Nº 021 - Dispõe sobre reformulação do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, modalidade à distância.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 021/2011

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 01 DE ABRIL DE 2011

 

 

Dispõe sobre reformulação do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, modalidade à distância.

 

 

O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 01 de abril de 2011, Ata 026,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art.         Aprovar a reformulação do curso de especialização lato sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação – TIC-EDU, modalidade à distância, com vigência retroativa ao 2º semestre de 2010, conforme anexo.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA

 


 

 

Reformulação do Curso de Pós-graduação lato sensu Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, modalidade à distância.

 

1)        Excluir as seguintes disciplinas: 03026P, 01062P, 09079P, 01063P, 09080P, 01064P, 09081P e 21059P;

 

2)        Criar as seguintes disciplinas:

 

I.             Alfabetização digital

Carga horária: 60 h/a – 4crd.

Lotação da disciplina: C3

Professores responsáveis: Adriano Velasco Werhli (C3) e Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura (SEAD)

Ementa: Ferramentas básicas para o uso das tecnologias digitais e da plataforma institucional. Conhecimentos e problematizações sobre o uso das tecnologias digitais na escola.

 

II.            Metodologias Educativas

Carga horária: 60 h/a – 4crd.

Lotação da disciplina: IE

Professores responsáveis:           Danúbia Bueno Espíndola (C3), Joice Araújo Esperança (IE) e Marcia Santiago de Araujo (IFRS)

Ementa: Metodologias educativas construtivistas no contexto atual da informática na educação e da educação à distância. Prática de metodologias educativas construtivistas e recursos da tecnologia da informação e comunicação.

 

III.           Projeto de ação na escola: comunicação e educação na WEB

Carga horária: 60 h/a – 4crd.

Lotação da disciplina: C3

Professores responsáveis: Berenice Vahl Vaniel (PPGEC), Diana Francisca Adamatti (C3) e Maritza Costa Moraes (PPGEC)

Ementa: Situações problemas envolvendo ambientes de aprendizagem digital em que o aluno constrói os conhecimentos através de metodologias construtivistas. Busca e classificação de informações utilizando os recursos da Internet. Interação virtual. Alternativas de sistemas de software para a educação na web, como blogs, wikis, vídeos, etc.

 

IV.          Projeto de ação na escola: ambientes de aprendizagem

Carga horária: 60 h/a – 4crd.

Lotação da disciplina: C3

Professores responsáveis: Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura (SEAD), Berenice Vahl Vaniel (PPGEC) e Diana Francisca Adamatti (C3)

Ementa: Cenários pedagógicos e papéis do professor. Ambientes e Objetos de aprendizagem. Metadados e padrões. Metodologias: Síntese do Modelo de Trabalho, Teoria de Domínio, Design Instrucional, Learning Object Design and Sequencing Theory (LODAS). Repositórios de Objetos. Estudos de caso de cenários pedagógicos e objetos de aprendizagem.

 

V.           Tecnologias da informação e comunicação, identidade Profissional e saberes docentes

Carga horária: 60 h/a – 4crd.

Lotação da disciplina: IE

Professores responsáveis: Joice Araújo Esperança (IE) e Danúbia Bueno Espíndola (C3)

Ementa: Identidade profissional e saberes docentes, cultura contemporânea e educação. Fundamentos teóricos relacionados à articulação das tecnologias da informação e comunicação nos currículos escolares e aos processos de ensinar e aprender mediados por tecnologias.

 

VI.          Pesquisa na prática pedagógica

Carga horária: 60 h/a – 4crd.

Lotação da disciplina: IE

Professores responsáveis: Adriano Velasco Werhli (C3)

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura (SEAD)

Berenice Vahl Vaniel (PPGEC)

Danúbia Bueno Espíndola (C3)

Diana Francisca Adamatti (C3)

Joice Araújo Esperança (IE)

Marcia Santiago de Araujo (IFRS)

Maritza Costa Moraes (PPGEC)

Ementa: Desenvolvimento e relato do projeto de ação na escola. Professor como pesquisador: pesquisa e construção do conhecimento no cotidiano escolar. Metodologias de pesquisa e normas da produção acadêmica.

 

VII.        Trabalho de Conclusão de Curso

Lotação da disciplina: C3

Professores responsáveis: Adriano Velasco Werhli (C3)

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura (SEAD)

Berenice Vahl Vaniel (PPGEC)

Danúbia Bueno Espíndola (C3)

Diana Francisca Adamatti (C3)

Joice Araújo Esperança (IE)

Marcia Santiago de Araujo (IFRS)

Maritza Costa Moraes (PPGEC)

Ementa: Orientação de elaboração de artigo que dê visibilidade às aprendizagens do curso.

 

3)    Alterar a Carga Horária para 360 horas mais o trabalho de conclusão de curso;

 

4)    Aumentar o número de vagas para 120;

 

5)    Excluir o pólo de Mostardas e incluir o pólo de Hulha Negra;

 

6)    Desvincular os docentes: Débora Pereira Laurino; Elisabeth Brandão Schmid; Guiomar Freitas Soares; Ivane Almeida Duvoisin; Ivete Martins Pinto; Paula Regina Costa Ribeiro; Rosa Maria Piccoli da Cunha; Sheyla Costa Rodrigues; Silvia da Silva Botelho; e,

 

7)    Incluir os docentes: Adriano Velasque Werhli; Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura; Berenice Vahl Vaniel; Danúbia Bueno Espíndola; Diana Francisca Adamatti; Joice Araújo Esperança; Márcia Santiago Araújo; Maritza Costa Moraes.