Nº 024

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 024/2008

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 19 DE DEZEMBRO DE 2008

 

 

 

 

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de especialização Rio Grande do Sul: Sociedade, Política e Cultura na modalidade a distância.

 

 

 

 

 

 

 O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 19 de dezembro de 2008, Ata 003,

 

 

 

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

 

 

 

Art.1º            Aprovar a criação do curso de especialização “Rio Grande do Sul: Sociedade, Política e Cultura” na modalidade a distância no âmbito da UAB, conforme anexo.

 

Art. 2º  A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE  DO COEPEA

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTRUTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO RIO GRANDE DO SUL: SOCIEDADE, POLÍTICA E CULTURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, A SER OFERECIDO A PARTIR DE 2009

               

1-   Vagas

Na implementação do curso serão oferecidas 100 vagas para os pólos presenciais no âmbito da UAB onde atua a FURG.

 

 

2-   Docentes

 

Docentes efetivos

Função

Lotação

Adriana Kivanski de Senna, doutora, professora efetiva da FURG, (ICHI)

Responsável pelas disciplinas  População e sociedade no Rio Grande do Sul e Gênero e narrativa e colaboradora na disciplina Metodologia do Ensino e Pesquisa em Ciências Humanas.

 

 

ICHI

Derocina Alves Campos Sosa, doutora, professora efetiva da FURG, (ICHI)

Coordenadora e responsável pelas disciplinas Fundamentos políticos da formação sul-rio-grandense  II e Metodologia do Ensino em Ciências Humanas e colaboradora na disciplina Gênero e narrativa.

 

 

ICHI

Claudio Omar Yahnke Nunes, doutor, professor efetivo da FURG,(ICHI)

Responsável pela disciplina Leitura e sociedade no Rio Grande do Sul

 

ICHI

Francisco das Neves Alves, doutor, professor efetivo da FURG, (ICHI)

 responsável pelas disciplinas Fundamentos políticos da formação sul-rio-grandense I e Discurso e Historiografia no Rio Grande do Sul e colaborador na disciplina Gênero e narrativa.

 

 

ICHI

Adriana Kivanski de Senna, Derocina Alves Campos Sosa, Claudio Omar Yahnke Nunes, Daniel Porciúncula Prado, Francisco das Neves Alves, e Renata Braz Gonçalves,  professores efetivos da FURG, (ICHI)

 

Responsáveis pela disciplina Seminário de Orientação

 

 

 

ICHI

Mauro Nicola Póvoas, doutor, professor efetivo da FURG, (ILA)

Responsável pela disciplina Formação Literária Sul-rio-grandense

 

ILA

Docentes colaboradores

Função

 

Renata Braz Gonçalves, professor efetivo da FURG, (ICHI)

Colaboradora na disciplina Leitura e Sociedade no Rio Grande do Sul

 

ICHI

 

 

 

 

 

 

3-Disciplinas

 

Disciplina (1)- Alfabetização Digital

Carga horária - 60 horas-aula

Créditos - 4

Lotação -  ICHI

Código - a determinar

Sistema de avaliação - II

Ementa - Perspectiva histórica da informática. Uso do console e digitação de textos. Conceitos de sistemas de arquivos. Elementos de ambientes gráficos. Fundamentos da Internet e seus serviços. Utilização de aplicativos e recursos digitais: editor de texto, planilha eletrônica, editor de apresentação e outros. Ambientes virtuais de aprendizagem. Contexto atual da educação utilizando tecnologias digitais

 

Disciplina (2)-Fundamentos políticos da formação sul-rio-grandense

Carga horária - 30 horas-aula

Créditos - 2

Lotação - ICHI

Código - a determinar

Sistema de avaliação - II

Ementa - Estudo da formação sul-rio-grandense sob o prisma político, levando em conta a época colonial e a gênese da organização político-administrativa gaúcha, a formação da elite política, o papel do militarismo e da questão fronteiriça; o período imperial, desde os primórdios das organizações partidárias e a eclosão revolucionária até a fundamentação dos partidos políticos e o processo de decadência da forma monárquica de governo; e a época da República Velha, desde a transição, passando pela crise revolucionária, pela consolidação do modelo castilhista-borgista e chegando à crise dos anos vinte com a desagregação deste regime.

 

Disciplina (3)- Fundamentos políticos da formação sul-rio-grandense  II

Carga horária - 30 horas-aula

Créditos - 2

Lotação - ICHI

Código - a determinar

Sistema de avaliação - II

Ementa - As influências políticas da República Velha para a história do RS. A Revolução de 1930 como marco de mudança nas estruturas regionais. A “gauchização” da política nacional no período pós-1930. A cultura e a identidade regional.A industrialização do RS antes e depois  de 1930.O Estado Novo e suas repercussões no RS.A estruturação político-partidária gaúcha de 1945 a 1964.A polarização da política regional na história do RS.A economia política rio-grandense nas últimas décadas.

 

 

Disciplina (4)- População e sociedade no Rio Grande do Sul

Carga horária - 45 horas-aula

Créditos - 3

Lotação - ICHI

Código - a determinar

Sistema de avaliação - II

Ementa - Povoamento do Rio Grande do Sul: ocupação e diferenciação do espaço; áreas de núcleos coloniais; procedência e localização dos imigrantes. Estruturas sociais e fundiárias; inserção do imigrante na economia gaúcha. Padrões demográficos das comunidades de origem luso-brasileira: nupcialidade e família.

 

 

Disciplina (5)- Formação  Literária Sul-rio-grandense

Carga horária - 30 horas-aula

Créditos - 2

Lotação - ILA

Código - a determinar

Sistema de avaliação - II

Ementa - O período de formação da literatura sul-rio-grandense: a literatura oral. A literatura escrita: importância da imprensa literária e a publicação dos primeiros livros. O grupo Partenon Literário e a unificação do processo literário sul-rio-grandense. O Regionalismo literário: gênese e perspectivas assumidas. A produção poética: importância do Simbolismo. O Modernismo no Rio Grande do Sul. A literatura sul-rio-grandense contemporânea: a poesia e a narrativa. A História do Rio Grande do Sul como tema literário: o romance histórico contemporâneo.

 

 

Disciplina (6)- História e Ambiente no Rio Grande do Sul

 

Carga horária - 30 horas-aula

Créditos - 2

Lotação - ICHI

Código - a determinar

Sistema de avaliação - II

Ementa  A disciplina tem por objetivo principal pensar a História do Rio Grande do Sul utilizando-se da variável ambiental. Entende-se que a análise ambiental não pode ser reduzida a apenas um ramo do conhecimento humano, mas sim, faz parte integrante de um projeto inter e multidisciplinar. Tal problemática envolve as complexas relações do mundo físico-químico bem como os condicionantes sociais. A partir deste enfoque, entende-se que a ciência histórica deve dar sua contribuição ao aprofundamento da problemática ambiental. No caso específico do Rio Grande do Sul, o estado gaúcho, ao longo de sua recente história, passou e ainda atravessa uma história de devastações e crimes ambientais sem precedentes, em contrapartida, tem este estado constituído-se no celeiro do movimento ambiental no Brasil, justificando-se por estas razões a proposta de estudo desta disciplina.

 

 

Disciplina (7)- Gênero e narrativa

Carga horária - 60 horas-aula

Créditos - 4

Lotação - ICHI

Código - a determinar

Sistema de avaliação - II

Ementa  Os estudos de gênero e as discussões recentes na historiografia. Formas de exclusão: social, racial, sexual, ideológica e religiosa. As inter-conexões sociais a partir das exclusões: o caso do gênero.

 

 

Disciplina (8)- Leitura e sociedade no Rio Grande do Sul

Carga horária – 60 horas-aula

Créditos - 4

Lotação - ILA

Código - a determinar

Sistema de avaliação - II

Ementa  Concepções de leitura. As relações da leitura com a História: leitura e investigação histórica e História e investigação da leitura. A leitura como hábito e como prática social. Inovações tecnológicas e leitura: permanência e transição.

 

 

Disciplina (9)- Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Ciências Humanas

Carga horária – 45 horas-aula

Créditos - 3

Lotação - ICHI

Código - a determinar

Sistema de avaliação - II

Ementa  Concepções de leitura. As relações da leitura com a História: leitura e investigação histórica e História e investigação da leitura. A leitura como hábito e como prática social. Inovações tecnológicas e leitura: permanência e transição.

 

 

Disciplina (10)- Seminário de Orientação

Carga horária – 30 horas-aula

Créditos - 2

Lotação - ICHI

Código - a determinar

Sistema de avaliação - II

Ementa - Orientação, elaboração e articulações pertinentes à confecção de monografia de conclusão do curso.

 

 

Disciplina (11)- Discurso e historiografia no Rio Grande do Sul

Carga horária – 30 horas-aula

Créditos - 2

Lotação - ICHI

Código - a determinar

Sistema de avaliação - II

Ementa - Estudo da historiografia a partir de construções discursivas, levando em conta a formação histórica sul-rio-grandense e as diversas versões/interpretações/descrições entabuladas a seu respeito, perpassando desde a virada do século até o presente, pela consolidação do status de historiador, pela edificação de um discurso historiográfico oficial, pelas várias tendências revisionistas e pelas rupturas e continuidades em relação ao discurso de cunho historiográfico.

 

 

Disciplina (12)- Trabalho de conclusão do curso

Lotação - ICHI

Código - a determinar

Ementa - Monografia ou Artigo sobre os assuntos apresentados nas disciplinas sob a orientação dos professores do curso ou convidados. Revisão e apresentação do TCC.

 

 

 

4-Ingresso

·        Requisitos: serão admitidos portadores de diploma de curso superior em História e demais interessados, graduados nas diversas áreas das Ciências Humanas, Sociais,  e Sociais Aplicadas.

·        Critérios de seleção: serão selecionados até 100 candidatos, sendo que esse processo ficará a cargo dos professores do curso.

 

 

 

5- Requisitos mínimos para aprovação e obtenção do certificado:

 

61-Integralização de 24 créditos (360 horas-aula)

62-Aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina

63-Aprovação de monografia que será avaliada por banca designada pela Comissão Coordenadora do Curso

64-Mínimo de 75% de freqüência em cada disciplina