Nº 009 - Dispõe sobre a criação do curso de especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 009/2011

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 04 DE FEVEREIRO DE 2011

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio.

 

 

O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 04 de fevereiro de 2011, Ata 025,

 

 

 

 

D E L I B E R A :

 



 

Art.1º         Aprovar a criação do curso de especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, na modalidade a distância, conforme estrutura anexa.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA


ESTRUTURA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

 

 

  1. ESTRUTURA CURRICULAR

 

Atendendo às diretrizes do MEC para cursos na modalidade EAD, 25% da carga horária do curso deverá ser cumprida presencialmente nos Centros de educação a distância das universidades ou nos pólos de apoio da UAB. O curso tem a duração de 360 horas, divididas em três módulos distintos, conforme descrito a seguir.

 

MÓDULO I

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA (HORAS)

Alfabetização Digital

40

Memória e Formação Docente

10

Memória e Prática Docente

10

Ensino de Sociologia: história, metodologia e conteúdos

40

 

MÓDULO II

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA (HORAS)

História da Sociologia

32

Cultura e Identidade

44

Estrutura e Mudanças Sociais

32

Participação Política e Cidadania

40

Espaço Escolar

32

 

MÓDULO III

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA (HORAS)

Metodologia do Ensino em Ciências Sociais

40

Orientação Teórico-Metodológica para desenvolver o TCC

40

 

 

1.1 Ementas e carga horária das disciplinas

 

MÓDULO I

1. Alfabetização Digital

Carga horária: 40h

Ementa: Cultura e identidade discente na EaD. Perspectiva histórica e metodológica da EaD. Hardware e software. Tecnologias da informação e comunicação (TICs) na Educação.  Plataformas de apoio a educação a distância. Ferramentas de comunicação e interação síncronas e assíncronas. Ética nas pesquisas e relações pedagógicas. Orientações gerais para o desenvolvimento de trabalhos em formato eletrônico. Produção de documentos utilizando suíte de aplicativos para escritório. Utilização de editores de imagens. Computação em Nuvem.

Sistema de Avaliação: II

Professor responsável: Vinícius Meneses de Oliveira

 

2.  Memória e formação docente

Carga horária: 10h

Ementa: Leitura de textos teóricos e romanceados sobre o gênero memorialístico. Análise de textos acadêmicos que recorrem as autobiografias como método para conhecimento da realidade educacional. Elaboração de um memorial com reflexões do professor-cursista sobre sua formação docente.

Sistema de Avaliação: II

Professores Responsáveis: Luiz Fernando Minasi – IE

                                             Percila Silveira de Almeida

 

3. Memória e Prática Docente

Carga horária: 10h

Ementa: A análise da experiência docente do professor-cursista como referência para a reflexão da prática docente em sala de aula. A construção da identidade profissional: as características individuais e coletivas da formação do professor.

Sistema de Avaliação: II

Professores Responsáveis: Leni Collares – ICHI

                                            Carmo Thum - IE

 

4.  Ensino de Sociologia: história, metodologia e conteúdos.

Carga horária: 40h

Ementa: História do ensino de Sociologia no ensino médio no Brasil. Fundamentos teórico-metodológicos e finalidades do ensino de Sociologia no nível médio. Modelos e possibilidades para a prática de ensino da disciplina.

Sistema de Avaliação: II

Professores Responsáveis: Cassiane Paixão – ICHI

                                             Maira Baumgarten Correa - ICHI

 

MÓDULO II

1.  História da Sociologia

Carga horária: 32h

Ementa: Pressupostos e contexto do surgimento do pensamento sociológico. Os precursores e suas idéias, o desenvolvimento da Sociologia acadêmica, o ingresso nas universidades. Sociologia na França, na Alemanha, nos EUA e dispersa em outros países. O desenvolvimento da sociologia no Brasil. A importância da história da Sociologia e a contribuição dos clássicos para o professor se situar metodologicamente frente ao programa que irá elaborar para o ensino médio.

Sistema de Avaliação: II

Professor Responsável: Mara Rejane Osório

 

2.  Cultura e identidade

Carga horária: 44h

Ementa: Estranhamento e identificação cultural. Conceito antropológico de cultura. Cultura e Identidade. Cultura e espaço escolar: cultura do espaço escolar, currículo e cultura escolar, a cultura escolar brasileira, a pluralidade do espaço escolar, a construção da identidade e a relativização das diferenças no espaço escolar, dimensões coletivas e individuais das diferentes culturas do espaço escolar. Cultura e nacionalidade: o nacional, o regional e o local. Cultura brasileira. Indústria cultural.

Sistema de Avaliação: II

Professores Responsáveis: Gianpaolo Adomili – ICHI

                                             Stela Maris Pieve

 

3.  Estrutura e mudanças sociais

Carga horária: 32h

Ementa: Conceitos de estrutura e estratificação social. Processos de institucionalização. Instituição e processo de socialização. Relações de poder no interior das instituições. A escola como uma instituição social. Teorias sociológicas da mudança social. Educação e mudança social no mundo contemporâneo.

Sistema de Avaliação: II

Professor Responsável: Leni Beatriz Collares - ICHI

 

4.  Participação política e cidadania

Carga horária: 40h

Ementa: A participação política na história. Movimentos sociais. Greve. Representação política e voto. Juventude e poder político. A presença política das minorias no Brasil. Canais de participação e construção da cidadania. Especificidade da política e o pensamento político brasileiro.

Sistema de Avaliação: II

Professores Responsáveis: Maíra Baumgarten- ICHI

                                             Hélio Ricardo do Couto Alves

 

5.  Espaço escolar

Carga horária: 32h

Ementa: Diferença entre espaço privado e público. O espaço escolar como objeto da Sociologia da Educação. Analisar o espaço escolar como meio de reprodução social. Distinguir as noções de socialização, educação e escolarização. Situar o espaço escolar no contexto social abrangente. Relações de poder na escola. Re-conhecer a própria escola mediante elaboração de um projeto investigativo sobre ela mesma.

Sistema de Avaliação: II

Professores Responsáveis: Luiz Fernando Minasi- IE

                                             Percila Silveira de Almeida

 

MÓDULO III

1. Metodologia do Ensino em Ciências Sociais

Carga horária: 40h

Ementa: Conhecimento e metodologia de ensino. Método de ensino: a idéia de método. Ensino e aprendizagem: continuidades e rupturas. Propostas curriculares. Sociologia: recortes e soluções metodológicas. Recursos didáticos. O uso da literatura, teatro, cinema e iconografia como recursos didáticos no ensino das Ciências Sociais. O uso do livro didático: limites e possibilidades. Estrutura de um projeto de curso: objetivos, opções metodológicas e recortes de conteúdos. Temas básicos de ensino. A singularidade da aula. Objetivos e sistemas de avaliação. Educação e ensino como pesquisa.
Sistema de Avaliação: II

Professor Responsável: Mara Rejane Osório

 

2. Orientação teórico-metodológica para desenvolver o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso)

Carga horária: 40h

Ementa: Teorias e metodologias da pesquisa em ciências sociais.  Análise das técnicas de pesquisas necessárias para o desenvolvimento de um TCC que qualidade. Normas e orientações para elaboração e apresentação do TCC. Plano, projeto ou programa/ proposta de ação, avaliação e mobilização da memória. Incorporação dos conteúdos aprendidos e das experiências vivenciadas no curso.

Sistema de Avaliação: II

Professor Responsável: disciplina realizada em colegiado, com a participação de todos os professores.

  1. Período de realização do curso

Agosto de 2011 a dezembro de 2012.

 

 

 

 

  1. Número de vagas

Na implementação do curso serão oferecidas 150 vagas para os pólos presenciais selecionados no edital. O número de vagas oferecido levou em consideração a disponibilidade de professores, o interesse dos pólos, e as condições para manter uma educação com qualidade.

 

4.      Processo seletivo e Matrícula

 

4.1 Requisitos

Serão admitidos portadores de diploma de curso superior e pertencentes a região de abrangência do projeto.

 

4.2 Inscrições

A inscrição dos candidatos será realizada nos pólos presenciais em dia e horário estipulados e divulgada publicamente. Os candidatos deverão apresentar fotocópia do Diploma de Curso Superior, currículo vitae documentado, proposta temática e certidão de nascimento ou casamento.

 

4.3 Critérios de seleção

O processo será realizado pelos professores do curso que definirão os critérios e a seleção de 150 alunos.

 

4.4 Período de realização do processo seletivo

O processo seletivo está previsto para junho de 2011. Em agosto do mesmo ano iniciará o primeiro módulo do curso, seguido dos demais.

 

4.5 Matrícula

A matrícula dos candidatos selecionados será realizada nos pólos de apoio presencial, em dia e horário estipulado e divulgado publicamente.

 

5.      Avaliação

Programas de educação a distância, pelo seu caráter diferenciado e pelos desafios que enfrentam, devem ser acompanhados e avaliados em todos os seus aspectos de forma sistemática, contínua e abrangente. Durante o desenvolvimento de cada disciplina que formam os módulos, o aluno deverá comprovar seu aproveitamento, mediante a realização de avaliações presenciais e a distância.

A avaliação da aprendizagem integrará todos os momentos do curso, assim, os instrumentos utilizados deverão ser capazes de verificar não apenas o domínio dos conhecimentos teóricos, mas a capacidade do cursista de integrar ao seu fazer profissional a Sociologia. Assim sendo a avaliação abrangerá as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular, podendo envolver situações tanto de auto-avaliação, como avaliações de caráter escrito e virtual.

A avaliação presencial tem como objetivo avaliar a capacidade do aluno em articular os diversos conceitos apresentados nas disciplinas, bem como sua capacidade de adequação prática desses conteúdos. Caso o aluno não atinja a nota mínima esperada em alguma prova presencial, deverá realizar a prova substitutiva, a ser aplicada em um próximo encontro presencial.

Ao final de cada disciplina haverá uma avaliação que contempla todo o conteúdo da disciplina e por isso tem um maior grau de complexidade. A metodologia e os critérios de avaliação serão definidos por cada professor.

A avaliação será expressa através de uma nota que poderá ir de 0 a 10, de acordo com o Regimento Geral da FURG (Art. 114).

 

5.1 Ausência em alguma atividade

Os alunos que, por algum motivo de força maior tiverem que se ausentar do curso (acesso ao site) por um prazo superior a uma semana, terão a possibilidade de cumprir suas atividades didáticas por meio de um exercício de compensação. O tempo para o envio desses exercícios será calculado individualmente, conforme a quantidade de temas perdidos e o tempo em que o aluno esteve ausente das atividades do curso. Esses exercícios de reposição serão encaminhados ao tutor, que fará o encaminhamento ao professor responsável, em substituição à participação e nota nas atividades perdidas. O aluno, por esse sistema, não será prejudicado em sua nota e em seu aproveitamento.

 

5.2 Revisão de Notas

O aluno pode recorrer das notas recebidas nas avaliações, tanto na avaliação à distância quanto na presencial. Os pedidos de revisão de nota da avaliação a distância podem ser feitos até quinze (15) dias após a divulgação das notas via requerimento disponibilizado no ambiente. Já o pedido de revisão de notas da avaliação presencial só poderá ser feito após sua leitura e devolução pelo professor. O aluno deverá fazer um requerimento fundamentando seu pedido, indicando objetivamente qual a questão e a discordância com a nota atribuída. Com base neste pedido a coordenação enviará para o aluno uma cópia da questão para que o aluno possa fazer a fundamentação completa de seu pedido. O prazo para pedido de revisão das notas das avaliações presenciais através de requerimento é de quinze (15) dias a partir da divulgação das notas.

A coordenação deferirá os pedidos e enviará as cópias das provas até sete (7) dias depois de encerrado o período de solicitação de revisão. Os alunos terão quinze (15) dias, contados a partir da data da aprovação do pedido de revisão via requerimento para encaminhar o pedido de revisão com a fundamentação completa. A coordenação terá quinze (15) dias para proceder a alteração de notas que julgar procedentes.

 

5.3 Reprovações nas Disciplinas

O aluno que não atingir a média 7 (sete) em uma respectiva disciplina poderá fazer uma prova de recuperação. O aluno deve fazer requerimento solicitando realizar a prova a partir do momento em que for disponibilizada sua média. Somente poderá fazer a prova de recuperação o aluno que tiver realizado as avaliações regulares da disciplina. As provas de recuperação são presenciais. A reprovação excluirá o aluno do curso.

 

5.4 Trabalho de Conclusão de Curso

Os alunos deverão apresentar um trabalho final como requisito para a conclusão do curso. Esse trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação de um dos professores do corpo docente do curso ou professor convidado pela coordenação. Os trabalhos realizados serão orientados para uma reflexão sistemática sobre um problema de pesquisa encontrado na prática do aluno e que servirá de base para a proposição de desenhos de intervenção no contexto organizacional ou na forma de relacionamento social.

 

5.5 Aprovação

Será considerado aprovado o aluno que obtiver aproveitamento mínimo de sete (7,0) em cada disciplina; presença mínima de 80% das atividades do curso (presenciais e a distância controladas pelo ambiente do curso via plataforma); completar as 360 horas que constituem a carga horária do curso e obtiver aprovação no trabalho de conclusão de curso.

 

5.6 Validade dos Créditos

Para fins de obtenção de certificado de especialização, o módulo que for concluído de forma isolada terá validade por cinco anos para ser agrupado e aproveitado como crédito no curso de especialização, caso esse seja novamente oferecido. A conclusão de cada disciplina, desde que obedecidos os critérios mínimos de aprovação nas provas e freqüência, poderá proporcionar ao aluno uma declaração de conclusão de crédito.

 

5.7 Certificado

O aluno que cumprir os requisitos expressos acima fará jus a um Certificado de Especialista Ensino de Sociologia no Ensino Médio, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.

 

 

  1. Recursos disponíveis e necessários

 

6.1  Recursos humanos

Os docentes listados a seguir integram os recursos disponíveis inicialmente para a realização do curso:

Docente

Titulação

Unidade acadêmica

Luis Fernando Minasi

Doutor em Educação, UFRGS

Instituto de Educação – IE

Leni Beatriz Correa Colares

Mestre em Sociologia, UFRGS; Doutoranda em Sociologia, UFRGS

Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI

Cassiane de Freitas Paixão

Doutora em Educação, UNISINOS

Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI

Maíra Baumgarten Correa

Doutora em Sociologia, UFRGS

Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI

Hélio Ricardo do Couto Alves

Doutor em Sociologia, UFRGS

Professor convidado

Gianpaolo Knoller Adomilli

Doutor em Antropologia Social, UFRGS

Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI

Stella Maris Nunes Pieve

Mestre em Desenvolvimento Rural, UFRGS; Doutoranda em Antropologia Social, UFRGS

Professor convidado

Mara Rejane Vieira Osório

Doutora em Educação, UFPel

Professor convidado

Carmo Thum

Doutor em Educação, UNISINOS

Instituto de Educação – IE

Percila Silveira da Almeida

Mestre em Educação, UFPel

Professor convidado

Vinícius Meneses de Oliveira

Doutor em Engenharia Elétrica

Centro de Ciências Computacionais

 

Além dos professores, o curso contará com tutores presenciais e a distância. Os tutores presenciais atuarão nos Pólos, apoiando o trabalho dos professores do Curso. Os tutores a distância atuam como mediadores e orientadores das atividades previstas em cada disciplina, acompanhando o desenvolvimento de cada aluno e turma, especialmente através dos recursos e instrumentos oferecidos pela Plataforma Moodle, bem como por outras formas de comunicação à distância. Esses atuarão na sede da IES junto ao professor. Além desses profissionais, o curso também contará com bolsistas e técnicos.

 

            6.2 Descrição das necessidades específicas relativas à estrutura do pólo de apoio presencial: quanto à estrutura física e logística:

Os pólos presenciais deverão atender às exigências do sistema UAB, tendo como base o exemplo de pólo de apoio presencial:

 

Dependência administrativa

Itens

   

Sala

para

secretaria acadêmica

Mobiliário

01 mesa para computador

   

01 mesa de escritório com gavetas

   

01 mesa para scanner

   

01 mesa para impressora

   

02 armários com 02 portas

   

02 arquivos de aço

   

01 mesa para telefone e fax

   

01 mural

   

02 cadeiras giratórias

   

Equipamentos e

serviços

01 computador com gravador de CD e multimídia

   

01 impressora a laser

   

01 scanner

   

01 aparelho de telefone/fax

   

01 webcam

   

01 no-break

   

Acesso a Internet para o pólo

   

01 linha telefônica com ramais

   

 

Sala da

Coordenação

do pólo

Mobiliário

01 mesa escritório com gavetas

   

02 cadeiras giratórias

   

01 mural

   

01 mesa para computador

   

01 armário com 02 portas

   

02 cadeiras estofadas com braço

   

Equipamento

01 computador completo, com multimídia gravador de CD, acesso à Internet.

   

01 webcam

   

01 aparelho de telefone

   

Sala para

tutores

presenciais

Mobiliário

04 mesas de reunião (4 pessoas)

   

16 cadeiras estofadas reunião

   

04 cadeiras com braço

   

04 mesas de escritório

   

01 mesa de impressora

   

01 mesa de scanner

   

02 armários com 02 portas

   

Equipamento

04 computadores completos

   

01 scanner

   

01 aparelho telefone/fax

   

01 impressora

   

04 webcam

   

Sala de

professores e reuniões

Mobiliário

01 mesa reunião 10 pessoas

   

10 cadeiras estofadas com braço

   

01 armário com porta

   

01 mural

   

01 quadro branco

   

Sala de aula presencial típica

Mobiliário

50 carteiras estofadas

   

01 quadro branco ou de giz

   

01 mural

   

01 mesa para professor

   

01 cadeira estofada

   

Laboratório

De informática

Mobiliário

25 cadeiras estofadas

   

01 cadeira estofada para professor

   

25 mesas para computador

   

01 quadro branco

   

02 murais com vidro

   

01 mesa para projetor

   

02 armários de segurança para equipamentos

   

01 mesa para impressora

   

01 mesa para scanner

   

01 suporte para TV

   

equipamento

25 computadores completos com acesso à internet

   

25 webcam

   

01 impressora

   

01 scanner

   

01 projetor multimídia

   

01 aparelho de TV 29 polegadas e DVD

   

01 servidor

   

07 no-break

   

HUB e roteador

   

02 condicionadores de ar

   

Sala de vídeo conferência

Mobiliário

50 carteiras

   

01 mesa para o professor

   

01 cadeira giratória

   

01 quadro branco

   

01 tela de projeção

   

01 mesa de computador

   

01 mesa para projetor

   

01 suporte para TV

   

Equipamentos

01 computador completo com multimídia (caixas de som e microfone), acesso à Internet.

   

01 webcam

   

01 videocassete

   

01 projetor multimídia

   

01 aparelho de TV 35 polegadas e DVD

   

01 aparelho de vídeo conferência

   

01 no-break

   

01 condicionador de ar

   

Biblioteca

Mobiliário

04 mesas para 04 pessoas

 

16 cadeiras estofadas

 

03 cadeiras giratórias com braço

 

02 mesas para computador

 

01 mesa para escritório com gavetas

 

02 armários com fechadura para a guarda de acervo bibliográfico de multimeios: CD-Rom, disquetes, fitas de vídeo, DVD e outros

 

01 mesa para impressora

 

01 armário com 02 portas

 

04 estantes de aço específicas para biblioteca.

 

Equipamento

02 computadores completos com gravador de CD

 

01 aparelho de telefone

 

01 impressora

 

                     
  1. Orçamento

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, na modalidade a distância, é um projeto que busca atender à chamada para adesão à oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, realizada pela Diretoria de Educação a Distância da CAPES. Nesse sentido o orçamento para o curso será definido pela CAPES, para posterior detalhamento conforme o que for estabelecido no edital. 

 

  1. Cronograma do curso

 

 

Ago 2011

Set 2011

Out 2011

Nov 2011

Dez 2011

1º Módulo

X

X

X

X

X

 

 

Mar 2012

Abr 2012

Mai 2012

Jun 2012

Jul 2012

Ago 2012

Set 2012

Out 2012

Nov 2012

Dez 2012

2º Módulo

X

X

X

X

X

         

3º Módulo

         

X

X

X

X

X