTA: A competição em torno das verdades curriculares na atualidade não se limita ao acadêmico ou estatal, suas configurações são endossadas pelos sujeitos da ação educativa: docentes e educandos. Aliado a esse cenário, o currículo oficial está cada vez mais pressionado pelos coletivos populares, que exigem o direito de ver suas narrativas pronunciadas na escola. Embalados por uma ampla mobilização de afirmação, os movimentos identitários articulam aos seus direitos à escola, à ocupação de espaços definidores da política educacional e, com isso, pressionam o currículo oficial para incorporar suas demandas. Isso não significa que a oficialidade perdeu sua força reguladora, mas algo realmente inaugurou-se: a possibilidade de que as histórias-memórias dos coletivos populares sejam contadas nos currículos. Assim, não se trata de uma vitória dos movimentos sociais sobre o Estado, mas de uma estratégia que tem reconfigurado a escolarização. Essa situação tem “ameaçado” o currículo oficial, uma vez que se origina no seu interior algo maior que ele mesmo: a ação dos movimentos sociais. Isso justifica a forte reação estatal que busca regular a escola e essa potência advinda dos movimentos sociais: os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Provinha Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre outras.

 

Currículo de História e livros didáticos na produção de sentidos

LOTAÇÃO: ICHI                          DURAÇÃO: Semestral   CARÁTER: optativa/EAD CARGA HORÁRIA: 45 horas      CRÉDITOS: 03 cr              

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01   Semestre / Ano de Oferecimento: 2º/ 2013

EMENTA: Debater a organização dos conteúdos históricos no currículo de História para o ensino fundamental, médio e superior; suas relações com as propostas de distribuição dos conteúdos históricos nos livros didáticos e a participação dos intelectuais na base de orientação dessa relação entre currículo e livros didáticos que tem sido estabelecida de forma dialética num processo de retroalimentação que não permite o avanço, mas a reprodução de estruturas imutáveis no ensino de História. A oferta dessa disciplina será pela plataforma moodle.

 

 

Art. 2º        Aprovar a inclusão das disciplinas abaixo relacionadas no curso de Mestrado Profissional em História.

 

História do Ensino de História

LOTAÇÃO: ICHI                   CÓDIGO: 10150P                        DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa            CARGA HORÁRIA: 60 horas       CRÉDITOS: 04 cr  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01           Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014

                                                         

EMENTA: A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino, a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história.

 

Didática da História: Trajetória, Desafios e Perspectivas

LOTAÇÃO: ICHI              CÓDIGO: 10151P                             DURAÇÃO: Semestral              CARÁTER: Optativa       CARGA HORÁRIA: 60 horas          CRÉDITOS: 04 cr  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01

Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014

EMENTA: Didática da história como campo de pesquisa e disciplina acadêmica. Trajetória de construção da Didática de História. Diferentes concepções de didática e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem de história. Planejamento e Avaliação em História. A sala de aula de História. Recursos didáticos como suportes do conhecimento histórico recontextualizado em objeto de ensino. Papéis e usos do livro didático em sala de aula. Escola como espaço de formação do professor de História.

 

Ensino de História e a Questão das Temporalidades

LOTAÇÃO: ICHI               CÓDIGO: 10153P                            DURAÇÃO: Semestral                       CARÁTER: Optativa        CARGA HORÁRIA: 60 horas          CRÉDITOS: 04 cr  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01

Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014

EMENTA: Tempo histórico como elemento estruturante da produção do conhecimento histórico. Conceito de tempo histórico em diferentes matrizes teóricas. O tempo histórico: duração, ritmo, sucessão, simultaneidade, permanências e continuidades. Ensino de história e regimes de historicidade.  Desafios pedagógicos na recontextualização didática do tempo histórico. Conceitos como: narrativa histórica, identidade narrativa e consciência histórica. Tempo histórico e história ensinada: propostas curriculares, livros didáticos, narrativas de professores e alunos em sala de aula.

 

Educação Patrimonial e Ensino de História

LOTAÇÃO: ICHI              CÓDIGO: 10158P                             DURAÇÃO: Semestral                       CARÁTER: Optativa       CARGA HORÁRIA: 60 horas          CRÉDITOS: 04 cr  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01

Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014

EMENTA: O ensino de História e o campo do Patrimônio Cultural material e imaterial. Exploração das conexões das instituições de memória com os campos da cultura, do mercado, da ciência e da educação. A partir de estudos de caso e de levantamentos gerais sobre a situação dos museus brasileiros, são examinadas as novas concepções de ensino de História nos museus trazidas pela discussão contemporânea sobre patrimônio, memória, identidade cultural e educação.

 

Metodologia no Ensino de História: o Pesquisador-Professor e o Professor-Pesquisador

LOTAÇÃO: ICHI              CÓDIGO: 10154P                            DURAÇÃO: Semestral                         CARÁTER: Optativa       CARGA HORÁRIA: 60 horas          CRÉDITOS: 04 cr  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01

 

Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014

EMENTA: O método de pesquisar História e o método de ensinar História. A pesquisa histórica no ensino de História. A importância do professor-pesquisador. A importância dos alunos-pesquisadores. A utilização de oficinas em sala de aula. A pesquisa e a internet. Elaboração de projetos específicos.

 

Produção de Material Didático e o Universo Virtual

LOTAÇÃO: ICHI            CÓDIGO: 10157P                               DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa     CARGA HORÁRIA: 60 horas            CRÉDITOS: 04 cr  

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01

Semestre / Ano de Oferecimento: 1º/ 2014

EMENTA: Estudo de suportes tecnológicos aplicados ao ensino de História, tais como ambientes virtuais de aprendizagem, editores de texto colaborativo, aplicativos, jogos, entre outros. Construção de ambientes virtuais para realização de atividades de pesquisa e ensino de História na Educação Básica.

 

Art. 3º       A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Danilo Giroldo

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA

 

 

 

 

 

Profª. Drª. Gabriela Medeiros Nogueira

PRESIDENTA DA 5ª CÂMARA DO COEPEA

CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES