Nº 016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

DELIBERAÇÃO Nº 016/2021

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

 5ª CÂMARA – CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

EM 29 DE JULHO DE 2021



Dispõe sobre alteração curricular no Programa de Pós Graduação em Educação.



O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e o Presidente da 5ª Câmara do COEPEA – CÂMARA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 29 de julho de 2021, em conformidade ao constante no processo nº 23116.001209/2021-21,



D E L I B E R A M:



Art. 1º Aprovar a criação e inclusão de disciplinas para o Programa de Pós-Graduação em Educação, conforme abaixo:

 

 

  • Estado neoliberal e gestão das políticas educacionais para educação básica no Brasil  

 

Lotação: Instituto de Educação – IE; Duração: semestral; Caráter: optativa; Carga horária total: 45 horas; Créditos: 3; Pré-requisito: Não possui; Equivalência: Não consta; Início da vigência: 2º Semestre de 2021; Ementa: Estudo do Estado Neoliberal, suas características e implicações educacionais no Brasil. Compreensão da Gestão Gerencialista e da Nova Gestão Pública e reflexos nas gestões escolares e por consequência nos processos de ensino e aprendizagem; 

 

 

  • Identidades, sociabilidades e articulações culturais 

 

Lotação: Instituto de Educação – IE; Duração: semestral; Caráter: optativa; Carga horária total: 45 horas; Créditos: 3; Pré-requisito: Não possui; Equivalência: Não consta; Início da vigência: 2º Semestre de 2021; Ementa: Fundamentos teóricos da categoria Identidade, em seu princípio relacional, através de duas trajetórias de contribuições acadêmicas: a abordagem fenomenológica e o interacionismo simbólico. Lógicas de superação das concepções sistêmicas que condicionavam a categoria Identidade. A emergência de concepções pós-estruturalistas, pós-coloniais e decoloniais, e seus quadros explicativos das lógicas de interações e articulações culturais, com valorização da diversidade cultural. Práticas sociais relativas à vida cotidiana, suas dinâmicas de interação e sociabilidade, considerando a cultura em sua dimensão vivida, de partilha ou de disputa no interior da sociedade;

 

  • Infância, experiência e governamento 

 

Lotação: Instituto de Educação – IE; Duração: semestral; Caráter: optativa; Carga horária total: 45 horas; Créditos: 3; Pré-requisito: Não possui; Equivalência: Não consta; Início da vigência: 2º Semestre de 2021; Ementa: Marcas do conceito de infância, da Antiguidade à Contemporaneidade. Infância, experiência e cotidiano. Contribuições de Michel Foucault, especialmente com relação aos conceitos relacionados à governamentalidade, para análise e problematização acerca da infância e sua educação. Políticas públicas contemporâneas para a educação e os processos de governamento da infância;

 

 

  • Cartografia: Modos de pensar a pesquisa em educação com Foucault, Deleuze e Guattari 

 

Lotação: Instituto de Educação – IE; Duração: semestral; Caráter: optativa; Carga horária total: 45 horas; Créditos: 3; Pré-requisito: Não possui; Equivalência: Não consta; Início da vigência: 2º Semestre de 2021; Ementa: Introdução à teoria da multiplicidade de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Implicação dos conceitos: rizoma, agenciamento, corpo sem órgãos. Michel Foucault: cartógrafo. Implicação das noções: poder como ação, diagrama, dispositivo, problematização, questões de método. Cartografia: do método de operar o pensamento à atitude de operação de pesquisas como método. Cartógrafo. Cartografar. Cartografias.

 

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.





Prof. Dr. Danilo Giroldo

PRESIDENTE DO COEPEA




Prof. Dr. Artur Henrique Franco Barcelos

PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPEA

CÂMARA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES