Nº 006 - Dispõe sobre a criação do curso de doutorado em Ciências da Saúde.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 006/2011

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 04 DE FEVEREIRO DE 2011

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de doutorado em Ciências da Saúde.

 

 

O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 04 de fevereiro de 2011, Ata 025,

 

 

 

 

D E L I B E R A :

 



 

Art.1º         Aprovar a criação do curso de doutorado em Ciências da Saúde, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da FURG, conforme estrutura anexa.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA

 


Doutorado em Ciências da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FaMed

 

 

a) Implementação a partir do 1° semestre de 2011.

 

b) Docentes no Curso de Doutorado em Ciências da Saúde:

 

PROFESSOR

VÍNCULO

UNIDADE

Dra. Ana Luiza Muccilo-Baisch

Permanente

ICB

Dra. Ana Maria Barral de Martinez

Permanente

FAMED

Dra. Carla Vitola Gonçalves

Permanente

FAMED

Dr. Carlos James Scaini

Permanente

FAMED

Dr. Juraci Almeida César

Colaborador

FAMED

Dr. Linjie Zhang

Permanente

FAMED

Dra. Luis Ulisses Signori

Permanente

ICB

Dr. Marcelo Soares

Colaborador

UFRJ

Dra. Maria Cristina Flores Soares

Permanente

ICB

Dra. Melissa Orzechowski Xavier

Permanente

FAMED

Dr. Pedro Eduardo Almeida da Silva

Permanente

FAMED

Dr. Raul Andrés Mendoza Sassi

Permanente

FAMED

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      c) Estrutura curricular do Curso de Doutorado em Ciências da Saúde com a criação das seguintes disciplinas:

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

1 – ESTATÍSTICA

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Revisão dos procedimentos clássicos de estatística descritiva e inferência estatística.

 

2 – METODOLOGIA DA PESQUISA

 

Carga horária total: 45 horas

Créditos: 03

Ementa: Desenvolvimento de conteúdos sobre a metodologia da pesquisa, fornecendo subsídios teóricos e práticos para realização de uma pesquisa em ciências da saúde.

 

3 – SEMINÁRIOS

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Desenvolvimento de temas de interesse dos doutorandos relacionados aos seus projetos de tese e apresentação dos projetos ao final da disciplina.

 

4 – ELABORAÇÃO DE TESE

 

Carga horária total: 90 horas

Créditos: 06

Ementa: Desenvolvimento da tese de doutorado em Ciências da Saúde

 

 

 

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

 

1 – ESTÁGIO DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Tem como objetivo estimular a integração da pós-graduação com a graduação oportunizando ao doutorando a experiência de planejamento, desenvolvimento e avaliação no exercício da docência sob a supervisão do professor responsável.

 

2 – TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

 

Carga horária total: 30horas

Créditos: 02

Ementa: Abordagem de diferentes temas relacionados às ciências da saúde.

 

3 – BIOÉTICA

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: A bioética com foco na ética dos pesquisadores na área da saúde em particular. Discutir os problemas relacionados com o início e o fim da vida. Reflexão sobre as questões práticas da relação do profissional da saúde frente ao seu cliente, da investigação e da responsabilidade profissional, entre outros. Discutir os aspectos da ética e da moral em pesquisa biomédica com seres humanos e em animal de experimentação.

 

4 – PRODUTOS DO ECOSSISTEMA COSTEIRO COM INTERESSE PARA SAÚDE

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: A disciplina aborda aspectos históricos, legais, toxicológicos e farmacológicos dos produtos naturais encontrados dentro do ecossistema costeiro, abordando o uso tradicional com ênfase nos aspectos de utilização como antibacterianos e parasitológicos.

 

5 – POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

 

Carga horária total: 45 horas

Créditos: 03

Ementa: Fundamentação das bases teóricas das principais políticas, sistemas e programas de saúde brasileiros. Acompanhamento das políticas de saúde

desenvolvidas nos âmbitos local e regional.

 

6 – INTERVENÇÕES NÃO FARMACOLÓGICAS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Discussão de temas sobre ações não farmacológicas aplicadas a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde.

 

7 – SAÚDE E AMBIENTE

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: A disciplina discute a influência de diferentes fatores ambientais sobre o processo saúde/doença e na qualidade de vida do homem.

 

8 – BIOSSEGURANÇA EM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: O estabelecimento e manutenção das condições adequadas em uma unidade de criação ou de experimentação animal são fundamentais. Neste contexto, torna-se indispensável o emprego de um conjunto de medidas voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes a estas atividades e que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos (Biossegurança). Nesta disciplina serão abordados vários aspectos da biossegurança na experimentação animal, tais como: tais como a arquitetura, tipo de biotérios, instalação de um biotério, levando em consideração a classe de risco biológico dos agentes infecto-parasitários, barreiras de contenção, níveis de contensão física, boas práticas de laboratório e legislação relacionada a Experimentação Animal.

 

9 – BIOSSEGURANÇA NA ÁREA DA SAÚDE

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Esta disciplina terá uma abordagem multidisciplinar em biossegurança para profissionais da área da saúde: legislação em biossegurança; avaliação e manejo de riscos; percepção e avaliação de risco (físico, químico, biológico); infecção hospitalar; acidentes laboratoriais; boas práticas de laboratório da área da saúde e ambiente hospitalar; barreiras de contensão; gerenciamento de resíduos; armazenamento de produtos químicos; níveis de contensão em laboratórios (NB-1; NB-2; NB-3; NB-4); vigilância em saúde no ambiente hospitalar e imunizações em profissionais da área da saúde.

 

10 – BIOLOGIA MOLECULAR DE MICRORGANISMOS

 

Carga horária total: 45 horas

Créditos: 03

Ementa: Propiciar ao aluno uma visão geral dos conceitos e técnicas fundamentais de Biologia Molecular, mostrando suas possíveis aplicações na tecnologia do DNA recombinante, desenvolvimento de novas técnicas diagnósticas e vacinas.

 

11– ZOONOSES

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Abordagem sobre as principais zoonoses que ocorrem no mundo todo, com maior ênfase para as diferentes regiões do Brasil, especialmente à Região Sul do País. O aluno receberá aulas teóricas sobre as principais zoonoses, com maior ênfase para as diferentes regiões do Brasil, especialmente à Região Sul. Será apresentado o ciclo epidemiológico de cada doença, envolvendo o agente etiológico, os hospedeiros e o meio ambiente, com as variáveis conhecidas e importantes para a doença em estudo. Também serão abordados os principais modos de transmissão, sendo observado o papel dos animais ou homem como fonte de infecção ou de disseminação de formas do parasito no meio ambiente, além da patogenia, quadro clínico, diagnóstico, medidas profiláticas e controle da enfermidade em estudo.

 

12 – MICROBACTERIOLOGIA

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: A tuberculose permanece um importante problema de saúde pública, particularmente nos países em desenvolvimento. O aumento do número de casos de pacientes co-infectados com o HIV e infectados por cepas resistentes tem agravado este quadro. Outras micobactérias não tuberculosas (MNT), cujo diagnóstico e tratamento são difíceis, e também tem sido descritas como importantes agentes etiológicos de doenças infecciosas. O principal objetivo desta disciplina é trabalhar o conhecimento relativo aos microrganismos e doenças relacionadas, destacando aspectos de. epidemiologia, genética microbiana, virulência e patogenicidade, genotipagem, prevenção, diagnóstico e tratamento

 

13 – PARASITOSES ERMEGENTES E REERMEGENTES

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: O aluno receberá aulas teóricas sobre conceitos de parasitoses emergentes, reemergentes e com potencialidade de ressurgimento, além da distribuição, modo de transmissão, vetores e reservatórios dos parasitos, agentes etiológicos destas parasitoses. Serão abordados os fatores que favorecem o surgimento ou o ressurgimento de parasitoses bem como ações e programas recomendados para sua profilaxia e controle.

 

14 – VIROLOGIA

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Estudo dos principais grupos de vírus de interesse em Medicina e Saúde Pública e aqueles relacionados à doenças sexualmente transmissíveis (DST). O estudo será abordado do ponto de vista da identificação dos agentes, epidemiologia, estrutura, ciclo de vida e replicação, fatores do vírus e do hospedeiro associados à transmissibilidade e patogenicidade e técnicas de diagnóstico.

 

15 – DISCUSSÕES EM VIROLOGIA

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Discussão de artigos atualizados sobre problemáticas em identificação, diagnóstico e a emergência de polimorfismos genéticos dos vírus associados principalmente ao tratamento e à resistência ao tratamento.

 

16 – MICOLOGIA

 

Carga horária total: 45 horas

Créditos: 03

Ementa: Generalidades sobre fungos: características, aplicações e implicações;

Classificação e biologia de fungos patogênicos e oportunistas;

Agentes de micoses;

Aspectos clínicos e epidemiológicos das micoses superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas;

Técnicas de diagnóstico micológico, métodos clássicos e sorológicos.

 

17– EPIDEMIOLOGIA BÁSICA

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Princípios do método epidemiológico e suas aplicações. As diversas maneiras de medir associações e riscos. Os principais delineamentos epidemiológicos. Os principais tipos de erros. Critérios de causalidade utilizados na Epidemiologia.

 

18 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EPIDEMIOLOGIA

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Elementos necessários para uma leitura adequada de artigos científicos e para uma leitura crítica. Os procedimentos utilizados nos ensaios clínicos randomizados, suas aplicações e limitações. O conceito de validade e confiabilidade e os parâmetros utilizados para avaliar testes diagnósticos.

 

19 – EPIDEMIOLOGIA APLICADA

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Oferecer ao aluno conhecimentos e habilidades em áreas específicas da Epidemiologia, permitindo uma abordagem aprofundada do processo saúde/doença. A disciplina oferecerá instrumentos ao aluno na interpretação das análises estatísticas, na prática da medicina baseada em evidências e na epidemiologia das doenças infecciosas.

 

20 – ESTUDO MULTIDISCIPLINAR DAS DOENÇAS INFECTO-PARASITÁRIAS DE POSSÍVEL TRANSMISSÃO VERTICAL.

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Permitir ao aluno a aquisição do conhecimento das principais doenças infecto-parasitárias de possível transmissão vertical (TV), mostrando seu impacto social, as medidas de diagnóstico e tratamento disponíveis, buscando enfocar o caráter multidisciplinar indispensável para o controle e a diminuição das taxas de transmissão destas doenças. Além de proporcionar o contato direto com a população em estudo.

 

21 – ESTUDO ORIENTADO

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Esta disciplina tem o objetivo de oportunizar ao doutorando o aprofundamento de uma temática relacionada à sua tese, podendo ser desenvolvida individualmente ou em pequenos grupos, sob a orientação de um professor.

 

22 – FORMULAR UMA QUESTÃO E BUSCAR A MELHOR EVIDÊNCIA DISPONÍVEL

 

Carga horária total: 30 horas

Créditos: 02

Ementa: Esta disciplina pretende revisar os conhecimentos sobre a formulação de uma questão especifica da pesquisa e a busca de melhor evidência disponível para responder essa questão.

 

 

d) Critérios para obtenção do Título de Doutor em Ciências da Saúde:

 

- Integralização de 40 (quarenta) créditos, distribuídos em 29 (vinte e nove) créditos obtidos através de disciplinas oferecidas, 6 (seis) créditos pelo desenvolvimento da tese de doutorado e 5 (cinco) créditos obtidos por meio de outras atividades como a participação e apresentação de trabalhos em reuniões científicas e a submissão e publicação de artigos científicos.

 

- Atender as exigências do Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da FURG e do Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.