SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 004/2020
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
5ª CÂMARA – CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
EM 23 DE MARÇO DE 2020
Dispõe sobre alteração curricular no Programa de Pós Graduação em Educação.
A Reitora da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e o Presidente da 5ª Câmara do COEPEA – CÂMARA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 23 de março de 2020, em conformidade ao constante no processo nº 23116. 009947/2019-01,
D E L I B E R A M:
Art. 1º Aprovar a criação e inclusão de disciplinas optativas para o Programa de Pós-Graduação em Educação, retroativas ao 2º semestre de 2019, conforme segue:
Foucault e Educação
Créditos: 02 Carga Horária: 30h
Ementa: A posição do pensamento de Michel Foucault no panorama intelectual e político contemporâneo. Os três domínios foucaultianos e suas contribuições para a análise social. Temas foucaultianos e Educação. Aplicações. (Im)pertinências, (im)possibilidades, (im)propriedades.
Leitura Dirigida: Heleieth Saffioti: A Mulher na sociedade
Créditos: 03 Carga Horária: 45h
Ementa: Trabalho de mulheres, exploração, mulheres no mundo capitalista, feminismo e patriarcado, na perspectiva de Heleieth Saffioti.
Educação de minoria e alfabetização
Créditos: 03 Carga Horária: 45h
Ementa: Línguas de minorias nacionais e internacionais. Educação bilíngue. A Língua de minoria na escola. Currículos de alfabetização nacional e internacionalmente. Práticas dos professores e formação.
Seminário de Sociologia I
Créditos: 03 Carga Horária: 45h
Ementa: Abordagens sociológicas bourdieusianas (estrutural-construtivistas) e pós-bourdieusianas (construtivistas) aplicadas à educação. Campos, habitus e capitais como ferramentas de análise. Herança cultural e processos de classificação no ambiente escolar. Teoria sobre atores plurais e produção de desigualdades no ambiente escolar. Sociologia da experiência e possibilidades de produção de uma escola justa.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias
PRESIDENTA DO COEPEA
Prof. Dr. Lucas Neiva Silva
PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPEA
CÂMARA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES